Ao colocar o bebê de bruços com 3 meses, é possível que ele consiga levantar a cabeça e os ombros do chão, usando os braços. Essa espécie de “mini flexão”, também chamada de posição da esfinge, ajuda a fortalecer os músculos que serão utilizados para virar de lado.
A postura conhecida como esfinge é uma aquisição motora extremamente importante que o bebê vai construindo à medida que se familiariza e se fortalece de barriga para baixo. Ao final do terceiro mês, observamos o “puppy” ou esfinge baixa, com elevação da cabeça e tronco superior, mantendo os antebraços apoiados no solo.
O movimento de lateralização (mais conhecido como virar) normalmente ocorre após o terceiro ou quarto mês de vida. É exatamente nessa fase que os pediatras alertam os pais quanto ao risco de o bebê cair da cama ou do trocador.
O pivotear acontece por volta dos cinco meses e e importante para fortalecer os bravos, o tronco, deslocar o bebê , ter mais consciência corporal e assim ganho das próximas habilidades motoras.
Quando o bebê começa a se preparar para engatinhar? A partir do sexto mês, cuidado ao trocar as fraldas, pois é nessa fase que eles começam a rolar. Entre os 7 e 9 meses observamos o estímulo dos 4 apoios iniciando com sustentação do tronco, elevação do quadril, balanço para frente e para trás.
Depende de vários fatores, mas existe uma estimativa. Normalmente, os bebês começam a sustentar a cabeça por volta dos 2 a 5 meses de idade. Isso ocorre porque seus músculos do pescoço começam a ficar mais fortes e eles aprendem a controlar melhor o movimento da cabeça.
Quando o bebê consegue firmar o pescoço? Na maioria dos bebês, até os 6 meses os músculos do pescoço ficam fortes o suficiente para sustentar bem a cabeça.
Deixar o seu bebê dormir de lado, ou de bruços, antes dos 6 meses, aumenta as chances da criança inalar gás carbônico excessivo, ter asfixia por compressão das vias aéreas e comprimir os órgãos. Além disso, é essencial não colocar objetos no berço, tais quais, protetores, cobertores e bichinhos de pelúcia.
O movimento do rolar é construído a partir do momento que a criança vivencia as posturas de barriga para baixo e barriga para cima. É esperado que a criança possa rolar por volta dos 3 a 4 meses de vida, sendo este um bom período para iniciar os estímulos de rolar.
Quando os bebês começam a se sentar? Seu filho provavelmente começará a se sentar com ajuda de seis a oito meses. Aos oito ou nove meses, ele aprenderá a sentar sozinho. Lembre-se de que cada bebê é diferente, então o seu pode desenvolver essas habilidades um pouco mais cedo ou mais tarde.
7° mês. Nessa fase, o bebê consegue movimentar com facilidade as pernas e os braços, graças aos seus avanços na postura e na coordenação motora. Além de começar a sentar sem apoio, ele começa a iniciar a habilidade de engatinhar.
A capacidade de se sentar sem apoio se instala a partir dos 6 meses. Porém, cada criança tem o seu tempo. Há casos em que pode ocorrer um pouco antes e um pouco depois. O interessante é que coincide com a fase de introdução dos sólidos.
De duas a três vezes ao dia, coloque o bebê de bruços por alguns segundos para brincar. O esforço de levantar a cabeça e o peito para olhar ao redor vai fortalecer os músculos do pescoço dele. Entre 3 e 6 meses, dá para manter o bebê mais erguido, com apoio para a cabeça e o pescoço.
Um exercício bem fácil para estimular os músculos do pescoço, tornando-os mais fortes é brincar com o bebê. O exercício consiste em colocá-lo deitado de barriga para cima puxando-o lentamente para a posição sentada. Repita o exercício algumas vezes, lembrando sempre de fazê-lo lentamente.
Sim, sim, sim!! Quando o bebê tem sempre preferência para um lado, significa que o pescoço do bebê não movimenta normalmente para os dois lados. E isso vai levar a diversas alterações, principalmente no crânio que ainda é muito maleável nos primeiros meses de vida.
Aos 3 meses o bebê percebe que nasceu, que está vivo e faz parte do mundo. Com isso, é natural que, por estar mais ativo durante o dia, apresente sinais de cansaço entre às 18h e 22h.
Qual o pior salto de desenvolvimento? Embora todos os saltos de desenvolvimento sejam importantes e emocionantes, muitos pais concordam que o "salto dos 4 meses" é frequentemente considerado o mais desafiador. Nesse período, os bebês passam por mudanças significativas no sono, comportamento e interação social.
Normalmente, eles fazem isso logo após o nascimento. Porém, o sorriso intencional, que depende também de estímulos externos, começa a surgir entre 6 e 8 semanas de idade.
A mãozinha vai aprender a pegar coisas, saber dar “tchau” e bater palmas quando ele tiver entre 10 e 12 meses. A capacidade de segurar a própria cabeça levará a outro importante marco: entre seis e sete meses, o bebê vai conseguir sentar-se sem apoio e, até os 16 meses, os pezinhos vão começar a caminhar pela casa.
Lembre-se, porém, que adquirir essa habilidade é um processo. Entre os seis e oito meses ele senta com a ajuda das mãozinhas; entre os oito e os dez meses ele aprende a sentar sozinho. A partir dos quatro meses, você pode colocar o bebê sentado no colo, segurando-o pelas axilas, para estimular esse desenvolvimento.