Além disso, a água de coco é considerada um diurético natural, já que aumenta a quantidade de urina e ajuda a eliminar toxinas do organismo. É preciso ter atenção, no entanto, em pessoas com falência renal, com risco de aumento dos níveis de potássio no sangue. Nesses casos, o consumo deve ser evitado.
"Aqueles que têm predisposição a insuficiência renal, cálculo renal e hipertensão arterial devem evitar o consumo exagerado da água de coco, porque esses sais minerais podem estar em excesso”, acrescenta Popov.
Também é importante lembrar que a água de coco possui altos níveis de potássio, e por isso ela não é indicada para pessoas que já possuem esse níveis elevados, além de pacientes que apresentam problemas de pressão arterial, problemas renais e para aqueles que farão cirurgia.
Diante desses cuidados, a nutricionista ressalta ainda que gestantes e lactantes, pessoas com fibrose cística, pessoas com pressão baixa e que tomam medicamentos para pressão arterial devem evitar consumir água de coco, pois seus altos níveis de sódio e potássio podem trazer consequências à saúde.
“Não há contraindicação para o consumo de água de coco. No entanto, pacientes renais devem estar atentos, já que a bebida é muito rica em potássio e pode sobrecarregar os rins por ser muito diurética”, recomenda a nutricionista.
ÁGUA DE COCO TODO DIA - Veja o que ACONTECE com você! (USE ASSIM!)
Quando não beber água de coco?
Além disso, a água de coco é considerada um diurético natural, já que aumenta a quantidade de urina e ajuda a eliminar toxinas do organismo. É preciso ter atenção, no entanto, em pessoas com falência renal, com risco de aumento dos níveis de potássio no sangue. Nesses casos, o consumo deve ser evitado.
Quem tem problema de pressão alta pode tomar água de coco?
Contribui para a redução da pressão arterial
O potássio também atua como vasodilatador, isto é, colabora para dilatar as artérias e melhorar o fluxo sanguíneo. Desse modo, o consumo de água de coco é benéfico para quem sofre de pressão alta.
Para quem sofre de prisão de ventre, a água de coco é um excelente aliado, bem como para os casos de diarreia ou fezes moles. Isso se dá devido a quantidade de vitaminas e minerais. “Muito embora o uso seja excelente, a moderação deve existir, visto que os eletrólitos podem desequilibrar o organismo.
Quem tem gordura no fígado pode tomar água de coco?
Beber água de coco também pode ser útil para reduzir o risco de doença cardíaca. Em um estudo, os ratos que consumiram água de coco tiveram redução nos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Eles também mostraram reduções significativas na gordura do fígado.
Além da praticidade, a água de coco de caixinha carrega consigo uma série de benefícios para a saúde. Rica em eletrólitos, vitaminas e minerais, essa bebida natural contribui para a hidratação, auxilia na regulação do sistema digestivo e fortalece o sistema imunológico.
Água de coco em excesso faz mal? Sim, isso também é verdade. Apesar de ser um produto natural com diversos benefícios, a água de coco em excesso faz mal pelo risco de desequilibrar as funções do organismo. Limite a quantidade para até três copos por dia, salvo qualquer problema de saúde que possa impedir o consumo.
Ainda por conta dos antioxidantes, consumir água de coco pode ajudar a equilibrar os níveis de colesterol, reduzindo o excesso de gordura presente no sangue e promovendo mais saúde cardiovascular.
No entanto, pessoas com doença nos rins devem sempre conversar com o nefrologista e o nutricionista para controlar a ingestão de água de coco. Isso porque o consumo elevado de potássio, presente em boas quantidades nesta bebida, pode sobrecarregar o funcionamento dos rins.
Dependendo do grau de comprometimento e da doença de base, saberá se ainda está liberada a água de coco, cujo risco é de hiperpotassemia (aumento do potássio) com riscos sobretudo para o ritmo cardíaco.
No entanto, é importante lembrar que a água de coco contém carboidratos e calorias, portanto, o consumo deve ser moderado. Pessoas com diabetes devem sempre monitorar seus níveis de açúcar no sangue e discutir o consumo de água de coco com seu médico ou nutricionista.
Quem tem problema de rins pode beber água de coco?
Mas é preciso cuidado, por conta do alto teor de potássio. "Se a pessoa tem doença renal crônica, precisará ver se o potássio no sangue está OK, para fazer um consumo moderado. Porque a água de coco é bem rica em potássio.
A água de coco é considerada um superalimento rico em ferro. Por conta disso, é uma forte aliada contra problemas de saúde relacionados à falta de ferro no organismo, como a anemia.
A água de coco é rica em potássio, um mineral muito eficaz no combate à flatulência. Ela contém eletrólitos que ajudam a regular o nível de sódio, e auxiliam na eliminação dos gases. Beba água de coco com frequência, ela é refrescante, deliciosa e naturalmente doce.
As fibras presentes tanto na polpa quanto na água de coco ajudam também a regular o trânsito intestinal, sendo indicada para melhorar o funcionamento do intestino e recomendada para pacientes com gastrite, colite e úlcera.
Bebida natural diurética e livre de gorduras, a água de coco tem alto poder de hidratação, poucas calorias e muitos nutrientes. Considerada um isotônico natural a bebida é rica em antioxidantes, sódio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio e vitaminas C e do complexo B.
O suco de limão com água de coco é uma combinação saudável, prática e gostosa. É rico em vitamina C e potássio! tem o menor teor calórico do mercado. Adoçado com stevia, e com um sabor único, é uma opção leve, refrescante e hidratante para o dia a dia.
Amêndoas, água de coco, vinagre de maçã, gengibre, salsa e erva-doce são outros alimentos que não devem faltar na dieta para pacientes com refluxo gastroesofágico.