A etnografia desenvolve-se no final do século XIX e início do século XX, como uma tentativa de observação mais holística dos modos de vida das pessoas. Foi encontrada primeiramente em livros de viagem, descrevendo sociedades exóticas.
De acordo com Laplantine (2003), o antropólogo Franz Boas (1858-1942) pode ser considerado o pioneiro da Etnografia. Foi o primeiro a afirmar a sociedade como uma totalidade autônoma e o primeiro a estudar a sociedade por meio dessa totalidade.
O chamado pai-fundador da etnografia, Malinowski, a partir dos anos vinte, preconizou que apenas pela "observação participante" seria possível ao pesquisador conhecer o outro em profundidade e, por meio de tal conhecimento, superar os pressupostos evolutivos e o etnocentrismo (visão pela qual o homem branco europeu ...
Qual foi o primeiro momento da Antropologia como etnografia?
A etnografia surgiu como uma resposta e uma crítica do século XX à Antropologia do século XIX. Isso porque a Antropologia do século XIX pretendia reconstituir a história dos povos humanos a partir de suas salas, lendo materiais e fazendo meras deduções sobre a vida dessas pessoas.
A etnografia tem origem na Antropologia Social, um dos quatro campos da Antropologia, que surgiu da necessidade de compreender as relações socioculturais, os comportamentos, ritos, técnicas, saberes e práticas das sociedades até então desconhecidas, e que tem vindo a ser adaptada a problemas comuns da actualidade.
Deste modo, a fonte principal do conhecimento obtido por métodos etnográficos são os dados provenientes de situações naturais e não experimentais. Há dois tipos de etnografia: passiva e ativa.
O desenvolvimento da teoria do funcionalismo psicológico de Malinowski estava intimamente ligado ao seu foco na importância do trabalho de campo: o antropólogo deve, através da observação empírica, investigar as funções dos costumes observados no presente.
Quando falamos de etnografia, estamos nos referimos a uma metodologia das ciências sociais que tem como base a antropologia. Seu objetivo principal é estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais.
O método proposto por Malinowski compreende uma investigação aprofundada da vida nativa de modo que o etnógrafo possa compreender a organização social da vida tribal, sintetizados através da compreensão do ponto de vista nativo.
Uma teoria etnográfica procede um pouco à moda do pensamento selvagem: emprega os elementos muito concretos coletados no trabalho de campo – e por outros meios –a fim de articulá-los em proposições um pouco mais abstratas, capazes de conferir inteligibilidade aos acontecimentos e ao mundo.
O exercício era formulado da perspectiva de que “etnografia é o estudo profundo de um grupo cultural particular”, enquanto a “etnologia é o estudo comparativo dos dados etnográficos, da sociedade e da cultura”. Nele, pedia-se que o aluno desenvolvesse uma “apresentação etnológica” a partir de dados coletados.
É uma das principais características da etnografia?
A Etnografia (pesquisa etnográfica) é uma metodologia das ciências sociais, principalmente da disciplina de Antropologia, em que o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais.
Fazer etnografia supõe uma vocação de desenraizamento, uma formação para ver o mundo de maneira descentrada, uma preparação teórica para entender o “campo” que queremos pesquisar, um “se jogar de cabeça” no mundo que pretendemos desvendar, um tempo prolongado dialogando com as pessoas que pretendemos entender, um “ ...
Como classificação, o valor etnográfico está relacionado fortemente com o uso cultural ao qual a coisa material faz referência e com o qual apresenta uma dinâmica diferenciada.
Para ele a cultura é uma totalidade em funcionamento que integra hábitos, costumes, técnicas e crenças. Todo elemento cultural deve ser estudado em seu contexto. Também estabeleceu a pesquisa de campo como elemento fundamental do estudo antropológico. Palavras-chave: funcionalismo, cultura, crença, antropologia.
O que Malinowski fez foi desenvolver um novo método de trabalho de campo específico, que ele denominou observação participante. Sua posição teórica era bastante eclética, mas seguindo os padrões correntes ele denominou seu programa de funcionalismo.
Pai fundador da antropologia social britânica, foi pioneiro dos métodos de trabalho de campo modernos, reinventou a etnografia enquanto género literário, promoveu a antropologia aplicada em África e participou em numerosos debates, tanto dentro como fora da academia.
CONSIDERA-SE QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA FOI CONSTITUÍDA, AO LONGO DE CINCO SÉCULOS, POR TRÊS PRINCIPAIS GRUPOS ÉTNICOS: O INDÍGENA, O NEGRO AFRICANO E O BRANCO EUROPEU.
A etnografia busca descrever a vida tal como é vivida e experimentada por um povo, em um lugar específico e em um tempo determinado. A antropologia, em contraste, é uma investigação sobre as condições e possibilidades da vida humana no mundo.
Como Durkheim, Lévi‑Strauss reconhece que os fatos religiosos devem ser estudados como parte integrante da vida social. O papel da etnologia seria, pois, o de estabelecer correlações entre diversos tipos de religião e diversos tipos de organização social.