No Hemisfério Norte, o verão inicia-se com o solstício de verão, entre os dias 20 e 21 de junho. Seu término ocorre entre os dias 22 e 23 de setembro. No Hemisfério Sul, o verão inicia-se com o solstício de verão, entre os dias 21 ou 22 de dezembro. Seu término ocorre entre os dias 20 ou 21 de março.
O outono no Hemisfério Sul começa no dia 20 de março de 2024, à 0h06 (horário de Brasília) e termina no dia 21 de junho, às 17h51. Confira AQUI o prognóstico climático da estação produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O verão no Hemisfério Sul começa no dia 22 de dezembro de 2023, à 0h27 (horário de Brasília), e termina no dia 20 de março de 2024, à 0h06 (horário de Brasília).
AS ESTAÇÕES DO ANO (Primavera, Verão, Outono, Inverno)
Quando o frio começa em 2024?
No Hemisfério Sul, o inverno começa no dia 20 de junho de 2024, às 17h51, e termina no dia 22 de setembro, às 9h44 (horário de Brasília). Confira o prognóstico climático produzido pelo Inmet em parceria com o Inpe. Publicado em 18/06/2024 15h09 .
Apesar do atraso do fenômeno La Niña, a primavera 2024 traz temperaturas acima da média e secas intensas, especialmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, enquanto o Sul e Sudeste apresentam boas previsões de chuva para o trimestre.
A chegada de uma forte frente fria neste final de semana, o último de junho de 2024, promete provocar uma queda brusca da temperatura em várias Regiões do Brasil, especialmente na Região Sul.
No médio e no longo prazo, a tendência deve se manter com temperaturas mais acima da média no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil enquanto mais ao Sul do país os dias terão marcas mais próximas da média com algumas jornadas frias e outras de mais alta temperaturas, avançando sobre agosto.
Ainda segundo ela, a estação será marcada por episódios de frio intercalados com períodos mais amenos e, eventualmente, até mais quentes para a época do ano. Geadas estão previstas, mas concentradas, principalmente, na região Sul e com pouca probabilidade no Sudeste e Centro-Oeste.
Começa hoje, 20 de março, o outono no Brasil. A estação tem início às 0h06 e encerra no dia 21 de junho, às 17h51. O outono ocorre após o verão e antecede o inverno. A estação outono marca a transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente no Brasil Central.
Nessa estação, os ventos também aumentam e ficam mais fortes gradativamente. Como o outono antecede o inverno, é comum também haver quedas de temperaturas constantes. Se há queda nas temperaturas, também há a diminuição da umidade do ar. Geadas e neve podem ser também comuns nessa estação do ano.
Alto volume de chuvas tropicais, intensas e concentradas. Dias tendem a ser mais longos que as noites. Índices de umidade elevados em muitas áreas, com clima mais abafado em várias regiões.
Em nível global, agosto de 2024 vai igualar o recorde de temperatura para o mesmo mês estabelecido em 2023, ou seja, 1,51 graus Celsius (°C) acima da média do clima pré-industrial (1850-1900), ou seja, acima do limiar de 1,5°C que constitui o objetivo mais ambicioso do acordo de Paris de 2015.
A oitava onda de calor registrada em 2024, que elevou as temperaturas no Centro-Oeste e Sudeste na primeira semana de outubro, vai diminuir a abrangência sobre o território brasileiro a partir desta quarta-feira (2/10), mas não irá terminar.
O verão de 2024 no hemisfério norte foi o mais quente já registrado, com temperaturas globais superando todos os recordes anteriores, anunciou o serviço europeu de monitoramento climático Copernicus nesta sexta-feira (6), marcando uma tendência alarmante de aquecimento global.
A maior frente fria de 2024 chegou com força ao Brasil, derrubando as temperaturas de Norte a Sul e trazendo condições climáticas a regiões que normalmente não experimentam tanto frio. No Sudeste, além do frio intenso, a previsão é de ondas de até 4 metros, especialmente no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.
Antes disso, o dia mais frio de 2024 ocorreu em 23 de junho, quando os termômetros bateram 9,7ºC. As informações são do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo.
A onda de frio mais forte de 2024 vai despencar as temperaturas no Brasil, especialmente no Centro-Sul, com chance de geadas amplas e possíveis episódios isolados de neve e chuva congelada nas áreas de maior altitude da região Sul.