Um dos motivos frequentes para o tremor do volante durante a frenagem é o desgaste irregular ou excessivo nos discos de freio. Esses componentes desempenham um papel crucial no sistema de freios e, quando estão desgastados de maneira desigual, causam vibrações perceptíveis no volante.
Porque o volante do carro fica tremendo quando freia?
Alinhamento e balanceamento - a falta desses dois importantes fatores interfere na distribuição de peso e ângulos das rodas. Por isso, as folgas aumentam fazendo o efeito de volante tremendo. O balanceamento é o responsável por corrigir trepidações e o alinhamento corrige as puxadas de volante para o lado.
Quando piso no freio, o volante treme. O que pode ser?
A causa tende a estar em discos de freios empenados. Ao frear, as pastilhas vão entrar em contato com essas peças cujas partes desgastadas vão provocar trepidações em todo o conjunto e na direção. Neste caso, pode ser feito o torneamento dos discos, que deixa a peça uniforme novamente.
Porém se a trepidação é sentida em frenagens normais e suaves, pode ser um dos sinais de que o freio vai dar problema. Essa vibração sentida no pedal pode ser causada por discos ou tambores empenados.
As vibrações no volante podem estar relacionadas ao fato de os pneus terem sido montados de maneira errada. No entanto, falta de balanceamento, rodas amassadas e até mesmo problemas com peças da suspensão também podem fazer o volante trepidar.
As principais causas de trepidação no volante do carro incluem: desequilíbrio ou desgaste dos pneus, problemas de alinhamento da suspensão, problemas no sistema de freios (como pastilhas de freio desgastadas ou rotor desgastado) e problemas no sistema de direção (como juntas de direção gastas ou caixa de direção com ...
Essas vibrações ocorrem devido ao atrito irregular e pioram à medida que os problemas nos freios se agravam. Manter os freios adequadamente ajustados e substituir discos desgastados ou empenados são ações essenciais para evitar trepidações no volante.
Um dos motivos frequentes para o tremor do volante durante a frenagem é o desgaste irregular ou excessivo nos discos de freio. Esses componentes desempenham um papel crucial no sistema de freios e, quando estão desgastados de maneira desigual, causam vibrações perceptíveis no volante.
Pode significar que o disco está empenado, ou seja, há um desgaste excessivo no disco que leva ao atrito não homogêneo entre pastilha e disco. Em freios novos, até que a pastilha assente totalmente, a superfície de contato oscila com a movimentação, prejudicando a eficiência da frenagem.
Vale dizer ainda que os discos de freio também devem ser trocados em caso de desgaste e, se a substituição das pastilhas não for feita logo, os discos do freio correm risco de dano permanente, isto porque as pastilhas podem danificá-los no fim de sua vida útil. Portanto, não ignore os sons!
Ter algum componente empenado na suspensão, amortecedor estourado, bieletas gastas, problemas na barra estabilizadora e outros fatores nesse conjunto causará vibrações no volante. No caso das bieletas, pode apresentar também estalos quando as rodas forem esterçadas.
Isso ocorre devido a problemas de alinhamento ou suspensão. Ou seja, peças desbalanceadas, desgastadas, sinais de deformação ou bolhas na borracha e roda empenada podem ser a causa do volante tremendo.
Para resolver esse tipo de problema, alinhar e balancear o carro é a primeira alternativa que todos os motoristas devem tomar. O balanceamento, na verdade, é a manutenção mais importante, pois ela tem o intuito de fazer as rodas girarem sem vibrações.
Na grande maioria dos casos essa trepidação é causada por problemas nos discos de freio. Os automóveis modernos, tanto carros quanto caminhões, possuem sistema de freio hidráulico a disco no eixo dianteiro do veículo.
Caso você perceba que o pedal vibra ao pisar o freio, seja em baixa ou alta velocidade, é imprescindível levar o carro para uma oficina. Lá o técnico vai avaliar prioritariamente o estado de desgaste do disco e analisar com um equipamento específico se há ondulações em sua superfície.
A alternância entre o travamento e a liberação dos freios é feita diversas vezes em um espaço de microssegundos por meio do vai e vem do fluido de freio no sistema, que é orquestrado por uma válvula. E é exatamente essa ação que causa a trepidação no pedal.
Volante tremendo enquanto se está tentando frear o carro sugere haver algum nível de desalinhamento nos discos. Como você deve saber, basta considerar que, quando os discos começam a se desgastar, perdem sua forma original e acabam ficando deformados.
Desgaste visual: inspeção visual das pastilhas através das rodas pode revelar o nível de desgaste. Se as pastilhas estiverem muito finas, é hora de substituí-las; Luz do freio acesa: em alguns veículos, a luz do freio no painel pode indicar desgaste excessivo nas pastilhas ou problemas no sistema de freio.
Se a sensação de “puxar” ocorrer a seguir à substituição dos pneus, o motivo pode estar relacionado com a conicidade dos mesmos. É considerado um problema de fabrico, sendo normalmente coberto pela garantia do fabricante, como acontece com os pneus da Continental.
Como saber se o disco de freio do carro está empenado?
A não uniformidade da superfície de atrito do disco durante seu giro indica que a peça pode estar empenada e o condutor sentirá isso toda vez que acionar o freio. “Essa irregularidade na superfície do disco é transmitida ao volante e pedal de freio em forma de vibração”, complementa Leite.
O que deve ser feito quando o veículo apresenta tremedeiras no volante em velocidades maiores?
Como resolver? Procure um profissional para desempená-la, ele te dirá se será possível fazer isso, afinal vai depender do estado da roda. Em alguns casos em que a roda já foi desempenada várias vezes, por exemplo, ela acaba sendo dada como perdida; Roda(s) frouxa(s);
Quando o carro apresenta folga excessiva no volante, rangidos ao virar ou dificuldade em manter a direção alinhada, esses são sinais claros de que a caixa de direção pode precisar de manutenção.
Estalo. Outro ruído que pode ocorrer ao virar o volante é o estalo. Esse barulho pode indicar desgaste nas peças do sistema de direção, como as buchas e os terminais de direção. Quando essas peças estão desgastadas, há uma folga que causa o estalo ao movimentar o volante.