Alteplase é contraindicado em:
- Pacientes com hipersensibilidade conhecida ao princípio ativo alteplase, à gentamicina (resíduo do processo de fabricação) ou a qualquer componente da fórmula;
- Casos em que houver alto risco de hemorragia, tais como:
Quando usar alteplase no AVC?
A administração da alteplase deve ocorrer em até 4 horas e 30 minutos do início dos sintomas de AVCi.São contra indicações absolutas ao uso de trombolíticos?
Segundo US National Libray of Medicine, o trombolítico está contra-indicado nas seguintes situações:
- Pacientes com pressão descontrolada (maior que 220/110)
- História de sangramento recente.
- História de úlcera gástrica sangrante.
- Relato de trauma de crânio ou AVC nos últimos 3 meses.
- Câncer em tratamento.
Quando fazer alteplase no iam?
A trombólise no IAM é indicada no cenário em que não se conseguiria fazer a angioplastia em até 120 minutos (“tempo porta-stent” > 120min) e com início da dor em menos de 12 horas (“deltaT” < 12h). E, claro, se não tiver nenhuma contraindicação.Quando usar alteplase no TEP?
Os trombolíticos, associados a anticoagulação, representam a primeira linha no tratamento do TEP, nos pacientes com instabilidade hemodinâmica. Usamos a alteplase na dose de 100 mg, com infusão em 2 horas. Em situações de PCR, podemos usar a dose de 0.6 mg/Kg (máximo: 50 mg), com infusão em 15 minutos 2.Alteplase, como se usa na prática?
Qual trombolítico no TEP?
A alteplase e a estreptoquinase são os trombolíticos disponíveis no Brasil para uso no TEP maciço.Quando Trombolizar TEP?
A terapia trombolítica está indicada nos seguintes casos: Instabilidade hemodinâmica; Déficit de perfusão em mais da metade da árvore arterial pulmonar (embolia pulmonar maciça); Falência de VD (indicação relativa – individualizar conduta).Quando administrar alteplase?
O tratamento deve ser iniciado o mais precocemente possível em até 4,5 horas após o início dos sintomas de AVC e após exclusão de hemorragia intracraniana por técnicas apropriadas de imagem (por exemplo, tomografia computadorizada do crânio ou outro método de diagnóstico por imagem sensível à presença de hemorragia).Qual o protocolo atual para infarto?
Temos basicamente 3 opções no protocolo IAM: enoxaparina, heparina não-fracionada e fondaparinux. Na prática, a principal medicação é a enoxaparina, uma vez que,na vida real, dificilmente temos acesso ao fondaparinux.Qual Trombolitico usar no IAM?
1-4 Os principais trombolíticos utilizados e aprovados para o tratamento do IAM com elevação do segmento ST são estreptoquinase, alteplase (ativador do plasminogênio tecidual recombinante – rtPA), reteplase e tenecteplase.Quando não usar trombolítico?
A contraindicação mais frequente para o uso de trombolítico foi Delta T acima de 4,5 horas (43,9%), seguida por pressão sistólica maior do que 185 mmHg e/ou diastólica maior do que 110 mmHg (12,9%).Quando usar fibrinolítico no IAM?
A utilização dos fármacos fibrinolíticos está indicada principalmente para tratamento de trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral isquêmico agudo com obstrução arterial.Quais são as contra indicações absolutas?
As absolutas são aquelas consideradas impeditivas para a realização do tratamento, pois colocariam a vida do paciente em risco. Dentre elas estão: a presença de ar entre as pleuras ("pneumotórax") não tratada e o uso prévio de alguns medicamentos para tratamento de câncer ("quimioterápicos").Qual Trombolitico usado no AVC?
Os trombolíticos com ativador de plasminogênio tecidual recombinante (rt‐PA) estão licenciados em muitos países para o tratamento do AVC isquêmico agudo nas primeiras horas após o início dos sintomas.Qual protocolo para AVC isquêmico?
Recomenda-se a utilização da Escala ASPECTS para documentação da extensão da lesão isquêmica. Com a possibilidade da trombectomia mecânica, os protocolos baseados em tomografia devem incluir, além da tomografia de crânio sem contraste, uma angiotomografia arterial cerebral e cervical (carótidas e vertebrais).Pode repetir alteplase?
Repetir a cada 24 horas durante 3 dias (total de 3 doses) ou 0,1mg/kg (máximo de 3mg) em 10-30mL de SF 0,9%, primeira dose após colocação de cateter pigtail (dreno de tórax), devendo permanecer por 0,75-1 hora. Repita a cada 8 horas, durante 3 dias (total de 9 doses).Qual é o primeiro medicamento dado ao paciente com suspeita de infarto do miocárdio?
Os pacientes com infarto agudo do miocárdio devem receber o seguinte (a menos que contraindicado): Fármacos antiplaquetários: aspirina, clopidogrel, ou ambos (prasugrel ou ticagrelor são alternativas ao clopidogrel) Anticoagulantes: heparina (não fracionada ou heparina de baixo peso molecular) ou bivalirudina.Qual o primeiro socorro para infarto?
O que fazer em caso de infarto cardíacoAfrouxe as roupas da vítima e impeça que ela faça esforços; Não ofereça nada de comer ou beber e nem calmantes; Se a pessoa desmaiar, veja sua respiração e seu pulso. Na ausência desses sinais vitais, é preciso começar imediatamente as manobras de ressuscitação cardiopulmonar.
Quando usar clopidogrel no IAM?
b) Clopidogrel: deverá ser usado pelo menos 1 ano após a síndrome coronariana aguda, seja com ou sem supradesnivelamento de ST. A dose diária é de 01 comprimido de 75 mg/dia. O clopidogrel poderá ser obtido nas farmácias cidadãs, e é compatível com os códigos internacionais de doenças (CIDs) seguintes: I20.Quando usar alteplase no infarto?
Como usar
- Infarto agudo do miocárdio. Para o tratamento do infarto agudo do miocárdio, quando se pode utilizar a alteplase dentro de 6 horas após o início dos sintomas, as doses recomendadas são: ...
- Embolia pulmonar. ...
- AVC isquêmico agudo.
Quando o AVC leva a intubação?
A hipoventilação, com consequente aumento do dióxido de carbono, pode levar à vasodilatação cerebral e elevar a pressão intracraniana. Nesses casos, a intubação pode ser necessária para restaurar a ventilação adequada e proteger as vias aéreas da aspiração.Quanto tempo para Trombolizar?
O tempo para iniciar trombólise intravenosa para acidente vascular cerebral isquêmico agudo é geralmente limitado dentro de 4,5 horas após o início dos sintomas.Quando usar Fibrinolitico na TEP?
Dose de fibrinolíticos sistêmicos no TEPJá está bem estabelecido que a TFS pode ser administrada em até 14 dias após o evento, porém quanto mais cedo isso for feito, preferencialmente antes de 72 h, maior a chance de reperfusão clinicamente relevante.