Quando é indicado visita domiciliar?

Algumas situações que podem justificar assistência domiciliar: situação de emergência em que o paciente não pode ser transportado rapidamente para o hospital; atendimento de situações ou doenças agudas que incapacitam o paciente a vir até a Unidade de saúde (US);
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aps-repo.bvs.br

Em quais casos a visita domiciliar é necessária?

Exemplos de condições indicadas: • Pacientes portadores de doença crônica que apresentem dependência física; • Pacientes em fase terminal; • Pacientes idosos, com dificuldade de locomoção ou morando sozinhos; • Pacientes egressos do hospital que necessitem de acompanhamento por alguma condição que os incapacite a ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em unasus.unifesp.br

Em quais casos o atendimento domiciliar é indicado?

Sobre a atenção domiciliar

Quando o paciente precisa ser visitado com menos frequência, por exemplo, uma vez por mês, e já está mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Quais os motivos da visita domiciliar?

Resumo. Introdução: A Visita Domiciliar permite uma proximidade com as famílias para se desenvolver ações destinadas à promoção e recuperação da saúde. A educação em saúde e a participação ativa do paciente vêm diminuindo os índices de internações e controlando os sintomas desagradáveis de doenças crônicas comuns.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cmfc.org.br

Quais os critérios para implantação da visita domiciliar?

De acordo com o Ministério da Saúde, os critérios de elegibilidade para a atenção domiciliar devem ser divididos em dois tipos: Os critérios clínicos envolvem dados sobre a situação do paciente, os procedimentos necessários ao cuidado e a frequência de visitas necessária.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em previva.com.br

O Assistente Social e a visita domiciliar.

Quando há necessidade de visita domiciliar?

Algumas situações que podem justificar assistência domiciliar: situação de emergência em que o paciente não pode ser transportado rapidamente para o hospital; atendimento de situações ou doenças agudas que incapacitam o paciente a vir até a Unidade de saúde (US);
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aps-repo.bvs.br

Quais os tipos de pacientes indicados para o cuidado domiciliar?

Que tipo de paciente precisa receber atenção domiciliar?
  • Pacientes idosos.
  • Pacientes portadores de doenças crônicas.
  • Pacientes pós-cirúrgicos.
  • Pacientes com COVID-19.
  • Pacientes em cuidados paliativos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em redesanare.com

Quais são os critérios para a realização da visita domiciliar?

A atenção domiciliar (AD) é indicada para pessoas que, estando em estabilidade clínica, necessitam de atenção à saúde em situação de restrição ao leito ou ao lar de maneira temporária ou definitiva ou em grau de vulnerabilidade na qual a atenção domiciliar é considerada a oferta mais oportuna para tratamento, paliação, ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aps-repo.bvs.br

Qual é o objetivo da visita domiciliar?

POR QUE REALIZAR A VISITA DOMICILIAR? encontram internados nos serviços hospitalares, além de evitar hospitalizações desnecessárias a partir de serviços de pronto-atendimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ribeiraopreto.sp.gov.br

O que é que se avalia em uma visita domiciliar?

A avaliação da visita domiciliar em programas de visitação está pautada majoritariamente em três elementos essenciais - dosagem, conteúdo e relacionamento. A dosagem consiste na frequência de visitas, duração do programa e do tempo médio de cada visita domiciliar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Quem tem direito ao atendimento domiciliar?

O público-alvo são pessoas de qualquer faixa etária que necessitem de cuidados diários para recuperação de problema agudo de saúde, seja por infecções, traumas, descompensações de doenças crônicas ou pessoas com necessidade de cuidados paliativos, como pacientes com doenças terminais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Quais as principais doenças que necessitam de atendimento home care?

Indicações mais frequentes
  • Osteomielite com antibioterapia parental.
  • Doenças infecciosas como pneumonia, abcessos, pioartrite, osteomielite, ITU, ITR com indicação de antibioticoterapia parenteral.
  • Infecções em pós-operatórios (cirurgias ortopédicas, neurocirurgias e outras)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sosvida.com.br

O que a visita domiciliar promove ao paciente?

