O senso comum de que o Marketing nasceu na década de 1950 pode ser explicado pela estruturação do mercado, em níveis nacional e internacional, nesse período.
A origem do marketing não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J.
Borden em 1949. Em 1967, Philip Kotler, conhecido como “pai do marketing”, lançou o livro “Administração de Marketing” em coautoria com o professor Kevin Lane Keller. Kotler introduziu conceitos fundamentais como segmentação de mercado, estudo de comportamento do consumidor e posicionamento das marcas.
Foi nos Estados Unidos, porém, na década de 40, que a prática do Marketing despontou, em razão da necessidade de esforço adicional para incrementar as vendas. Anteriormente, esse esforço era desnecessário, pois tudo o que era produzido, era vendido. fala em negócios.
Conhecida como a primeira era do Marketing, o Marketing 1.0 surgiu no começo da revolução industrial. Ele foi ganhando mais força com o decorrer do tempo e com a evolução dos sistemas de produção em massa e gestão, movimento conhecido como Fordismo.
O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça). Então, é possível entender como surgiu o Marketing!
Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.
A origem do marketing como conceito não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J. Reilly.
Nascido em Chicago, Illinois, este renomado autor tem sido o titular da cadeira de Marketing Internacional na Northwestern University desde 1988, um dos mais importantes centros de estudo de negócios do mundo.
O marketing no Brasil teve início na década de 1950. Esse momento histórico foi marcado pelo processo de industrialização e mudanças tecnológicas profundas durante o governo de Juscelino Kubistchek. A televisão chegou ao país promovendo uma verdadeira revolução.
São muitas as alcunhas atribuídas a Philip Kotler quando o assunto é marketing. O professor estadunidense, PHD em economia pelo MIT e pós-doutorado em matemática por Harvard, é autor de uma verdadeira coleção de livros e artigos que revolucionaram a forma como o mercado é entendido.
Esse momento do marketing também foi conhecido como Fordismo, onde havia a padronização de produtos para redução de custos, otimização de processos, gerando preços acessíveis e o aumento de vendas. A comunicação era em massa, os custos de produção eram elevados e o retorno acontecia a longo prazo.
O marketing é um conjunto de táticas de mercado que auxiliam no crescimento da empresa. O marketing tem como objetivo descobrir quem é o seu cliente, conhecer melhor o seu público-alvo e criar estratégias, a fim de chamar sua atenção e conquistá-lo.
As propagandas de massa eram um dos jeitos mais convencionais para realizar a divulgação de algum produto ou serviço, utilizando rádios e TV, duas mídias que tinham um grande alcance antigamente, sendo meios de comunicação que batiam picos de audiência e eram consumidos diariamente.
O marketing evoluiu da centralidade no produto (1.0), para a centralidade no consumidor (2.0, depois para a centralidade no ser humano (4.0). Em seguida, o marketing entrou na era digital (4.0), mas agora se vê envolto nos desafios que a tecnologia trouxe para a humanidade (5.0).
Dessa forma, o termo Marketing Digital surgiu nos anos 90 juntamente com a invenção da internet. A princípio, o canal de comunicação era direto: O produtor de conteúdo (empresas) produzia material para o público por meio de canais de comunicação.
Também chamado composto de marketing, os 4 Ps do marketing referem-se a quatro fatores que devem ser considerados ao planejar e executar as estratégias de marketing da empresa. São eles: preço, praça, produto e promoção.
O Marketing Digital surgiu quando grandes empresas aderiram ao universo digital, como Amazon, Yahoo! e o próprio Google, além de outros novos meios de comunicação que nasceram com grande força na web, como o blog, sites, e-mail, entre outros.
Quem são os maiores nomes do marketing digital? Brian Halligan. Co-fundador e CEO da HubSpot, uma das principais plataformas de inbound marketing. ... Marcus Sheridan.
O marketing tradicional dependia das mídias impressas, dos anúncios televisivos e do rádio, enquanto que agora existe uma gama de novas ferramentas e plataformas digitais para alcançar audiências. Estas ferramentas incluem websites, meios de comunicação social, conteúdos de vídeo, plataformas de marketing e muito mais.
A internet teve o seu boom em 1990, com fins de cunho pessoal também. Estes foram os acontecimentos que culminaram para a evolução do Marketing para a era digital. Afinal, foram com os computadores e impressoras pessoais que os anúncios tornaram-se ainda mais importantes e com resultados mais robustos e visíveis.
O marketing vem evoluindo conforme as necessidades das empresas e do mercado desde a era industrial. A primeira etapa do marketing moderno corresponde ao surgimento da publicidade comercial no século XIX. Assim, a publicidade surgiu com o objetivo de divulgar os produtos das empresas e atrair novos clientes.
Vamos falar de 12 tipos de estratégia de marketing. São eles: Digital, de Conteúdo, Inbound, Outbound, de Relacionamento, de Produto, de Guerrilha, Viral, Endomarketing, Social, Pessoal e Humanizado. Como dissemos acima, eles não são isolados entre si.
O marketing é uma filosofia de gestão: baseada num foco nos mercados e na criação de valor. Uma filosofia de gestão tem que ser abrangente pois se só estiver focada em criar valor para a própria organização é uma gestão fechada em si mesma. Não tem uma visão do mundo, não tem uma visão de sociedade…