Não se deve proceder com a liberação miofascial em pacientes que estejam fazendo uso de anticoagulantes, diabéticos, com reumatismos ou doenças autoimunes ou em regiões inflamadas ou infeccionadas. A liberação miofascial deve ser feita antes ou depois do treino? Deve ser feita antes e após o treino.
Como destacado acima, o paciente que sofre com dores musculares ou já foi diagnosticado com alguma patologia, não deve realizar a liberação de miofascial por conta própria. Ela deverá ser desempenhada no início sob a supervisão de um profissional.
Qual o melhor momento para fazer liberação miofascial?
A indicação de se fazer liberação miofascial antes e depois de todos os treinos não tem embasamento científico contundente. Essa técnica é útil para casos específicos, que a necessitem de fato. Portanto, fazê-la ou não após o treino depende da necessidade de cada um.
Liberação miofascial - funciona, para o que serve?
Porque a liberação miofascial dói tanto?
De acordo com o fisioterapeuta Pedro Henrique Medeiros, a liberação miofascial nada mais é do que uma soltura muscular, já que quando está em atrito, o músculo pode causar dor e incômodo.
Quando uma lesão ou dor muscular acontece é porque, geralmente, ocorreu alguma disfunção e/ou sobrecarga na camada miofascial do corpo, fazendo com que ela se torne mais espessa, rígida e aderida aos músculos.
A dor após a liberação é normal, e depende muito de quem esta fazendo. Lembrando que a liberação não é um tratamento e sim um recurso de tratamento. O ideal seria buscar a causa dessa tensão em seu trapézio e ombros. O certo é tratar a causa e não a consequência.
Quantas vezes por semana pode fazer liberação miofascial?
O que nem todos sabem é que estas tensões musculares podem ser sensivelmente amenizadas através de massagens. Agora você pode ter pensado, há mas isto não é novidade eu inclusive faço massagens. Mas quantas sessões por semana você faz? Uma, duas ou até três se você tiver tempo e principalmente dinheiro para isto.
Pode-se ver isso com a presença de hematomas (aquelas manchas roxas na pele). Esses hematomas mostram que houve ruptura de vaso sanguíneos e de células, que é a condição para a aderência.
Qual o nome do profissional que faz liberação miofascial?
O fisioterapeuta é o profissional indicado para realizar a liberação miofascial, pois o conhecimento adquirido em seus anos de estudos permite que ele identifique os locais que deverão ser tensionados com técnicas manuais.
Dentre os fatores que modulam ou perpetuam a dor miofascial, destacam-se os mecânicos, como o estresse físico (bruxismo e má postura), e os não-mecânicos, como os estresses imunológico, hormonal, infeccioso e/ou psicológico.
Quem tem tendinite pode fazer liberação miofascial?
O tratamento tendinite na Zona Leste pode ser feito com liberação miofascial, por exemplo, que é realizado por profissionais especializados que liberam a tensão da fáscia a partir de manobras manuais nos pontos específicos da região da dor.
Quanto tempo dura uma sessão de liberação miofascial?
Nas sessões de tratamento com liberação miofascial são utilizadas técnicas manuais, raspadores miofasciais e/ou ventosas para realizar massagem profunda dos músculos promovendo seu relaxamento. Cada atendimento/sessão pode durar de 30- 60 min. A duração varia de acordo com o planejamento elaborado pelo fisioterapeuta.
A liberação diminui a tensão na fáscia e dá fim aos sintomas, além de melhorar a flexibilidade, a mobilidade articular, a circulação sanguínea e o rendimento nas atividades físicas.
Avaliando os benefícios que a liberação miofascial pode trazer tanto antes quanto após os treinos, podemos dizer que é válido usar a técnica antes e após os treinos, sempre lembrando que quando realizada após o treino é preciso usá-la com inteligência, pois não adianta fazer uma liberação miofascial em determinado ...
Quem tem hérnia de disco pode fazer liberação miofascial?
O fisioterapeuta poderá prescrever exercícios específicos que ajudarão a sair do quadro de dor e pode também orientar exercícios de manutenção. Além disso, a fisioterapia auxilia com alongamentos e liberação miofascial, que pode auxiliar no relaxamento muscular.
A liberação miofascial é uma técnica terapêutica que visa o relaxamento da musculatura e distensão das fáscias. Seu uso é especialmente benéfico para atletas, aliviando tensões musculares, tratando dores crônicas e melhorando a flexibilidade das articulações.
A técnica pode ser realizada com ou sem o auxílio de instrumentos. A manual utiliza técnicas como: fricção, deslizamento, compressão e alongamento. A liberação miofascial com instrumentos pode ser feita com vários objetos como, por exemplo, rolo ou até mesmo bola de tênis.
Qual é a diferença entre a liberação miofascial ativa e passiva?
Esta técnica pode ser realizada de forma passiva (realizada pelo fisioterapeuta) ou ativa (auto-liberação), de acordo com a indicação e orientação do profissional. A manipulação deste tecido pelo terapeuta, promove sua liberação e melhora da função musculoesquelética (ANDRÉ, 2013).
Liberação Miofascial Manual: uso de técnicas como fricção, deslizamento, compressão, alongamento, percussão e vibração. Liberação Miofascial com Instrumentos como: Crochetagem, Rolo, Blaster, Polegar, Crochetex, Gota, Ventosas, entre outros instrumentos.