Através das visitas, a equipe passa a conhecer a realidade da comunidade. Estabelece-se um vínculo entre paciente e equipe de saúde que tem valor terapêutico. Dessa forma, reforça-se um novo modelo assistencial que tem a saúde do indivíduo na sociedade como centro de atenção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jundiai.sp.gov.br

Quais os tipos de visitas domiciliares?

1) Cadastramento / atualização; 2) Visita periódica; 3) Busca ativa; 4) Acompanhamento; 5) Controle ambiental / vetorial; 6) Egresso de internação; 7) Convite para atividades coletivas / campanha de saúde; 8) Orientação / Prevenção; 9) Outros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em atencaobasica.saude.rs.gov.br

O que o assistente social olha na visita domiciliar?

Neste sentido, cabe a assistentes sociais observarem as possibilidades de realização de visitas domiciliares e se atentarem para possíveis contradições entre os objetivos da requisição/decisão e dos pressupostos ético-profissionais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cressrj.org.br

Porque o CRAS faz visita domiciliar?

O CRAS informa que não faz visitas para ofertar benefícios, mas sim em caráter de compreender melhor a realidade da família e, em sua maioria, as visitas são previamente combinadas ou agendadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cacapava.sp.gov.br

Quais são os três principais fatores que a visita domiciliar possibilita?

propiciar ao indivíduo e à família uma participação ativa em seu processo saúde-doença; estimular a autonomia do indivíduo e da família na prática do autocuidado em seu domicílio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em telessaude.hc.ufmg.br

Qual é a finalidade da visita domiciliar?

A visita domiciliar é uma “forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao INDIVÍDUO E À FAMÍLIA ou à coletividade que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando a maior eqüidade da assistência em saúde” (Ceccim e Machado, s/d, p. 1).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bvsms.saude.gov.br

Quais as 3 modalidades da atenção domiciliar?

A atenção domiciliar no Brasil é segmentada em três modalidades principais, definidas pela complexidade do cuidado e recursos de saúde necessários. Essas modalidades buscam oferecer ao paciente cuidado contínuo, interdisciplinar e integrado à rede de atenção à saúde.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistaencontro.com.br

Quais as prioridades da visita domiciliar?

Deve-se priorizar, também, o acesso a usuários com dificuldades psicológicas e/ou motoras. Além disso, é importante lembrar que a periodicidade das ações deve estar relacionada com os agravos odontológicos da população atendida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aps-repo.bvs.br

Quais são os objetivos das visitas domiciliares?

Estudos mostram que as visitas domiciliares são efetivas para fortalecer os vínculos e as competências da família para o cuidado das crianças e promover o desenvolvimento integral da criança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mds.gov.br

O que observar durante a visita domiciliar?

Observar aspectos da rua, do entorno da casa, iluminação, saneamen- to básico, equipamentos sociais, grau de segurança das residências, entre outros fatores. No domicílio, é importante ter uma postura respeitosa e cuidadosa com a família, evitando extremos de formalidade e de invasão de privacidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em edisciplinas.usp.br

Qual é a importância da visita domiciliar?

A visita domiciliar (VD) é uma importante ferramenta de trabalho da Estratégia Saúde da Família (ESF), cujo objetivo envolve a busca ativa de casos; coloca-se como uma alternativa assistencial para a realização de cuidados específicos e atendimentos de enfermagem ou de medicina.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em moodle.ead.fiocruz.br

Quando o home care é indicado?

Indicação e critérios de elegibilidade para o Home Care

Ou seja, destina-se a pacientes que não demandam a atenção crítica de um hospital, porém necessitam de suporte para restabelecimento ou adaptação a uma nova condição através de uma rotina de cuidados e monitoramento profissional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sosvida.com.br

Qual o perfil dos pacientes atendidos na atenção domiciliar?

Os SAD atendem usuários, em sua maioria, idosos em processo de adoecimento secundário a doenças crônicas, acamados, parcialmente ou totalmente dependentes para o autocuidado (CARNAÚBA et al., 2017. Caracterização clínica e epidemiológica dos pacientes em atendimento domiciliar na cidade de Maceió, AL, Brasil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielosp.org