As taxas de estradiol variam conforme o período menstrual, e quando a mulher chega à menopausa os níveis diminuem definitivamente. Novamente, apesar de poder haver diferenças de métodos entre os laboratórios, níveis de estradiol constantemente abaixo de 5,5 ng/dL são indicativos de menopausa.
Nas mulheres em fase reprodutiva, a taxa fica entre 30 e 250 picogramas por mililitro (pg/mL) nos primeiros dias do ciclo. No pico de ovulação, os níveis do hormônio ficam entre 100 e 400 pg/mL e, após a ovulação, entre 50 e 250 pg/mL.
Para confirmar a menopausa, o ginecologista indica a realização de alguns exames de sangue, como a dosagem de FSH, LH, prolactina. No caso de ser confirmada a menopausa, o médico pode recomendar que seja feita uma densitometria óssea para avaliar a saúde dos ossos da mulher e o risco de osteoporose.
Mulher adulta na fase folicular: 3,4 - 21,6 mUI/mL; Mulher adulta na fase ovulatória: 5,0 - 20,8 mUI/ml; Mulher adulta na fase lútea: 1,1 - 14,0 mUI/ml; Mulher na menopausa: 23,0 - 150,5 mUI/ml.
Estradiol e a importância da sua reposição na menopausa
Como saber se estou entrando na menopausa pelo exame FSH?
O FSH é o hormônio que controla o ciclo menstrual e estimula a produção de óvulos durante a idade fértil. Na análise, alto nível de FSH no sangue (30,0 UI/L) significa que a função ovariana e a fertilidade diminuíram. Essas características indicam que a menopausa está começando.
O diagnóstico da menopausa é clínico, amenorreia por um ano, com sinais de hipoestrogenemia e níveis séricos elevados de hormônio folículo-estimulante.
Mulheres na fase folicular: entre 22,2 e 218 pg/mL; Mulheres durante o período ovulatório: entre 40,3 e 511,3 pg/mL; Mulheres na fase lútea: 25,3 e 288,6 pg/dL; Mulheres na menopausa, sem realização de terapia de reposição hormonal: até 47 pg/mL.
Os níveis de estradiol são medidos em nanogramas (ng) por litro de sangue (L). Já no sexo masculino, a dosagem de progesterona considerada saudável é de 0,8 a 4,3 ng/dL (28 a 156 pmol/L). - Transtornos alimentares, como anorexia nervosa. - Uso de alguns medicamentos, que podem ser listados pelo médico ou médica.
Qual a dosagem de estradiol para reposição hormonal?
Outros estrogênios disponíveis para reposição oral são o valerato de estradiol e o estriol, este menos potente. As preparações estrogênicas para uso não oral contêm 17-b estradiol, utilizado na dose média de 1,5 mg/dia (gel percutâneo) ou 1-2 adesivos de 25-100 mg, 1 a 2 vezes por semana (via transdérmica).
O estradiol é liberado de forma cíclica durante o ciclo menstrual. E quando a mulher se aproxima da menopausa, a produção desse hormônio cai significativamente — causando perda de massa óssea, ondas de calor, alterações de humor, entre outros sintomas.
No período da menopausa, a taxa de FSH costuma se elevar, indicando assim uma diminuição da produção dos ovários. Apesar de poder variar entre diferentes métodos de avaliação utilizados pelos laboratórios, em geral o resultado do FSH que indica a menopausa é superior a 30,0 UI/L.
O principal sintoma que define a proximidade da menopausa é a irregularidade na menstruação. Pode acontecer de não descer em um mês, ficar meses sem descer ou descer duas vezes no mesmo mês.
A verificação do nível sanguíneo do AMH (Hormônio Antimülleriano) ajuda a identificar se uma mulher entrou ou está perto de entrar na menopausa. Esse teste é útil para mulheres com sintomas de perimenopausa, que também podem apresentar impactos na saúde.
A pior fase dos calores costuma ser no ano anterior à menopausa. O fogacho geralmente começa como uma súbita sensação de calor centralizado na parte superior do tórax e rosto, mas que rapidamente torna-se generalizada.
No climatério há uma diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até cessarem por completo. Estatisticamente, a menopausa ocorre, em média, aos 50 anos. O climatério tem início por volta dos 40 anos e se estende até os 65 anos.
Os níveis de FSH variam de acordo com a idade da paciente. A partir dos 35 anos esses níveis são reduzidos. Se a mulher deseja engravidar, índices maiores do que 15 são preocupantes, pois a reserva ovariana está baixa. Acima de 30 geralmente é um indicativo de menopausa precoce.
O principal sintoma de chegada à perimenopausa é um ciclo menstrual irregular. O período de tempo entre cada menstruação torna-se mais curto ou mais longo e o fluxo menstrual também muda: para algumas mulheres torna-se mais abundante, para outras mais escasso.
Além, da função de preparação do útero, sabe-se que o estradiol tem ação anabolizante no corpo feminino. O efeito anabolizante é responsável por repor e restaurar estruturas importantes como a massa muscular, massa óssea, pele e colágeno, por exemplo.