O Dia da Imigração Japonesa ou Dia Nacional da Imigração Japonesa é comemorado em 18 de junho. Oficialmente, o Dia Nacional da Imigração Japonesa foi instituído no Brasil através da Lei nº 11.142, de 25 de julho de 2005.
A Lei nº1211/2004, que instituiu o Dia do Imigrante Japonês, de autoria do deputado estadual Luiz Nishimori (PSDB), é lembrado no dia 18 de junho, desde que em 1908, em Santos, a bordo no navio Kasato Maru, os imigrantes japoneses chegaram ao Brasil.
Por exemplo: 2018 é o 30° ano da era Heisei. Este sistema ainda está vigente nos dias atuais no Japão sendo requerido em documentos oficiais do governo.
Um dos maiores festivais do Japão, o Festival Hakata Dontaku normalmente reúne 30.000 participantes e atrai mais de dois milhões de convidados todos os anos. As principais atrações deste festival são as apresentações e os desfiles.
O Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro apresenta um evento que vai trazer o Japão ao público carioca, o MÊS DO JAPÃO. No mês de Junho é comemorada a imigração japonesa ao Brasil que, neste ano, completa 115 anos.
No dia 15 de fevereiro (quarta-feira), a Comandante-geral Cel Mônica de Mesquita Miranda, participou do honrado evento correspondente à celebração da data nacional japonesa, o aniversário do imperador japonês Naruhito (23 de fevereiro), que está empossado desde 2019.
shōgatsu, lit. "o mês correto") tinha como base o calendário lunar chinês, assim como o Ano-Novo Chinês, Ano-Novo Coreano e o vietnamita são até hoje. Neste ano, no entanto, cinco anos depois da Restauração Meiji, o Japão adotou o calendário gregoriano, de modo que o dia 1 de janeiro é o ano-novo oficial no país.
O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.
De meados de novembro ao início de dezembro, as árvores ganham tonalidades em vermelho, laranja e amarelo. É esta combinação de clima frio e paisagens surpreendentes que tornam o outono uma ótima estação para viajar ao Japão.
O Japão é composto por 14.125 ilhas. O país se estende do Mar de Okhotsk ao norte até o Mar da China Oriental, ao sul. De norte a sul, o Japão proporciona uma grande diversidade de clima e ecossistemas.
A data é comemorada em homenagem ao dia em que foram registradas as primeiras imagens em movimento em território brasileiro, no ano de 1898, pelo ítalo-brasileiro Afonso Segreto, o primeiro cinegrafista e diretor do país.