Contraindicações: o suplemento de biotina não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente presente na fórmula, além de também não ser indicado para grávidas ou mulheres que estejam a amamentar, a não ser que seja recomendado pelo médico.
Não existe exatamente uma contraindicação para o uso da Biotina. No entanto, caso esteja usando a vitamina, talvez seja interessante suspender o uso se for fazer algum exame de sangue. Além disso, alguns estudos mostraram que remédios anticonvulsivantes podem diminuir a quantidade de Biotina disponível no corpo.
OS SINAIS CLÍNICOS DA DEFICIÊNCIA DE BIOTINA INCLUEM: queda de cabelo (afinamento e progressão de queda); erupção de pele; dermatite seborréica; e letargia e perda do tônus muscular (em crianças). Algumas boas fontes alimentares são: fígado, ovo, soja, amendoim, semente de girassol e farelo de aveia.
PAREI METILFOLATO? VEJA O QUE ACONTECEU NESSES 8 MESES | Peter Liu
Como saber se estou com falta de biotina?
Problemas neurológicos
O funcionamento das células pode ser prejudicado. A biotina possui papel na síntese dos ácidos graxos, cruciais para a manutenção da bainha de mielina que protegem os nervos. Por isso, alguns efeitos pode surgir, como convulsões, dormência ou formigamento nos membros.
Quais são os efeitos colaterais da biotina? Embora o excesso de biotina não leve à intoxicação, a suplementação dessa vitamina deve ser realizada com cuidado. Se estiver em excesso no organismo, ela pode causar quadros de diarreia, náusea e até problemas de pele como a acne.
Pesquisas mostram que a deficiência de biotina é associada com perda de peso, fezes com sangue e úlcera no intestino delgado e grosso, similar com sintomas de Doenças Inflamatórias Intestinais, além do aumento da permeabilidade intestinal.
Alguns fatores, como consumo crônico de álcool ou a gravidez, de fato podem dificultar a absorção de biotina ou aumentar a necessidade de ingestão diária. Também é possível sofrer com uma condição genética que faz com que a biotina não seja absorvida pelo corpo.
Onde posso encontrar biotina? Em diversos alimentos de vários grupos alimentares. Entre os mais ricos, estão: fígado, abacate, ovos, amêndoas, sementes de girassol, salmão, batata-doce, amendoim, carne de porco e cogumelos.
É nutriente necessário para o crescimento das células e para a produção de ácidos graxos, anticorpos, enzimas digestivas e metabolismo da niacina (vitamina B3). É essencial na manutenção da integridade da pele e cabelo. A biotina não é produzida pelo organismo, sendo necessária sua ingestão.
O médico nutrólogo Márcio Velasques, especialista em emagrecimento, pontua que a ação da biotina de fato está ligada à ativação de enzimas que aceleram o metabolismo corporal, mas explica que os estudos para entender o potencial para redução de peso ainda não comprovaram uma relação.
O uso da biotina pode levar a uma interpretação errada de dosagens laboratoriais, incluindo exames de hormônios tireoidianos. Isto porque os exames de imunoensaios, que analisam e quantificam muitos hormônios, contêm a biotina, utilizada para melhorar a sensibilidade dos ensaios.
Quanto tempo a biotina começa a fazer efeito no corpo?
Quanto ao tempo, pelo menos 4 meses para ver um resultado eficaz. Olá, você deve fazer um acompanhamento com um nutricionista para saber realmente a causa da queda do seu cabelo, as vezes mesmo você fazendo o uso da biotina não terá resultado se não for a carência dela.
Para combater a queda de cabelo e fazer com que cresça mais rápido, é recomendado ingerir 5 a 10 mg de biotina por dia. A quantidade recomendada de biotina pode ser obtida através da ingestão de alimentos ricos nessa vitamina, como avelãs, amêndoas e amendoim, por exemplo.
A biotina (indicada para o tratamento de alopecia, mas também presente em alguns suplementos alimentares usados para cabelo, unhas, pele etc.) pode interferir nos testes de hormônios tireoidianos com base na interação biotina/estreptavidina.
Se interferência de biotina for suspeitada, a biotina deve ser suspensa por 2 ou 3 dias antes de se repetirem os exames. Preferencialmente, por 1 semana. Alternativamente, pode-se repetir a dosagem com um ensaio não baseado no sistema biotina-estreptavidina.
Contraindicações: o suplemento de biotina não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente presente na fórmula, além de também não ser indicado para grávidas ou mulheres que estejam a amamentar, a não ser que seja recomendado pelo médico.
Olá! Se você está precisando de uma reposição de biotina, a digestão e absorção dessa vitamina não são comprometidos pela gastrite e nem piora o quadro.
Não. A biotina não causa nenhum mal ao organismo de pessoas saudáveis. Mas, embora a intoxicação seja rara, pessoas com insuficiência renal devem ficar atentas, já que a biotina é excretada pelas fezes e urina.
Mas, no geral, pode-se dizer que a melhor marca é a Spring Valley. Essa é a melhor biotina, pois, além de ser vendida em boa quantidade, é uma vitamina livre de glúten, leite, marisco, amendoim e fermento — ou seja, mesmo que você tenha alergia a certos alimentos, é muito provável que possa tomar a biotina.
Não é comum ocorrer a superdosagem de biotina no organismo. Mas, em doses extremamente altas pode gerar dores de estômago, ânsia, náuseas e vômitos. Alterações gástricas leves e irritação cutânea porém são sintomas muito raros devido a dificuldade de se ter uma hiper ingestão desta vitamina.