Freud casou aos 30 anos com Martha Bernays, em 1886. Não casou virgem, mas suas experiências sexuais anteriores ao casamento foram com "profissionais" e esparsas. Pouco depois de conhecer Martha (cinco anos mais moça), em abril de 1882, Freud mandou-lhe uma rosa vermelha.
Freud e Martha Bernays (Reprodução) Quando Freud conheceu Martha, de 20 anos, uma amiga de suas irmãs, na primavera de 1882, ele acabara de concluir os estudos de medicina.
Martha Bernays, a mulher por quem Freud se apaixonou, foi o grande e único amor de sua vida. Conheceu-a quando ele tinha 25 anos e ela 20 anos. Ficou impactado com a beleza da moça, tornando-se fundamental para ele.
O austríaco também era conhecido por ser um fumante compulsivo, chegando a consumir cerca de 20 charutos por dia. Por conta do tabagismo, fez mais de 30 cirurgias para retirar tumores da boca, mas acabou não resistindo a um câncer de laringe e morreu no dia 23 de setembro de 1939, aos 83 anos de idade.
Durante seu estudo, Freud apresentou Anna a seu colega Josef Breuer. Após um tempo, eles acabaram se apaixonando e foram, de algum modo, objetos de estudo para o “pai da psicanálise”.
Freud sobreviveria somente nove anos à mãe. Freud casou aos 30 anos com Martha Bernays, em 1886. Não casou virgem, mas suas experiências sexuais anteriores ao casamento foram com "profissionais" e esparsas. Pouco depois de conhecer Martha (cinco anos mais moça), em abril de 1882, Freud mandou-lhe uma rosa vermelha.
Viajou para a França, onde trabalhou com Jean-Martin Charcot, um respeitável psiquiatra do hospital psiquiátrico Saltpêtrière que estudava a histeria. Charcot curava paralisias histéricas através da hipnose, o que impressionou Freud e contribuiu ainda mais para Charcot se tornar um modelo para o médico vienense.
Os autores escolhidos por Freud foram um holandês (Multatuli), dois ingleses (Thomas Macauley e Rudyard Kipling), dois franceses (Émile Zola e Anatole France), dois suíços (Gottfried Keller e Conrad Ferdinand Meyer), um austríaco (Theodor Gomperz), um russo (Dmitri Merejkovski) e um americano (Mark Twain).
Embora Lacan também tenha formulado conceitos como Real, Simbólico e Imaginário, objeto a, gozo, entre outros, ele considera como os quatro conceitos fundamentais da teoria psicanalítica os já propostos e demarcados por Freud: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.
São netos de Sigmund Freud, o pintor Lucian Freud e o ator e escritor Clement Freud. A jornalista Emma Freud, a desenhista de moda Bella Freud e o relacionador público Matthew Freud são seus bisnetos.
Por uma escolha imprudente no casamento, castigam-se a si próprios; conside- ram uma longa doença orgânica como uma punição do destino e, consequentemente, muitas vezes deixam de manter as suas neuroses (FREUD, 1919[1918], p. 177).
Fleur Salomé é uma médium que ajuda o jovem Freud a resolver uma série de mistérios. A personagem é livremente baseada na figura real de Lou Andreas-Salomé, psicoanalista, filósofa, poeta e amiga de Freud e de outros grandes nomes da história, como Friedrich Nietzsche.
Em 1900, aos 18 anos, Dora inicia o seu tratamento após uma tentativa de suicídio. Seus encontros com Freud ocorrem entre os me- ses de outubro e dezembro, quando, por vontade própria, desiste da terapia. Em janeiro de 1901, o caso clínico é redigido, mas publicado apenas em 1905.
Seu filho Ernest conta que isso é um exagero, que "Freud gostava de Mozart e que cantarolava melodias quando estava só" (Mannoni, citado por Ribeiro, s/d.).
264): “Amar é dar o que não se tem”. Para Freud, o amor não se constitui como uma pulsão componente da sexualidade, mas faz parte da organização sexual como um todo.
Se não ama, adoece", vai muito além do amor romântico, como você pode ter pensado inicialmente. Freud utilizou esta frase em sua obra "Introdução ao narcisismo", para discutir a importância do amor para o desenvolvimento do ser humano.
Para Freud (1905/1969), o primeiro encontro amoroso se dá no período da infância, particularmente na relação da mãe-bebê. Nesse sentido, a criança aprende amar as pessoas que a ajudam no seu desamparo. Assim, os cuidados maternos representam para a criança uma fonte de excitação e ao mesmo tempo de satisfação.
A psicanálise foi fundada por Sigmund Freud. Freud acreditava que as pessoas poderiam ser curadas tornando conscientes seus pensamentos e motivações inconscientes, obtendo assim "insight". O objetivo da terapia psicanalítica é liberar emoções e experiências reprimidas, ou seja, tornar o inconsciente consciente.