A programação do Círio 2024 começa no dia 5 de outubro, com a Romaria Rodoviária, seguida pelo Círio das Águas, que acontece no sábado, dia 12 de outubro e a Trasladação, que também é no dia 12, mas no período da noite.
A Procissão de Nossa Senhora de Nazaré, realizada neste domingo (13), mobilizou mais de 2 milhões de pessoas nas ruas de Belém (PA), confirmando sua posição como uma das maiores celebrações religiosas do Brasil.
O Recírio, comemorado dessa vez no dia 28 de outubro, marcará a subida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré ao seu lugar original na Basílica e o fim das festas do Círio 2024.
O tradicional Círio de Nazaré, em Belém (PA), começou nesta terça-feira (8) e tem uma extensa programação até o final do mês. Uma das mais aguardadas, a procissão do Círio acontece neste domingo (13).
O Círio de Nazaré 2024 está agendado para o segundo domingo de outubro (13). Este ano, a festa religiosa terá como tema “Perseverar na oração, com Maria, mãe de Jesus.” Durante o mês de setembro, a imagem peregrina visitará órgãos públicos estaduais e municipais, como é tradicional todos os anos.
O Círio de Nazaré é uma celebração religiosa da cidade de Belém, capital do estado do Pará. Realizado desde 1793, o Círio de Nazaré tem duração de 15 dias e acontece no mês de outubro.
A segunda romaria do Círio de Nazaré 2024 foi concluída às 18h. A segunda romaria das 14 programadas para o Círio de Nazaré 2024 teve início às 8h, com saída da Basílica Santuário, e teve um percurso total de 52.92 quilômetros, finalizando na Igreja Matriz, localizada em Ananindeua, por volta das 18h.
Oitava romaria do calendário oficial do Círio 2024, a Ciclo Romaria ocorrerá no próximo sábado, dia 19, a partir das 8h. A decoração do carro berlinda será de Simone Cosme.
Hoje, 8 de setembro celebramos o Dia de Nossa Senhora de Nazaré. Essa data homenageia a padroeira do nosso município, que também é uma dos principais santas do catolicismo.
No segundo domingo de outubro é realizada em Belém do Pará a maior e mais bela festa religiosa do Brasil e do mundo, o Círio de Nazaré. Há mais de dois séculos, a procissão reúne milhões de pessoas nas ruas da capital paraense em uma homenagem de devoção à Nossa Senhora de Nazaré.
A cerimônia de entrega da corda do Círio 2024 será no dia 4 de setembro, a partir das 10:00, na Cidade Modelo, com a presença da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). Após o evento em Castanhal a corda segue para Belém, onde a chegada está prevista para às 12h.
A TV Brasil transmite a procissão do Círio de Nazaré em parceria com TV Cultura do Pará, emissora que integra a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), neste domingo (13), ao vivo, a partir das 6h.
Realizado há mais de 200 anos em Belém/PA foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
A 39ª edição da Corrida do Círio será neste domingo, dia 20 de outubro, e vai contar com percursos de 5 km e 10 km. A largada vai ser a partir das 6h, no Portal da Amazônia, em Belém.
O Círio de Nazaré é um evento da Igreja Católica, sob a responsabilidade da Arquidiocese de Belém. Trata-se de uma “grandiosa manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré”.
O Círio é a expressão de dois sentimentos fortes do povo brasileiro: a fé religiosa e o gosto pela festa. Durante os quinze dias que duram a festa, Belém é envolvida por um espírito de união, onde a família paraense se confraterniza. O ponto alto da festa é o almoço do Círio.
O evento, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, reúne, a cada segundo domingo de outubro, em Belém do Pará, cerca de 2 milhões de pessoas, numa impressionante manifestação popular.
Corda. Com cerca de 400 metros de comprimento e aproximadamente 700 quilos, a corda é um dos mais importantes símbolos do Círio. Milhares de fiéis disputam espaço para tocá-la, com o objetivo de pagar promessas e prestar homenagens à Virgem de Nazaré.