Ele coletou quase 700 questionários sobre sorrisos de bebês ao redor do mundo e descobriu que eles sorriem em resposta a sensações prazerosas muito antes do que esperado - a partir de um mês de idade. Pouco depois, entre dois e quatro meses, o bebê desenvolve sorrisos específicos para interagir com seus pais.
Porém, o sorriso intencional, que depende também de estímulos externos, começa a surgir entre 6 e 8 semanas de idade. Isso acontece porque é nessa fase que os nenéns aprendem a reconhecer rostos e vozes da sua família, além de pessoas mais próximas.
Aos 3 meses, o bebê pode seguir os movimentos de seu pais ou cuidadors a partir de certa distância. Por volta dos 9-11 meses, os bebês desenvolvem a capacidade de realmente seguir o olhar do adulto. Isso significa que eles já entendem que os olhos são feitos para olhar e ver.
Demonstrar carinho físico, formar um contato olho no olho e dar atenção ao seu pequeno, vai fazer ele se sentir confortável, contente e amado na sua presença – o que já são grandes motivos para arrancar um sorriso no rosto dele.
Ao completar 9 meses de vida, o bebê começa a entender o significado das palavras, copiar sons, fazer barulhos e entender quando algo pode ou não ser feito. Durante essa fase, o bebê pode reconhecer seu próprio nome e dizer suas primeiras palavras.
A mãozinha vai aprender a pegar coisas, saber dar “tchau” e bater palmas quando ele tiver entre 10 e 12 meses. A capacidade de segurar a própria cabeça levará a outro importante marco: entre seis e sete meses, o bebê vai conseguir sentar-se sem apoio e, até os 16 meses, os pezinhos vão começar a caminhar pela casa.
Os bebês não atendem quando chamamos pelo simples fato de não saberem e/ou ainda não entenderem qual é o seu nome. O processo de desenvolvimento para o bebê aprender seu nome é complicado e demorado. Porém, por volta dos 6 aos 9 meses, ele já começa a entender um pouco mais o que está acontecendo.
Apesar de não haver uma data exata, acredita-se que essa identificação aconteça entre os cinco e oito meses de vida. É quando o bebê reconhece a mãe e o pai, pois nessa fase ele já consegue enxergar com mais nitidez.
O bebê de quatro meses fica mais alerta a cada dia e presenteia a todos com novos sorrisos, gargalhadas e sons. Aos pouquinhos, aprende sobre emoções e comunicação e começa a alcançar e pegar objetos pequenos. Portanto, essa fase é mesmo uma delícia.
Ele coletou quase 700 questionários sobre sorrisos de bebês ao redor do mundo e descobriu que eles sorriem em resposta a sensações prazerosas muito antes do que esperado - a partir de um mês de idade. Pouco depois, entre dois e quatro meses, o bebê desenvolve sorrisos específicos para interagir com seus pais.
3. Não sorri. Por volta dos dois meses é comum que o bebê sorria, expressando emoções. Nessa fase, já esperamos o sorriso social, em que o bebê sorri em resposta ao seu sorriso.
CONCLUSÕES: com base nos critérios utilizados neste estudo, entre quatro e cinco meses as crianças já são capazes de reconhecer seu próprio nome. A audição é uma importante via sensorial para o desenvolvimento humano, principalmente relacionada ao desenvolvimento da linguagem, da fala e dos aspectos psicossociais.
Com 3 meses, seu filho já terá o tronco mais firme e poderá ficar por mais alguns minutos assim. Logo ele será capaz de levantar a cabeça quando estiver de bruços e trocar de posição — de costas para a de bruços —.
Na verdade, o final do primeiro ano de vida é marcado por uma maior independência do bebê, quando também vai se abrindo mais espaço para que o pai participe cada vez mais na vida do bebê, assumindo junto ao filho outros papéis além de cuidador da díade mãe-bebê ou de substituto materno (Fulgencio, 2007; Winnicott, 1957 ...
Dos 6 aos 8 meses pode ocorrer a fase de “regressão do sono” em que o bebê pode acordar mais vezes durante o sono, ter dificuldade para dormir ou voltar ao dormir ou ter cochilos mais longos durante o dia. Além disso, é comum o bebê chorar mais e acordar mais agitado.
Evolução da visão do bebê: 2 a 4 meses: Consegue seguir objetos em movimento além de focar a visão. 5 a 8 meses: Consegue reconhecer seus pais, além de enxergar melhor o mundo. 9 a 10 meses: Consegue avaliar a distância e nessa idade a cor dos olhos já se forma.
Com quantos meses o bebê engatinha? Assim como qualquer movimento, antes mesmo de começar a engatinhar – que deve acontecer por volta dos 10 meses de idade – ele fará movimentos intermediários mais simples, como se arrastar ou rastejar. Isso pode acontecer entre os 6 e 8 meses.
Mas a mulher leva um tempo para lidar com isso, para entender que seu filho nasceu, durante algum tempo ainda sente falta da barriga e de estar grávida. Com o bebê é a mesma coisa: ele ainda não sabe que nasceu e leva de 3 a 4 meses para começar a entender que toda vez que chora, a mãe vem de fora para atendê-lo.
Você percebe que o bebê está feliz porque eles fazem aquele barulhinho que parece o de uma pomba – pruuu. Quando o bebê está descontente, você vai perceber porque eles soltam gemidos, às vezes bem altos. Se você estiver prestando atenção, vai perceber que o choro do bebê soa diferente, de acordo com o que ele quer.
Isso geralmente se dá entre 9 e 12 meses de vida e está relacionado tanto às habilidades cognitivas da criança como aos estímulos que recebe. Portanto, não espere que o seu filho bata palmas em seu primeiro aniversário se você nunca o incentivou a fazer isso antes. O mesmo vale para o beijo, o tchau, o sorriso.