O prazo para a troca do filtro de ar depende das condições de uso do carro e do tipo de filtro. Em geral, recomenda-se realizar a troca a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros rodados, ou conforme o manual do proprietário.
O sintoma mais conhecido é o aumento no consumo de combustível, isso acontece porque o acúmulo de sujeira no filtro acaba permitindo a passagem de impurezas para o motor, fazendo com que seus componentes se desgastem mais rápido.
Já nos usos mais cotidianos, em condições normais, é aconselhado que a troca do componente seja realizada a cada seis meses — no máximo uma vez ao ano — ou a cada 15 mil quilômetros rodados.
Em geral, o filtro deve ser trocado a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Mas é importante que você olhe periodicamente, às vezes é necessário trocar antes. O filtro de ar da cabine (ou filtro do ar condicionado) impede que poeira entre na cabine do carro.
O que acontece se não trocar o filtro do ar do carro?
A combustão do ar e do combustível acontece com uma qualidade pior, também, e o motor fica repleto de detritos, passando a funcionar mal. O carro perde desempenho, perde potência nas retomadas de velocidade e gasta mais combustível.
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Qual a necessidade de trocar filtro de ar?
Sujeira pode comprometer a força do motor ao alterar a queima do combustível. O filtro de ar impede que as impurezas existentes na atmosfera entrem e fiquem incrustadas dentro do motor. Essa sujeira pode comprometer a sua força, danificar seus componentes e piorar o consumo.
Os filtros de ar eliminam a sujeira aspirada pelo motor, garantindo que apenas o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão. Isso evita o desgaste antes do tempo de peças móveis do motor, como pistões e biela. A troca desses filtros é recomendada a cada 10 mil KM em média.
Em geral, um filtro de ar sujo pode causar diversos problemas para o seu carro. Como, por exemplo, perda de potência, aumento do consumo de combustível e até mesmo danos ao motor. Mantenha esta peça sempre em boas condições para garantir a saúde do seu veículo.
A função de um filtro é sempre a mesma: reter as partículas sólidas evitando que danifiquem o desempenho do veículo, ou que prejudiquem a qualidade do ar inalado dentro dele. Conforme um filtro retém as partículas, vai saturando e perdendo sua eficiência.
Quais são os danos causados ao motor quando é retirado o filtro de ar?
Sem um filtro do ar eficiente, partículas de sujeira, poeira e detritos podem entrar no sistema de admissão do motor. Essas partículas podem causar danos significativos às peças internas do motor, como pistões, cilindros, válvulas e anéis de vedação, resultando no seu desgaste prematuro e até mesmo em falha.
A troca do filtro de combustível deve ser feita sempre conforme a recomendação de cada fabricante. Em geral, o recomendado é que essa troca seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados. Assim, você garante que o motor do carro e o tanque de combustível funcionem corretamente, livres de impurezas.
Ajuda na eficiência do combustível: uma mistura adequada de ar e combustível resulta em uma maior potência e menor consumo. Se o filtro de ar estiver sujo ou saturado, ele dificulta a entrada de ar no motor, alterando a proporção da mistura e prejudicando o desempenho do veículo.
Quais sintomas o veículo apresenta quando o filtro do ar está saturado?
No entanto, também é possível estar atento a dois sintomas que podem indicar que o filtro de ar está saturado: perda de potência ao acelerar e emissão de gases opacos e escuros do tubo de escape.
O que acontece se o filtro de ar estiver entupido?
Se o filtro de ar estiver entupido e o ar que entra não estiver limpo, o resultado será dados distorcidos e diminuição da potência do motor. Fumo negro: Se o fluxo de ar baixar devido a um filtro entupido, será injetado demasiado gasóleo, causando uma combustão incompleta, o que resultará em fumo de escape negro.
De acordo com José Ricardo da Silva Neto, diretor da Splitcenter, empresa que trabalha com a instalação e a manutenção de ar-condicionados, os filtros devem ser limpos pelo proprietário da casa a cada três meses, e por profissionais especializados a cada um ano.
Como saber se está na hora de trocar o filtro de ar?
Para saber se o filtro de ar-condicionado está ruim fique atento a alguns sinais que podem indicar a necessidade de substituição, tais como: ar-condicionado com cheiro ruim, crise alérgica frequente, presença de mofo, queda no desempenho do aparelho.
Os sintomas de um filtro de ar sujo são a perda de potência, obstrução e restrição do fluxo de ar necessário para a combustão eficiente do combustível, dificuldade em dar partida e odor estranho. Negligenciar a manutenção deixará o motor sobrecarregado e isso aumenta o esforço do veículo.
Sua função principal é filtrar o ar que entra no motor, removendo partículas como poeira, sujeira e detritos antes que o ar alcance os cilindros do motor.
Quando o filtro de ar condicionado está sujo, ele fica entupido e precisa de mais força durante o trabalho de climatizar o ambiente, deixando o aparelho sobrecarregado. Mesmo com a sobrecarga de força, o fluxo de ar não será satisfatório e a taxa de resfriamento começa a diminuir.
Instabilidade no desempenho do motor, com aumento do consumo de combustível, presença de ferrugem ou resíduos no tanque e dificuldade para dar partida no carro também são alguns sinais a serem observados e que podem indicar que está na hora de fazer a troca do filtro, destaca a representante da Bosch.
Caso você sinta um cheiro constante de poeira ou algo como fumaça, pode ser que esteja vindo do sistema de ar. Se o filtro de ar está muito sujo será hora de substituí-lo.
A maioria dos fabricantes recomenda que a troca seja realizada a cada 10.000 km rodados, quando o filtro de combustível sujo começa a realmente prejudicar o carro.
Quanto custa para trocar o filtro do ar condicionado do carro?
Além de ser bem mais caro (de R$ 350 a R$ 1 mil), demora, em média, três dias. Uma dica fácil e que garante a qualidade do ar é a secagem do evaporador.
Geralmente, sua troca é recomendada a cada 10 mil quilômetros rodados, mas há sempre alterações nesse número, que devem ser consultadas em cada manual de carro. Caso isso não seja feito, pode ser que aconteça um aumento no gasto com o combustível.