E então nos questionamos, quando o bebê nasce vermelho ele fica moreno? De acordo com os estudos, não. Não é porque seu bebê nasceu vermelho que ele irá ficar moreno. Muitos bebês nascem com a pele vermelha, algo que é super comum.
Normalmente, a maior mudança ocorre nos primeiros 6 a 9 meses de vida. Durante várias semanas ou meses, é possível notar que os olhos do bebê se tornam mais escuros. A mudança é tão gradual que muitas vezes os pais não percebem, até que, um dia, o bebê acorda e os surpreende com uma cor de olho diferente.
Também devido a produção de melanina, a pele tende a escurecer até os 6 meses, adquirindo uma cor mais permanente nessa idade. Icterícia: ao ocorrer uma concentração maior de bilirrubina no sangue do bebê, a sua pele pode ficar amarelada, essa condição é chamada de Icterícia neonatal.
A policitemia é uma concentração anormalmente alta de glóbulos vermelhos. Esse distúrbio pode resultar de pós-maturidade, diabetes na mãe, transfusões feto-fetais, nas quais o sangue flui de um feto para outro, ou baixa saturação de oxigênio no sangue do feto.
A icterícia neonatal considerada normal, chamada de fisiológica, começa geralmente no terceiro dia depois que o bebê nasce e vai embora, normalmente, em até 1 mês.
ICTERÍCIA NEONATAL: O QUE CAUSA O TOM AMARELADO EM RECÉM-NASCIDOS?
Quanto tempo demora para definir a cor da pele do bebê?
Como demora cerca de 1 ano para os melanócitos concluírem seu trabalho, pode ser arriscado dizer a cor dos olhos antes do primeiro aniversário do bebê. A cor não altera muito depois dos primeiros 6 meses de vida, mas pode haver mudança.
Assim como a cor dos olhos ou do cabelo, no entanto, a herança genética não é necessariamente direta: a criança pode herdar de um parente mais distante uma pele mais escura ou mais clara que a dos pais. A genética estabelece a quantidade de pigmentação ou melanina da pele.
Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.
Porque a pele do bebê recém-nascido fica vermelha?
Vermelhidão nas dobras cutâneas
Na maioria das vezes, esta erupção é devida à proliferação de microfungos (micose) sob o efeito do calor e da umidade. Isso pode ser causado pelo suor excessivo quando o bebê está excessivamente coberto, pela má secagem após o banho, ou pela troca de fraldas não frequente.
Resumindo: Pai e/ou mãe - AA , todas as combinações terão ao menos um A no material genético, por isso 100% de chance do(s) filho (s) nasceram com olhos escuros.
Segundo o especialista, o pai, ou representante masculino, passa para o filho apenas uma das cópias dos seus genes, assim como a mãe. Então, se os genes herdados tenderem a compor a "paleta de cores" mais claras, o filho terá uma cor de pele mais clara que a dos pais.
“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Após isso, com o tempo a pele do bebê tende a escurecer. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva.
E, embora não seja possível fazer previsões exatas sobre como saber se o olho do bebê vai ficar claro, é possível fazer uma previsão aproximada com base na cor dos olhos dos pais e na herança genética. Logo, se ambos os pais têm olhos castanhos, é muito provável que o bebê também tenha olhos castanhos.
Na maioria das vezes isso acontece, aproximadamente, até os 9 meses de idade. Nessa época, em que ocorre uma grande circulação de melanina pelo corpo todo, já é possível saber com mais certeza como vai ficar o olho do bebê, ainda que algumas crianças possam ter alterações sutis até os 6 anos de idade.
Os recém-nascidos só vêm em preto e branco. Isso ocorre porque as células responsáveis pelas cores ainda não estão completamente desenvolvidas ao nascer.
A pele do recém-nascido a termo é similar à do adulto(4). Os lipídios da camada córnea são compostos por gorduras ácidas monossaturadas ou insaturadas. Essa gordura é hidrofílica e melhora a permeabilidade da barreira cutânea.
Use apenas produtos especialmente formulados para bebés, como Bepanthen Baby, pomada para a muda da fralda, que cumpre os critérios definidos pelos dermatologistas para este tipo de produtos. Qualquer produto que use deverá ser suave e ter um pH neutro.
Calor: No verão, especialmente, a pele sensível do bebê pode reagir ao calor e ao suor, causando manchas vermelhas. Alergias alimentares ou a certos produtos: Às vezes, as manchas vermelhas na pele do bebê podem ser uma reação alérgica a alimentos ou produtos de cuidado da pele.
Quando o óvulo é fecundado, ou seja, logo no início da gravidez, essas informações se misturam, criando o DNA do seu futuro bebê. Isso quer dizer que a criança terá um DNA formado 50% pela carga genética da mãe e 50% do pai, criando informações únicas e exclusivas.
→ Como a cor da pele é determinada geneticamente? A herança genética da cor da pele é estabelecida por uma grande quantidade de genes, sendo considerada uma herança poligênica, isto é, em que se observa o efeito aditivo de dois ou mais genes sobre uma determinada característica única.
Um progenitor com sangue tipo A e outro com sangue tipo B: Os filhos podem ter sangue tipo A, B, O ou AB. Ambos os pais com sangue tipo B: filhos podem ter sangue tipo B ou O. Um progenitor com sangue tipo B e outro com sangue tipo AB: os filhos podem ter sangue tipo A, B ou AB.
A icterícia é detectada através do exame de sangue. Klebiana explicou, também, que recém-nascidos podem apresentar a icterícia como algo fisiológico (normal), quando acontece após 24 horas de vida, ou seja, entre segundo e terceiro dias de vida e vão melhorando entre o quinto e sétimo dias de vida.
A melhor forma de descobrir a sua cor de pele é consultando um dermatologista, que vai realizar os exames e as análises mais adequadas de pigmentação, sensibilidade à radiação ultravioleta e o quanto de melanina o seu corpo produz naturalmente.
Qual a probabilidade do bebê nascer parecido com o pai?
Uma pesquisa da Universidade de Pádua na Itália apontou que na realidade os pequenos têm chances iguais de se parecerem tanto com o pai quanto com a mãe. A pesquisa também observou que em cerca de 20% dos casos, os pequenos no primeiro ano de vida não se parecem muito nem com o pai e nem com a mãe!