Quando o celular molha pode colocar dentro do arroz?
"Não coloque o iPhone em um saco de arroz. Se fizer isso, pode permitir que pequenas partículas de arroz danifiquem o iPhone", alerta um guia da Apple sobre como lidar com um celular molhado. O arroz só vai ajudar a remover a umidade externa do aparelho, o que não faz com que ele fique completamente seco.
Quanto tempo o celular tem que ficar dentro do arroz?
Não há um consenso de quanto tempo deixar o celular no arroz. A maioria das recomendações varia de 24 horas a 72 horas, não há muita ciência por trás disso. Uma coisa é certa: quanto mais tempo você deixar, maiores são as chances de poeira dos grãos ou qualquer outra sujeira mais fina ficar dentro do seu smartphone.
Isso porque o cereal absorve água e por ter grãos maiores que os furos, em tese nada ficaria preso no aparelho. Mas a Apple resolveu desmentir a prática. Segundo a marca da maçã, mergulhar seu iPhone em uma tigela de arroz não resolve o problema, como também pode provocar outros danos.
Depois de o celular cair na água, a recomendação é desligar, deixar secar com ar fresco e procurar uma assistência. Usar arroz ou secador de cabelo são métodos que podem danificar o aparelho.
Use um pano seco para remover o excesso de líquido na parte externa. Sem excesso: Tente remover o líquido restante batendo de leve no topo do aparelho, com o conector USB apontado para baixo. Bote para secar: Coloque o telefone em um local seco e com bastante fluxo de ar – pode ser perto de um ventilador.
O ideal é deixar o telefone desligado completamente encoberto em um pote cheio de arroz cru por, pelo menos, 24 horas. A sílica em gel também é uma opção para absorver o excesso de água. No entanto, é preciso ter uma grande quantidade para encobrir o celular, fazendo com que o arroz seja a opção mais fácil.
O problema de um celular pegar umidade é, em primeiro lugar. o curto que a água por ser condutiva pode causar no aparelho. Por isso é importante desligar o celular e se possível remover a bateria.
Como fazer o celular voltar a funcionar depois de cair na água?
O ideal é cobrir todo o celular com os grãos secos, vale até colocá-lo dentro de um pote de arroz. A lógica aqui é que ele irá absorver a umidade do aparelho. Depois disso é só levar para um lugar seco e deixar lá por 24 horas. No dia seguinte, retire o smartphone do meio dos grãos e tente ligá-lo.
O arroz só vai ajudar a remover a umidade externa do aparelho, o que não faz com que ele fique completamente seco. A empresa também orienta que contra “o uso de uma fonte de calor externa ou ar comprimido” ou a inserção de um objeto estranho no conetor, como uma toalha de papel ou cotonete.
Isso porque o arroz ajuda a remover apenas a umidade nas partes externas do dispositivo. Já a água nos componentes internos continuará lá. Por isso, precisamos dizer a verdade: o método de usar o arroz pode até funcionar, mas não há como garantir a sua eficácia, já que depende de diferentes fatores.
A secagem ao ar livre é recomendada para dispositivos que estão encharcados, mas atenção: evite deixar o aparelho no sol – isso pode gerar superaquecimento de um ou mais componentes. A umidade pode continuar no dispositivo mesmo após a secagem. Logo, é melhor não voltar a ligá-lo até levá-lo a uma assistência técnica.
- Não use o secador de cabelo ou forno, pois o calor deforma elementos sensíveis dentro do aparelho. - Não coloque o celular no micro-ondas. Grande parte dos componentes do aparelho é metálica, e a presença de metal nesse tipo de forno pode gerar faíscas e até mesmo causar um incêndio.
O que fazer quando o celular não quer carregar por umidade?
Neste caso, desligue o dispositivo do carregador, limpe com um pano seco ou agite ligeiramente o dispositivo (5-10 vezes) com a porta virada para baixo para soltar o excesso de humidade. Coloque o telefone sobre um pano numa área ventilada, ou seque com uma ventoinha.
Seque ao ar. Após remover a umidade ou as impurezas, deixe o dispositivo secar numa área bem ventilada ou à sombra com ar fresco (de um ventilador). Depois de secar ao ar, leve o dispositivo que foi encharcado a um Centro de Assistência da Samsung assim que possível.
Para solucionar esse problema, limpe o aparelho suavemente com um pano seco e macio e deixe o dispositivo secar completamente antes de usar. Para secar mais rápido, tente usar o vento fresco e/ou agitar o dispositivo algumas vezes enquanto segura o aparelho com o lado do alto-falante para baixo.
A primeira das recomendações caso deixe o celular cair na água é desligar o dispositivo. Em seguida, retire dispositivos removíveis (como cartão SIM), e seque o excesso de água do aparelho. Deixe o celular em um ambiente arejado, e religue-o após, no mínimo, cinco horas.
Quando o celular caiu na água e a tela ficou preta?
Caso ocorra um incidente de contato com a água, é recomendável desligar o celular imediatamente, remover a bateria (se possível) e deixar o dispositivo secar completamente antes de tentar ligá-lo novamente.
Segundo especialistas, o arroz absorve a água que fica acumulada no celular e ajuda a remover a umidade. O ideal é pegar um pote cheio de arroz cru e deixar o telefone completamente encoberto por, pelo menos, 24 horas. A sílica em gel também é uma opção para absorver o excesso de água.
Você não pode colocar o aparelho na tomada segurando-o em suas mãos, pois corre o risco de tomar um choque, caso ainda haja umidade. Assim, você pode carregar o celular depois que caiu na água, tomando os devidos cuidados para não queimar o aparelho e para evitar choques.
Obviamente, além da combinação não resultar no carregamento, ela pode ser perigosa, devido aos riscos de incêndio e explosão da bateria, que pode superaquecer. Ou seja, em hipótese alguma você deve colocar seu celular dentro de um microondas.
Bastante popular, o hábito de deixar o celular no arroz supostamente ajuda a salvar o telefone antes de levá-lo à assistência técnica. Conforme a sabedoria popular, os grãos são capazes de absorver a água acumulada no interior dele, removendo a umidade e evitando o fim trágico.
O valor para arrumar um celular que caiu na água geralmente fica entre R$ 100 e R$ 500. O custo do conserto será maior ou menor dependendo da marca e modelo do aparelho, da gravidade do dano e dos componentes afetados.
Colocar o celular em um pote de arroz é uma das soluções mais conhecidas pelas pessoas e, segundo especialistas, funciona - a depender dos danos, claro. O arroz é um alimento higroscópico, ou seja, tem a propriedade de absorver a água.