Mateus 26:50 Jesus, contudo, lhe perguntou: “Amigo, para que vieste?” No mesmo instante os homens avançaram sobre Jesus e o prenderam. Jesus, contudo, lhe perguntou: “Amigo, para que vieste?” No mesmo instante os homens avançaram sobre Jesus e o prenderam. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste?
Jesus chamou os seus discípulos mais próximos de “amigos” somente no fim da sua vida, depois de ter-lhes feito conhecer tudo aquilo que havia ouvido do Pai, depois de ter revelado a verdade àqueles que Ele havia escolhido.
No ato da traição Jesus chama Judas de amigo e pergunta oque é que ele está fazendo? Em um momento de traição, nunca uma pessoa vai se preocupar com o traidor. Se preocupar com o porque ele esta praticando aquele ato ou o que poderia acontecer com ele depois da traição.
Amigo é aquele que conhece a vontade do outro, que conhece o outro na profundidade, no secreto e no segredo. De modo mais claro, Ele chama os Seus discípulos de amigos porque eles chegaram ao conhecimento da sua missão, porque eles puderam, por meio de suas palavras e ações, conhecer o Pai.
Jesus tinha também amizade com Marta, Maria e Lázaro. Além deles, haviam outros discípulos que estavam sempre indo atrás de Jesus em suas andanças e certamente desenvolveram algum nível de amizade com ele. Dentre todos esses amigos, os evangelhos mostram que três eram bastante próximos de Jesus.
POR QUE JESUS CHAMOU JUDAS DE AMIGO MESMO SABENDO QUE ESTAVA SENDO TRAÍDO POR ELE?
Quem Deus chama de amigo?
E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Tiago 2:23. O que qualificou Abraão para ser considerado amigo de Deus?
A amizade é um dom de Deus para nós. Assim já dizia a palavra de Eclesiastes em 6,14 “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.”. Quantas vezes pessoas cruzam nosso caminho e não entendemos tão bem, não é?
No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5). Sua posição na mesa durante a Última Ceia refletia não apenas honra, mas também proximidade.
A hierarquia social da época do Senhor Jesus é mencionada para evidenciar a diferença entre servo e amigo. Enquanto o servo tem um relacionamento limitado com o seu senhor, o amigo desfruta de intimidade, a ponto de conhecer seus segredos e projetos.
O discípulo de Jesus, que acima de tudo faz a experiência de ser amado pelo Senhor, pode se tornar, por sua vez, um amante do Senhor: ele não é simplesmente alguém chamado a ser servo para realizar uma ação, mas é um amigo que entra em relação com o Senhor.
João era pescador, filho de Zebedeu e irmão de Tiago. Ele, entre os Doze, foi o discípulo mais próximo de Jesus. João ficou conhecido como “discípulo a quem Jesus amava” (Jo 21:20), e posteriormente como o apóstolo do amor.
Jesus é o nosso melhor amigo, porque Ele está sempre lá quando precisamos dele. Você pode falar com Jesus quando você quer e Ele está sempre lá para ouvi-lo. Ele está lá quando eu acordo, quando eu vou para a escola; Ele está comigo todo o dia e toda a noite. Eu não consigo imaginar a vida sem Ele.
Lucas 9:1-25 NTLH. Jesus chamou os doze discípulos e lhes deu poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças. Então os enviou para anunciarem o Reino de Deus e curarem os doentes.
Num dos episódios de The Chosen, pergunta-se a Tiago por que Jesus não o curou de sua deficiência. Ross disse que a cena mostra “a luta de seu personagem pela propria aceitação e contra suas inseguranças”, o que o levaria a “se dar conta de que nem todo mundo precisa ser curado.”
Jesus vincula a Amizade à prática do Amor: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo… Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu estou mandando” (Jo 15,12.14).
“Em todo tempo ama o amigo e na angústia se faz o irmão.” Provérbios 17:17 Passando para agradecer todo apoio, amizade, consideração e orações de cada um que está comigo. É muito importante ter amigos nessa caminhada e cada demonstração de amizade tem um valor imensurável pra mim.
"Amigo" vem do vocábulo latino "amicus", tendo ambas exactamente o mesmo significado. Na raiz de "amicus" está o verbo "amo", que significa "gostar de", "amar".
Ele nunca nos abandona e caminha conosco. Está sempre ao nosso lado Jesus disse: "Eu chamo a vocês de amigos porque lhes fale tudo o que ouvi do meu Pai Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi a vocês". (Jo 15,14-15).
“Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído como justiça, e ele foi chamado amigo de Deus” (Tiago 2.23). Que privilégio e que honra ser chamado por Deus de “amigo”! Todos gostam de ser amigos de pessoas ilustres e nobres. Mas, em toda a História da Humanidade, o único homem a quem Deus chamou de amigo foi Abraão.