De acordo com o pai Nilton de Ogum, não faz parte da cultura da religião a obrigatoriedade de quem fez, ir lá retirar. “A oferenda é uma oração e a entidade vai pegar a energia que está ali”, conta. Depois, principalmente em vias públicas, o material tem que ser retirado.
Os Ebós (do iorubá "Ẹbọ", oferta ou oferenda) ou simplesmente Oferenda, nas religiões afro-brasileiras, são um sacrifício ritualístico, em que, assim como em outras religiões, os praticantes se desfazem de um bem material em homenagem a um orixá ou entidade espiritual.
De modo geral, a oferenda de comidas e bebidas aos deuses tinha como objetivo apaziguá-los, agradecê-los e/ou pedir a manutenção da ordem e prosperidade em vida.
A melhor forma pra saber se uma oferenda foi aceita. é através do jogo de obi e de urubu. Ali você consegue o contato direto com o orixá, você faz o jogo, sai as caídas. e lá vai mostrar se tá tudo certo ou se não.
Sim, você pode criar um Espaço Sagrado, nome dado à lâmina do Alinhamento Energético que nos mostra " o espaço de limite que existe dentro de nós, fisicamente ou internamente, onde reside a nossa inteligência divina.
No Brasil, a palavra “macumba” designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o “ebó” ou “padê”. Já na Umbanda seria “despacho”. Ainda pode se referir a uma religião específica de matriz africana.
As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios.
Se for comida, coma a oferenda se não estiver estragada como forma de comunhão com seu Deus/Deusa. Você pode queimá-la, mas a maioria das pessoas não tem acesso ao fogo. Você pode colocá-la do lado de fora, desde que seja segura para animais e meio ambiente.
Uma semana antes de fazer uma oferenda, limpe seu coração, evite se envolver em discussões, fique longe de bebidas alcoólicas e jamais deseje o mal a qualquer pessoa. Caso precise colocar oferendas em locais isolados, evite ir sozinho(a) ou à noite e sempre respeite a natureza!
A vibração dos Orixás, nos dias da semana é tão importante que muitos ritos, oferendas e trabalhos, só podem serem realizados no dia sob a influência daquele Orixá. Por exemplo, para se fazer uma oferenda pedindo prosperidade e aberturas de caminhos, podemos utilizar dois dias.
Depois de realizar a oferenda, rezar e fazer seus pedidos oferecendo a Exú, acenda uma vela branca e quando a vela apagar o ideal é que você leve em uma encruzilhada e deixe lá, ou então nos pés de uma árvore frutífera bem bonita em alguma praça, aconselho que deixe lá apenas o que for orgânico e o restante você deve ...
As OFERENDAS não são privilégio de pessoas especiais, com dons especiais... é uma ferramenta divina disponível à TODAS as pessoas! Qualquer um pode obter ótimos resultados, basta ter fé e ter o CONHECIMENTO de como fazer.
Exu é um orixá do panteão africano conhecido como mensageiro, e nada tem a ver com o diabo, que é uma criação judaico-cristã, a qual é atribuída a missão de roubar, matar e destruir. Curiosamente, algo que o deus bíblico também faz. Pelo menos, segundo as ações e comportamentos de profetas inspirados por ele.
A oferta espiritual de alimentos para energias não materializadas representa uma canalização de energia. Os alimentos são carregados de energia vital. E oferecer essas energias à entidades espirituais é fortalecer, “alimentar” a harmonia entre o indivíduo ou grupo que cultua com a própria entidade.
É verdade que quem colocou a oferenda deve retirar. Muitos terreiros, inclusive, pedem que oferendas não sejam depositadas na rua e até mesmo oferecem um espaço para isso.
Encruzilhada ou encruza (o cruzamento de ruas de uma cidade), segundo a umbanda, é um lugar onde são feitas oferendas a Exu e Pomba gira. Estas oferendas tem as mais variadas funções, como proteção, prosperidade, descarrego, entre outras e são chamadas de despacho.
nos protegendo, nos amparando, nos dando caminho. Então oferenda pro orixá Exu. orixá Exu. ela pode ser feita a qualquer hora do dia, de manhã, de tarde e da noite, porque Exu não deixa desistir só porque tá dia, é como Oxum.
não se deve comer nem no respeito nem necessidade. porque porque ele serve para absorver tudo de ruim. e ser levado então naquele despacho tem doença. tem coisas negativas da pessoa que ela despachou.
Oferendas a Exu incluem o padê, uma farinha macerada com dendê, enquanto as orações variam de acordo com a necessidade específica. Para compreender essa figura essencial e complexa das religiões de origem africana, fomos conversar com Eduardo Carvalho, também chamado, dentro da religião da Casa de Ifá, como Èṣùgóroyè.