Quando o cabelo do bebê começa a crescer depois que cai?
A queda natural dos fios começa a ocorrer por volta de quatro ou cinco meses após o nascimento. Em se tratando do eflúvio neonatal, não há o que fazer para o cabelo do bebê parar de cair, trata-se de um processo fisiológico. Mas então, até quantos meses cai o cabelo do bebê? Quando isso deixa de ser natural?
Para alguns bebês, o cabelo pode cair completamente e demorar para voltar a crescer. De um jeito ou de outro, você pode ter certeza de que o cabelo do seu filho crescerá normalmente mais cedo ou mais tarde, mesmo que demore um pouco para aparecer.
A queda de cabelo dos bebês pode começar logo após o nascimento da criança, e geralmente se estende até os seis meses de idade, quando os fios de cabelo definitivos, mais firmes, longos e grossos começam a nascer.
Após um ano o cabelo começa se tornar definitivo. Entretanto, ele ainda mantém mais fino e mais claro por causa da produção de pigmentação. “Somente quando a criança atinge três anos de idade é possível ter uma ideia se o cabelo do seu filho será fino, cacheado e a cor dos fios”, frisa o especialista.
Portanto, as mamães precisam segurar a ansiedade para saber como será exatamente o cabelo do bebê, já que mesmo após o parto os fios passam por transformações de cor e textura. A partir dos 6 meses eles começam a ficar como de fato serão: lisos, cacheados, crespos, finos ou grossos.
O que passar na cabeça do bebê para crescer o cabelo?
Calêndula: com suas propriedades regenerativas, ajuda os folículos capilares a crescer abundantemente, permitindo um cabelo mais espesso. Os antioxidantes ajudam, também, a proteger o cabelo e o couro cabeludo contra os radicais livres que danificam as células.
A vitamina B7, que também é conhecida como biotina, é um nutriente importante para o crescimento saudável dos cabelos e das unhas. Além disso, participa da síntese de gorduras, proteínas e carboidratos4.
A queda natural dos fios começa a ocorrer por volta de quatro ou cinco meses após o nascimento. Em se tratando do eflúvio neonatal, não há o que fazer para o cabelo do bebê parar de cair, trata-se de um processo fisiológico.
Quanto tempo demora para definir a cor da pele do bebê?
Como demora cerca de 1 ano para os melanócitos concluírem seu trabalho, pode ser arriscado dizer a cor dos olhos antes do primeiro aniversário do bebê. A cor não altera muito depois dos primeiros 6 meses de vida, mas pode haver mudança.
Para cuidar do cabelo do seu filho, é importante usar produtos delicados com ingredientes suaves, formulados especialmente para bebés e crianças. Use um champô enriquecido com condicionadores para a natureza delicada do cabelo do bebé.
Na maioria das vezes isso acontece, aproximadamente, até os 9 meses de idade. Nessa época, em que ocorre uma grande circulação de melanina pelo corpo todo, já é possível saber com mais certeza como vai ficar o olho do bebê, ainda que algumas crianças possam ter alterações sutis até os 6 anos de idade.
Durante o inverno, as lavagens podem ser feitas em dias alternados. Contudo, se o bebê tem aquelas casquinhas que descamam no couro cabeludo, a melhor opção é lavar todos os dias.
Se você se perguntar por que o cabelo do seu bebê está demorando para crescer, a resposta pode ser simples: depende da genética. Ela também determina se o fio vai ser grosso, fino, enrolado ou liso.
Qual shampoo estimula o crescimento do cabelo do bebê? O shampoo Chicco BabyMoments, com óleo de calêndula, foi desenvolvido para o cabelo infantil, ajudando no seu crescimento e fortalecimento.
Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.
A melanina, proteína que determina a cor da pele, dos cabelos e dos olhos, é produzida gradativamente pelo nosso organismo. Nos primeiros momentos de vida do bebê, a sua produção é baixa, porém isso pode se alterar ao longo do primeiro ano.
De 0 a 3 anos. O cabelo dos bebês costuma mudar bastante nessa etapa. Eles podem perder muitos fios, que depois voltam a nascer, podem clarear ou escurecer, enrolar ou alisar, por exemplo.
Tais fios, de acordo com o especialista, caem nos primeiros meses de vida e são substituídos pelos ditos terminais (uma prévia de como ficarão os fios definitivos) – o que ocorre até os 2 anos de idade, em média. Por isso, não se assuste: é comum o bebê “perder” os cachos e ficar com o cabelo liso após alguns cortes.
Alguns estudos apontam que até os 2 anos de idade há uma troca total do cabelo, dando lugar a fios mais longos e mais fortes. Há casos em que a criança fica “carequinha”, até mesmo depois de um ano de vida, mas há uma penugem, mas não se preocupe, é normal. Depois dos dois anos de vida, você deve ficar de olho.
Existe uma crença popular de que cortar o cabelo do bebê antes de um ano possa prejudicar o crescimento e a saúde do fio. Essa crença não tem base científica e é apenas um mito. Não há uma regra que proíba cortar o cabelo do bebê no primeiro ano de vida.
Esses pequenos chamam a atenção e levantam uma dúvida: por que algumas crianças nascem com tanto cabelo, enquanto outras são mais "carequinhas"? Na verdade, os bebês já nascem com todos os folículos pilosos, responsáveis pela produção do cabelo, presentes (não irão desenvolver mais nenhum ao longo da vida).
Frutas, vegetais, ovos e carnes magras estão cheios de vitaminas e outras substâncias capazes de deixar os fios mais saudáveis - tudo o que é ... Além disso, se o bebê nascer acima do peso, a chance dele apresentar ... de coco e suco natural) por dia e consumir muitas fibras e frutas.