4º mês: novos movimentos e grunhidos São capazes de pegar objetos entre os dedos e colocar as mãos na boca, portanto os responsáveis devem estar atentos para não deixar nenhum objeto pequeno por perto. As habilidades físicas do seu bebê começam a se desenvolver cada vez mais.
Por volta dos três ou quatro meses de idade, o bebê passará a colocar tudo na boca: as mãozinhas, os brinquedos, os acessórios que o cuidador estiver usando etc. A fase oral do bebê pode deixar os pais preocupados com sujeira ou riscos de engolimento.
Desenvolvimento do bebê no quinto e sexto mês de vida
Com 5 meses, o bebê consegue sentar com apoio, pega em seus pézinhos com movimentos voluntários e começa a ter mais força para segurar objetos diferentes. Já no sexto mês, ele interage mais com seus brinquedos por seu desenvolvimento motor estar em uma boa fase.
Em muitos casos, essa rotação externa dos pés é uma parte normal do desenvolvimento infantil. Bebês podem nascer com os pés virados para fora porque os ossos das pernas e dos pés ainda não estão totalmente desenvolvidos.
Entre os três e os oito meses, a criança desenvolve brincadeiras com o seu próprio corpo: Vira-se, rola, mantém a cabeça em pé, estende a mão para pegar um objeto, senta-se. As pernas e pés passam a fazer parte dos seus jogos corporais.
Aos 3 meses o bebê percebe que nasceu, que está vivo e faz parte do mundo. Com isso, é natural que, por estar mais ativo durante o dia, apresente sinais de cansaço entre às 18h e 22h.
É expectável, normal e importante! Pais e mães? Quem é que nas ecografias não gostava de ver o bebé com o dedo na boca? Pois é… a verdade é que já é um comportamento que ocorre desde o seu desenvolvimento in utero e que por volta dos 2/3 meses se torna mais evidente e consciente.
"Geralmente, ela dura de uma semana a um mês, mas varia de acordo com diversos fatores", esclarece. Laís Brito ressalta a importância de buscar ajuda profissional se as mudanças forem extremas ou persistirem, tanto para os bebês quanto para os cuidadores. "Se os pais sentirem que não estão bem, busquem ajuda.
Para se virar, passando da posição de bruços para a de barriga para cima, o bebê precisa de músculos mais fortes no braço e no pescoço, o que ocorre por volta dos 5 ou 6 meses de idade. Conseguir rolar no sentido inverso, ou seja, passar de barriga para cima para de bruços, vem em seguida, lá pelos 6 ou 7 meses.
Apesar de não haver uma data exata, acredita-se que essa identificação aconteça entre os cinco e oito meses de vida. É quando o bebê reconhece a mãe e o pai, pois nessa fase ele já consegue enxergar com mais nitidez.
A mãozinha vai aprender a pegar coisas, saber dar “tchau” e bater palmas quando ele tiver entre 10 e 12 meses. A capacidade de segurar a própria cabeça levará a outro importante marco: entre seis e sete meses, o bebê vai conseguir sentar-se sem apoio e, até os 16 meses, os pezinhos vão começar a caminhar pela casa.
Dos 6 aos 8 meses pode ocorrer a fase de “regressão do sono” em que o bebê pode acordar mais vezes durante o sono, ter dificuldade para dormir ou voltar ao dormir ou ter cochilos mais longos durante o dia. Além disso, é comum o bebê chorar mais e acordar mais agitado.
O bebê de quatro meses fica mais alerta a cada dia e presenteia a todos com novos sorrisos, gargalhadas e sons. Aos pouquinhos, aprende sobre emoções e comunicação e começa a alcançar e pegar objetos pequenos. Portanto, essa fase é mesmo uma delícia.
O imprinting acontece quando o bebê reconhece sua mãe como a primeira referência do mundo externo. Esse reconhecimento envolve vários sentidos, como a visão, o olfato, a audição e o tato. Cada um desses sentidos tem um papel importante na formação do imprinting materno-infantil.
Quando o bebê iniciar à andar sobre quatro apoios, ele aperfeiçoará habilidades visuais, que envolvem a percepção espacial e de profundidade. Algumas crianças pulam a fase de engatinhar, isso não interfere de forma grave no desenvolvimento motor, porém podem apresentar dificuldade de ler e de realizar cálculos.
E com quantos meses o bebê começa a sorrir por reflexo? Normalmente, eles fazem isso logo após o nascimento. Porém, o sorriso intencional, que depende também de estímulos externos, começa a surgir entre 6 e 8 semanas de idade.
Ele tenta imitar os sons que capta ao seu redor, nas brincadeiras com os papais. Com 6 meses aos 9 meses o bebê começa a formular palavras bilabiais como “dada”, “gugu” e a partir de 1 ano podem estar falando palavras como mamãe, vovô entre outras mais simples.
Lembre-se, porém, que adquirir essa habilidade é um processo. Entre os seis e oito meses ele senta com a ajuda das mãozinhas; entre os oito e os dez meses ele aprende a sentar sozinho. A partir dos quatro meses, você pode colocar o bebê sentado no colo, segurando-o pelas axilas, para estimular esse desenvolvimento.
Com quantos meses o bebê engatinha? Assim como qualquer movimento, antes mesmo de começar a engatinhar – que deve acontecer por volta dos 10 meses de idade – ele fará movimentos intermediários mais simples, como se arrastar ou rastejar. Isso pode acontecer entre os 6 e 8 meses.
“Para se sentar, o bebê deve passar primeiro pela fase de sustentar a cabeça, que deve ocorrer até os 3 meses. A partir do 4º mês, é preciso adquirir a capacidade de rolar lateralmente. Com 6 meses, o bebê deve conseguir aprender a rolar e a se sentar com apoio.
Quando o bebê completa 4 meses, é possível começar a introduzir papinhas de frutas, que são leves, nutritivas e fáceis de digerir. Aqui estão algumas dicas para preparar uma papinha de frutas adequada para o seu bebê: Escolha frutas adequadas: Opte por frutas frescas e maduras, como maçã, banana, pera ou pêssego.
Até quantos meses nasce o primeiro dente? Normalmente, o primeiro dente do bebê nasce por volta dos 6 meses de idade. Mas vale lembrar que cada bebê é único e esse prazo pode variar bastante, podendo acontecer antes, lá pelo quarto mês. Os primeiros a nascer são os dois dentes da frente (da parte inferior).
Como as crianças nesta idade não têm total controle dos músculos responsáveis pelo movimento de deglutição, a hipersalivação ou sialorreia é normal. É um quadro que tende a acontecer por volta dos 3 meses de idade - já que, até os 2. as glândulas salivares dos bebês não estão desenvolvidas.
Em bebês mais precoces, o primeiro dente a se romper é, geralmente, o dente central inferior, que nasce em torno dos 3 meses de vida. Já há outros bebês que podem começar a ter dentes apenas pouco antes de completar 1 ano de idade, o que também é perfeitamente normal.