O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça). Então, é possível entender como surgiu o Marketing!
“O primeiro registro da palavra 'marketing' é atribuído a um livro americano de 1922, que tratava da distribuição de alimentos”, afirma Marcelo Boschi, coordenador de marketing estratégico da ESPM Rio. O conceito dessa técnica/ciência é uma herança da Revolução Industrial (entre os séculos 18 e 19).
Esta abordagem surgiu nos Estados Unidos na década de 1950 e define-se pelo conjunto de ações que buscam entender o mercado onde o profissional atua, detectando as necessidades e possibilidades para criar um posicionamento, estimulando o mercado escolher como a melhor opção.
O Marketing desenvolveu-se dentro de um contexto específico, acompanhando o próprio desenvolvimento do mercado, criando novas perspectivas que o diferenciassem de outras práticas organizacionais e, ainda, sendo modificado pelas escolas que surgiram e se desenvolveram ao longo de sua existência.
marketing nasceu no Brasil, na década de cinqüenta, em um contexto de baixa oferta de mercadorias, mercado restrito e número pequeno de empresas. Os setores agrícola e comercial dominavam a economia. O setor industrial era ainda pouco desenvolvido e atendia basicamente às necessidades locais.
A origem do Marketing - Conheça a história do marketing e onde tudo começou
Quando e como surgiu o marketing no Brasil?
O marketing no Brasil teve início na década de 1950. Esse momento histórico foi marcado pelo processo de industrialização e mudanças tecnológicas profundas durante o governo de Juscelino Kubistchek. A televisão chegou ao país promovendo uma verdadeira revolução.
Philip Kotler ainda tem boa parte de sua trajetória voltada ao campo acadêmico, tanto como professor, quanto como pesquisador. A influência de Philip para a área lhe rendeu o apelido de “Pai do Marketing“.
Podemos dizer que o Marketing Digital surgiu com a popularização da Internet por volta da década de 1990. No início — período que ficou conhecido como Web 1.0 —, existiam poucos sites e eles eram muito diferentes do que são hoje.
Dessa forma, o termo Marketing Digital surgiu nos anos 90 juntamente com a invenção da internet. A princípio, o canal de comunicação era direto: O produtor de conteúdo (empresas) produzia material para o público por meio de canais de comunicação.
O que impulsionou o surgimento da era do marketing?
O que impulsionou o surgimento da era do marketing? Depois da Segunda Guerra Mundial, a concorrência crescia cada vez mais e os produtos antes vendidos em larga escala passaram a ser estocados. O foco das empresas, em vez de produção em massa, passou, então, a se direcionar às vendas.
O marketing chegou ao Brasil em 1954, por meio da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, onde se tornou conhecido no mercado empresarial e era utilizado pelos empresários, nem sempre de maneira adequada, como uma ferramenta de publicidade.
A primeira fase do marketing era orientada no produto. Surgiu após a Revolução Industrial e tinha por base aumentar a produção industrial e minimizar o desperdício. Também conhecido como marketing de massa, a produção acontecia em grande escala e de forma padronizada.
As propagandas de massa eram um dos jeitos mais convencionais para realizar a divulgação de algum produto ou serviço, utilizando rádios e TV, duas mídias que tinham um grande alcance antigamente, sendo meios de comunicação que batiam picos de audiência e eram consumidos diariamente.
Em poucas palavras, ele define que marketing é “suprir necessidades gerando lucro”. Essas definições não deixam escapar, também, o objetivo central das empresas: o lucro. Afinal, é isso que garante a sua sobrevivência e competitividade no mercado ― e esse é um dos motivos de existir do marketing.
Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.
Para que uma marca ocupe o lugar na mente de um cliente é necessário estratégia. O marketing é uma aposta que uma empresa faz para chegar ao cliente. Para se tornar mais eficaz, podem ser feitas propagandas de publicidade. A propaganda tem o poder de levar ao público soluções que ele ainda desconhece.
Traçar a história do Marketing Digital, é contar a evolução da internet. Nos Estados Unidos, por exemplo, a era da informação tem início no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, quando sites começaram a surgir, e a população começou a ter acesso facilitado ao serviço.
Como o marketing ficou conhecido? Esse momento do marketing também foi conhecido como Fordismo, onde havia a padronização de produtos para redução de custos, otimização de processos, gerando preços acessíveis e o aumento de vendas.
Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. O marketing identifica necessidades e desejos não atendidos. Ele define, dimensiona e quantifica o tamanho do mercado identificado e do lucro potencial.
O marketing digital é uma estratégia fantástica que surgiu para alavancar empresas, marcas e produtos, tudo através da internet. Seu objetivo é fazer com que o cliente procure a empresa e não o contrário, como geralmente funciona o marketing tradicional.
Com a chegada da internet, o marketing deixou de ser um domínio exclusivo das grandes corporações. A era digital trouxe consigo a popularização das redes sociais e novas formas de interação. O marketing digital emergiu, focando nos desejos do consumidor, oferecendo soluções em vez de vendas diretas.
Como o próprio nome diz, Marketing Digital está ligado ao digital, a Internet. São ferramentas utilizadas para que a empresa cresça no meio virtual. Além disso, pode ser feito por meio de redes sociais, e-mail, entre outros. Apesar de já ser antigo, esse tipo de Marketing vem ganhando força recentemente.
O Marketing nasceu com a revolução industrial, quando a fabricação de produtos passou a ser feita em grande escala, aumentando as opções dos clientes. Isso deu origem a necessidade das empresas conquistarem melhor o seu público-alvo para convencê-los de que aquele produto era melhor que outro.
A Amazon ficou em primeiro lugar no ranking dos maiores anunciantes do mundo pelo segundo ano consecutivo, com US$ 20,6 bilhões em investimentos em publicidade e promoção em 2022, um aumento de 22%.