Quando foi instituída a Santíssima Trindade?

A Solenidade da Santíssima Trindade foi instituída, em 1334, pelo Papa João XXII. Contudo, este dogma foi constituído ainda no início da Igreja.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em noticias.cancaonova.com

Quando surgiu a Santíssima Trindade?

A Trindade (do latim trinitas "tríade", de trinus "tripla") é uma doutrina cristã desenvolvida entre os séculos II e IV d.C., que define Deus como três pessoas consubstanciais, expressões ou hipóstases: o Pai (YHWH), o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo; "um Deus em três pessoas".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Quem instituiu a Santíssima Trindade?

O Concílio de Nicéia foi o primeiro a instituir a trindade. Já em 381, em Constantinopla o credo de Nicéia foi reorganizado sob a influência de outras tendências, especialmente arianas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em metodista.br

Onde está escrito Trindade na Bíblia?

Embora não exista na Bíblia o termo “Trindade”, é empregado como uma denominação teológica para o mistério do Pai, Filho e Espírito Santo como um só Deus mas, em três distintas pessoas (Mt 28.19).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em orvalho.com

Quem nos revelou o mistério da Santíssima Trindade?

“Trazemos para nossa vida o mistério da Trindade quando conhecemos Jesus que nos revela este mistério e é o caminho para adentrarmos nele. Quando brota em nós a paixão para a unidade e o amor vividos na busca continua da Verdade que se revela em Jesus, aí então o Mistério da Trindade se torna realidade para nós”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnbb.org.br

A VERDADEIRA ORIGEM DA DOUTRINA DA TRINDADE

Como surgiu o dogma da Trindade?

Foi utilizada pela primeira vez por Teófilo de Antioquia

O primeiro uso reconhecido do termo foi o dado por Teófilo de Antioquia por volta do ano 170 para expressar a união das três divinas pessoas em Deus.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em acidigital.com

O que Santo Agostinho falou sobre a Trindade?

A infinitude das três Pessoas da divina Trindade, em que uma está na outra, de modo que sejam somente uma, indivisíveis, no entanto, unas. Cada pessoa está em cada uma das outras, são inseparáveis e atuam separadamente, mas são em si infinitos (AGOSTINHO, 1994, p. 231).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cadernosuninter.com

Por que Testemunha de Jeová não acredita na Trindade?

As Testemunhas de Jeová rejeitam o dogma da Trindade. Argumentam que existe apenas um só Deus verdadeiro que se chama Jeová. Ele é considerado o Deus Todo-poderoso. Segundo as Testemunhas de Jeová o trecho em Deuteronómio 6:4 (NM) reafirma claramente o monoteísmo e a ideia de unicidade da pessoa de Deus.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Quais igrejas não acreditam na Trindade?

As maiores denominações cristãs não-trinitárias são Pentecostais do Nome de Jesus, Testemunhas de Jeová, Adventistas Unitários, Adventistas Bereanos La Luz del Mundo e Iglesia ni Cristo; embora existam vários outros grupos menores, incluindo Cristadelfianos, Ciência Cristã, Dawn Bible Students, Living Church of God, ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Porque o Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade?

O que é o Espírito Santo: a terceira pessoa da Trindade

Não declaramos, portanto, a existência de três deuses, mas professamos a unicidade de Deus em três pessoas. Assim como o Pai é o mesmo que o Filho, e o Filho é o mesmo que o Pai, o Pai e o Filho são iguais ao Espírito Santo — ou seja, um único Deus por natureza.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bibliotecacatolica.com.br

Porque são as três pessoas da Santíssima Trindade em um só Deus?

As três pessoas da Santíssima Trindade é um só Deus em Três Pessoas distintas. O Pai, o Filho e o Espírito Santo, possuem a mesma natureza divina, a mesma grandeza, bondade e santidade. Apesar disso, através da história, a Igreja tem observado que certas atividades são mais apropriadas a uma pessoa que a outra.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cffb.org.br

É verdade que Jesus é Deus?

