O coração do feto começa a se formar durante a quinta semana de gravidez. Este é o momento em que as primeiras pulsações cardíacas também têm início. Porém, é somente na sexta semana que o batimento fetal pode começar a ter sentido, e que se torna audível, ao mesmo tempo em que o sistema cardiovascular se desenvolve.
O coração e os principais vasos sanguíneos, aliás, começam a se desenvolver por volta do 16º dia de gestação. Na sexta semana, já é possível visualizar o coração do bebê no ultrassom, com frequência em torno de 100bpm. Na décima semana de gravidez, o embrião é considerado um feto.
Com cerca de 5 semanas de gestação, o coração do seu bebê começa a bater. Nesta fase, a frequência cardíaca fetal é um pouco maior que a da mãe: cerca de 100 batimentos por minuto (BPM). A partir deste ponto, a frequência vai aumentar cerca de 3 batimentos por minuto por dia durante esse primeiro mês.
Oinício da vida aqui não é logo que ocorre a concepção, mas, sim, quando o sistema nervoso do feto ganha caracte‑ rística mais complexas, deixando de ser primitivo. Dessa forma, o início da vida seria constatado por volta do terceiro e quarto mês do desenvolvimento do embrião8.
Curiosidade: O coração do feto começa a bater a partir da 5ª Semana?
Qual o último órgão a ser formado no feto?
Quase todos os órgãos estão totalmente formados após dez semanas da fecundação (o que equivale a 12 semanas de gravidez). As exceções são o cérebro e a medula espinhal, que continuam a se formar e a se desenvolver durante a gravidez.
Existe ainda a corrente dos que afirmam que o feto só se transforma numa pessoa quando começa a produzir ondas cerebrais semelhantes às de um ser humano “pronto” – 8ª semana para uns, 20ª para outros. E, por fim, há os que apontam para a 24ª semana de gestação, quando os pulmões do feto já estão formados.
A segunda teoria, defendida por alguns cientistas, propõem que no 14º dia de gestação começa a vida. No momento em que o embrião se instala no útero materno definitivamente. É neste momento que se iniciam os processos de divisão celular do feto e a formação de seus órgãos.
Bebê prematuro de 21 semanas sobrevive e entra para o Livro dos Recordes. Um bebê prematuro de 21 semanas (entre o 4° e 5° mês de gestação) nascido no ano passado completou seu primeiro ano de vida e se tornou o bebê mais prematuro do mundo a sobreviver, entrando para o Recorde Mundial do Guinness.
Geralmente, a partir da sexta semana de gravidez, por meio de um exame chamado ultrassonografia obstétrica (realizada pela via transvaginal), é possível escutar o som mágico do coraçãozinho batendo.
Início da Capacidade Auditiva. Entre a 18ª a 20ª semana de gestação (por volta dos cinco meses), o sistema auditivo do feto começa a amadurecer, e é nesse momento que o bebê começa a demonstrar sinais de que consegue escutar.
Os batimentos cardíacos do feto também podem indicar algum tipo de anomalia e, em casos mais graves, até parar. Isso pode acontecer devido a pequenos desvios ou estreitamentos nas válvulas de saída dos ventrículos cardíacos, chegando a evoluir para hidropsia, um tipo de insuficiência cardíaca com inchaço.
Na tentativa de estabelecer se o feto é capaz de perceber conscientemente estímulos dolorosos tem-se recorrido a diversas abordagens. Estudos neurobiológicos indicam que, a partir das 30 semanas, o feto tem capacidade anatómica e funcional para sentir dor.
Toda a formação do bebê acontece nas 12 primeiras semanas de gestação. O primeiro trimestre é um período muito importante. Depois os órgãos crescem e amadurecem. Se considerarmos que o bebê está completamente formado e com o pulmão maduro (último órgão a amadurecer), conforme a literatura, são necessárias 37 semanas.
A vida começa na 3ª semana de gravidez, quando é estabelecida a individualidade humana. Isso porque até 12 dias após a fecundação o embrião ainda é capaz de se dividir e dar origem a duas ou mais pessoas.
Os bracinhos e perninhas também já começam a despontar. Na 7ª semana, o coração já possui quatro câmaras bem definidas e os batimentos cardíacos podem ser ouvidos. Além disso, órgãos como o fígado, intestino e estômago também já começaram a se desenvolver.
Ao apresentar características semelhantes a uma bola compacta de células, podemos dizer que ele está em estágio de mórula. Depois, cerca de cinco dias depois da fecundação, com o surgimento de uma cavidade rica em líquido em seu interior, o zigoto inicia seu estágio de blástula, ou blastocisto.
A concepção geralmente acontece de 11 a 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Assim, se a mulher souber qual foi o primeiro dia da última menstruação, consegue estimar um período de 10 dias no qual pode ter acontecido a concepção.
De modo geral, as diferenças entre o feto masculino e o feminino variam de acordo com cada gestação. Em muitos casos, o bebê do sexo masculino apresenta maior peso e comprimento, porém isso não é uma regra. Além disso, não há interferência em formato da barriga ou “desejo” da grávida, por exemplo.
O coração é o primeiro órgão a ser formado no período embrionário e todos os eventos seguintes na vida do organismo dependem da habilidade deste órgão de equivaler o seu rendimento com a demanda do organismo por oxigênio e nutrientes.
Desse ponto em diante, o feto irá, essencialmente, crescer e desenvolver seus tecidos. Não há um tempo exato da "viabilidade" fetal (a habilidade de sobreviver fora do útero), mas um feto que tem ao menos 24 semanas pode ser "viável" (sobreviver) se for dado cuidado intensivo após o parto.
Quantas semanas de gestação dá para ouvir o coração?
Normalmente, é possível ouvir o coração do bebê a partir de 6 semanas de gestação, por meio da Ultrassonografia ou Ecografia Obstétrica transvaginal de 1º trimestre, aconselhada a fazer até a 11ª semana de gravidez.
Em qual mês após a fecundação o coração começou a bater?
5. ª semana: o coração começa a bater e a maioria dos outros órgãos começa a se desenvolver, seguidos pelo cérebro e pela medula espinhal. 10. ª semana: o embrião é considerado um feto.