Quando o BHCG dobra a cada 48 horas é sinal de gravidez viável, isto é, gravidez que vai para frente. É um sinal também que a gravidez está intra-uterina ou dentro do útero. O BHCG tende aumentar até a 13º semana ou terceiro mês. Esse grande aumento do BHCG está associada aos efeitos colaterais como nâuseas e vômitos.
A quantidade de hCG também está relacionada ao número de semanas da gravidez. A concentração do hormônio no organismo dobra a cada 2 ou 3 dias até os 2 primeiros meses. Depois, começa a diminuir.
Matthew de novo: “O nível de hCG deve dobrar a cada 48 horas entre a quarta e a sexta semana completa [de gravidez]. Se isso não acontecer, verifique novamente após dois dias, pois isso pode indicar uma gestação inviável ou GLD (gravidez de localização desconhecida)”, explica ela.
Também pode ser feito em laboratórios, através de exames de sangue. Em resultados abaixo de 5 mlU/mL, o resultado é negativo. Entre 5 e 25 mlU/ml, o resultado é indefinido. Já caso o valor ultrapasse os 25 mlU/ml, o resultado é positivo e indica gravidez.
Os exames de sangue que dosam a quantidade de HCG são chamados de beta quantitativos. Eles mostram a quantidade e também podem indicar de quanto tempo é a gravidez. Esses exames quantitativos podem indicar precisamente se há gravidez ou se o hormônio está evoluindo ou não.
Uma das maneiras mais eficazes de verificar se a gravidez está evoluindo bem é através de exames de sangue. O teste de gravidez, geralmente feito com a análise do hormônio beta-hCG, é capaz de detectar a gravidez logo nos primeiros dias após a concepção. Os sintomas mais comuns durante a 1ª semana de gravidez são: 1.
Em uma gestação normal, a taxa do Beta HCG costuma dobrar a cada 24 ou 48 horas. Quando isto não acontece pode ser indicio de que a gravidez não irá progredir. E nos caso de um pequeno aumento pode ser que tenha alguma complicação.
Sem gestação ou com menos de 3 semanas de gravidez: menor que 5 mIU/ml. 3 semanas de gestação: entre 5 e 50 mIU/ml. 4 semanas de gestação: entre 5 e 426 mIU/ml. 5 semanas de gestação: entre 18 e 7.340 mIU/ml.
Quando os valores de beta HCG estão menores que 5 mlU/ml o resultado é negativo para gravidez. O exame não indica de quantas semanas a mulher está grávida, mas os níveis dosados podem dar uma estimativa do tempo gestacional.
5 semanas de gravidez: entre 18 e 7.340 mIU/ml. 6 semanas de gravidez: entre 1.080 e 56.500 mIU/ml. 7 a 8 semanas de gravidez: entre 7.650 e 229.000 mIU/ml.
Valores baixos de BHCG como o seu ou elevações do BHCG abaixo do esperado podem significar gestações não viáveis ou mesmo gravidez não tópica. Converse com o seu médico.
A conduta na gestação ectópica inclui garantia de suporte clínico. Poderá ser adotada conduta expectante se beta-hCG menor que 2.000 mUI/ml, em pacientes hemodinamicamente estáveis e sem sinais de irritação peritoneal, com possibilidade de fácil acesso ao serviço de saúde.
Quais os sintomas que a gravidez não está evoluindo?
"A gravidez não evolui muito, algumas semanas só, então não chega a aumentar a barriga", explica Nadia. Mas, mesmo sem a formação do embrião, por causa do crescimento do saco gestacional, a mulher pode ter sintomas característicos do começo da gravidez, como náuseas, sono excessivo ou aumento dos seios.
Qual o tempo ideal para fazer a primeira ultrassom?
OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação: -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas. -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.
O primeiro exame de ultrassonografia a ser realizado no inicio da gravidez será indicado pelo médico idealmente a partir da sétima semana de gestação (atraso menstrual de 20 dias), onde já poderá então ser visualizada pelo ultrassom a presença do embrião com batimento cardíaco presente, confirmando assim uma gravidez ...
Ao final da 8. ª semana após a fecundação (10 semanas de gravidez), o embrião é considerado um feto. Durante esse estágio, as estruturas que já se formaram crescem e se desenvolvem.
Pode acontecer de perder o bebê e não ter sangramento?
O aborto retido pode ou não apresentar os sintomas clássicos de um aborto espontâneo. "A mulher pode ter sangramento, ter cólica, e o embrião continua dentro do útero – só que o embrião fica sem vida", explica Tedesco. Nem todo sangramento vaginal durante a gravidez é sinal de aborto, porém.
O que se sabe é até quantas semanas existe risco de perder o bebê, por mais que a gestante se cuide. Depois da 15ª semana, com o avanço da idade gestacional, o cenário se torna mais tranquilo. Nessa fase, o risco de passar pelo processo de abortamento cai para 0,6%.
O exame Beta hCG é indicado quando há suspeita de gravidez, logo após o atraso da menstruação. Vale destacar que os valores de Beta hCG aumentam entre o sexto e oitavo dia de fecundação. Em alguns casos, o médico poderá optar por aguardar até 10 dias da fecundação para ter um resultado mais seguro.
Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.