Deixemos que a Bíblia fale por nós, mostrando-nos que Jesus, realmente, não é todo-poderoso ou onipotente como o é o Deus Pai, absoluto e único, enquanto que Jesus é também Deus, mas relativo. E isso não o diminui em nada, pois, como Ele mesmo ensinou, Ele é Deus Filho, enquanto que o Deus mesmo é o Deus Pai.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em otempo.com.br

Quem instituiu a Trindade?

Atanásio, bispo de Alexandria, “inventou” a Santíssima Trindade no século 4 (Concílio de Niceia, 325). O imperador Constantino gostou da ideia e mandou exilar o teólogo que discordou da proposta, embora a maioria dos bispos do Egito o apoiassem, inclusive Eusébio de Cesareia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em percepolegatto.com.br

Quando foi instituída a Trindade?

A doutrina da Igreja Católica Romana estabeleceu, através do concílio eclesiástico de Niceia, em 325 d.C., a afirmação de que um único Deus se revela em três pessoas divinas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em atribunapiracicabana.com.br

Quem usou pela primeira vez o termo Trindade?

Essa citação reflete a prática das comunidades do primeiro século do cristianismo. No entanto, quem usou pela primeira vez o termo Trindade foi Tertuliano (160-220 E.C.)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em franciscanos.org.br

Quando os adventistas passaram a crer na Trindade?

Durante a década de 1890, quando a compreensão de quem é Cristo foi aprofundada e o livro O Desejado de Todas as Nações foi escrito, a maioria dos adventistas do sétimo dia passou a entender o pensamento trinitariano, vendo Deus como Pai, Filho e Espírito Santo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistaadventista.com.br

Quem é o Espírito Santo para as Testemunhas de Jeová?

A organização religiosa Testemunhas de Jeová prega que o Espírito Santo não é uma pessoa, mas uma força: a "força ativa de jeová".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em magazineluiza.com.br

Porque Testemunha de Jeová não acredita no Espírito Santo?

As testemunhas rejeitam a doutrina da Trindade, que consideram não bíblica. Eles veem Deus como o Pai, um espírito invisível "pessoa" separada do Filho, Jesus Cristo. O Espírito Santo é descrito como a "força ativa" de Deus, e não a terceira parte da Trindade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Quem é Jesus Cristo para os Testemunhas de Jeová?

Para o grupo, Jesus Cristo é o filho de Deus, criado por Jeová, e não é parte de uma Trindade. As testemunhas de Jeová não podem doar ou receber sangue.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Por que as Testemunhas de Jeová não adoram a Deus junto com outras religiões?

Não é que eles não gostam, é que é um ponto das Testemunhas de Jeová achar que a Igreja deles é a única religião verdadeira. Note que eles acham que as outras igrejas nem mesmo são cristãs. Aqueles que levam a religião a sério devem achar que a religião que escolheram é a certa para Deus e Jesus.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.quora.com

Quem escreveu a Bíblia dos Testemunhas de Jeová?

Charles Taze Russell (1852–1916).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Quem falou da Santíssima Trindade?

Santo Agostinho, bispo de Hipona nos séculos quatro e cinco, afirmou que há três pessoas na Trindade e uma só essência e um só Deus. Não existe nada dessa mesma essência fora da Trindade. Segundo Santo Agostinho, nós dizemos três pessoas com a mesma essência ou três pessoas com uma só essência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vaticannews.va

Como explicar a Santíssima Trindade de forma simples?

A Santíssima Trindade nos ensina a viver para os outros

O Pai não O seria sem o Filho; da mesma forma, o Filho não pode ser pensado sozinho, mas sempre como o Filho do Pai. E o Espírito Santo, por sua vez, é o Espírito do Pai e do Filho. Dessa forma, a Trindade nos ensina que nunca se pode ficar sem o outro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em paroquiaespiritosanto.com.br

Como explicar o mistério da Santíssima Trindade?

De acordo com padre, o Mistério da Santíssima Trindade é o mistério mais importante da vida de fé de um cristão. “São três pessoas distintas, que formam um único Deus. São: Pai, Filho e Espírito Santo. A única definição que temos de Deus na Bíblia é aquela de João: 'Deus é amor'.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em paieterno.com.br