Sua durabilidade pode varia entre 160 mil km e 240 mil km, dependendo do motor. No motor de três cilindros dos Chevrolet Onix, Onix Plus, Tracker e Montana, tanto o turbo quanto o aspirado, a durabilidade é de 240 mil km ou 15 anos, o que ocorrer primeiro.
O tempo de vida útil da correia dentada pode variar dependendo do modelo do carro, mas geralmente está na faixa de 60.000 a 100.000 km ou de 3 a 5 anos. Verifique o manual do proprietário do seu carro para saber o intervalo recomendado para a troca da correia dentada.
Qual o valor para trocar a correia dentada do ônix?
Segundo Barros, a troca de uma correia dentada custa em torno de R$ 3.200, incluindo neste valor a mão de obra (que costuma representar boa parte do montante) e o tensionador.
💠 Quando Trocar a CORREIA DENTADA do Onix - Manual 2018
O que mais quebra no ônix?
Pedal de freio com perda de pressão
No caso do Chevrolet Onix com motor 1.0 flex, um dos relatos mais recorrentes é de que o modelo supostamente perde pressão no pedal de freio , fazendo com que ele ficasse “duro”, principalmente durante as manobras.
As correias sincronizadoras banhadas em óleo ou simplesmente “correia banhada a óleo” sempre causam polêmicas uma vez que requerem uma atenção com o lubrificante correto para não terem problemas no futuro. Três modelos populares trazem esse sistema: Chevrolet Onix 1.0 Turbo, Ford Ka 1.0 e Peugeot 208 1.2 Puretech.
A forma mais comum e evidente são os barulhos estridentes e ruídos altos e repetitivos, geralmente vindos da parte da frente do veículo, como já mencionamos no decorrer do artigo. Também acontece o superaquecimento do motor quando a correia dentada está desgastada ou prestes a romper.
A correia dentada é tipo uma “pulseira” com dentes de borracha que protege a válvula garantindo o bom funcionamento dos pistões. Então, barulhos altos com sons metálicos, chiados agudos são apenas alguns dos sinais que essa peça pode estar danificada e precisa ser substituída.
O que é necessário trocar junto com a correia dentada?
O que é necessário trocar junto com a correia dentada. Quando chega a hora de substituir a correia dentada, ela não é trocada sozinha. Caso haja necessidade, é preciso substituir junto os tensores e a bomba d'água. Sobre os tensores, não é regra trocar sempre junto da correia.
Hoje, os motores desses compactos de três cilindros da Ford (Ka) e Chevrolet (Onix) já têm a troca da correia dentada prevista para quase 250 mil km. Fazendo as contas, na segunda troca ele já rodou quase 500 mil km…
A imprensa local relata reclamações com vibração e ruído do motor 1.0 turbo do Onix, além de alguma agressividade do câmbio automático nas arrancadas. Mas a rejeição por motores de três cilindros vai além disso, é semelhante a rejeição que o consumidor brasileiro teve de carro com quatro portas e motor 16V.
Quanto tempo dura a correia dentada do ônix 3 cilindros?
Segundo o manual do fabricante, a correia dentada do veículo deve ser substituída apenas com 120 mil km, se as manutenções forem feitas corretamente, principalmente no que diz respeito ao uso correto do óleo lubrificante, devido ao fato da correia ser submersa no óleo.
Na revisão 50.000 km, além do filtro de motor, é importante realizar a troca do filtro de ar e combustível, que evitam que impurezas cheguem à bomba de combustível, à câmara de combustão e, consequentemente, ao propulsor.
Filtro de ar: confira a marcação no para-brisa de troca de óleo do carro e veja se consta a última vez que foi trocado o filtro. Desmonte e verifique as condições do filtro, se não houver fuligem entre as dobras do filtro ele poderá ser reaproveitado.
Quanto custa para trocar a correia dentada do ônix 3 cilindros?
O custo da troca da correia dentada de um Chevrolet Onix acaba sendo bastante semelhante ao de outros veículos do mesmo porte e marca. Para um Chevrolet Onix, o custo médio para a troca da correia dentada está indo de R$ 400 a R$ 600.
Qual o valor da correia dentada? O valor da correia dentada pode variar significativamente dependendo de vários fatores, como o modelo do carro, a marca da peça, a qualidade do material e onde você está comprando. O preço de uma correia dentada pode variar de R$ 100 a R$ 500 mais a instalação.
Se a correia quebrar com o motor em funcionamento, as válvulas param, deixando de admitir o ar e o combustível e de eliminar os gases da combustão. Como elas param, os pistões se chocam com algumas delas, gerando o ruído intenso e típico do impacto entre metais. Logo o motor vai parar.
De acordo com a maioria das montadoras, em média, a correia dentada tem uma vida útil de cerca de 50 mil quilômetros ou até 3 anos. No entanto, os proprietários devem ficar atentos a alguns sinais de problemas que podem surgir antes desse período.
A previsão de troca da correia dentada é de 240.000 km ou 15 anos. Dizem que em caso de uso severo, fazer uma inspecção visual para ver o estado. Mas a correia não tem como ver, e se for abrir para ver, melhor é trocar logo.
50 mil quilômetros ou 3 anos. Esse é o tempo médio para a troca de uma correia dentada no Brasil. Porém, é fundamental evitar que problemas aconteçam e você perca o item de maneira precoce.
Como saber se precisa trocar a correia dentada do carro?
Geralmente, a peça atinge seu limite de desgaste e deve ser substituída, em média, a cada 40 ou 50 mil quilômetros rodados, ou em intervalo de dois a cinco anos, dependendo da recomendação do fabricante e do uso do veículo. A troca dessa peça no momento certo é muito importante.