Pode descontar do salário por erro?
Desconto no salário por danos causados só pode ser realizado com prova de culpa ou dolo do empregado. O artigo 462 da CLT, que contempla o princípio da intangibilidade do salário, prevê, em seu parágrafo 1º, a possibilidade de o empregador realizar descontos por danos causados pelo empregado.Quais danos causados pelo funcionário pode ser descontado?
Existem dois tipos de danos que podem ocasionar descontos no salário do empregado: decorrente de dolo e de culpa. O artigo 462, § 1º da CLT determina que poderá haver desconto no salário em razão de dano causado com dolo pelo empregado.Sou obrigado a pagar algo que quebrei no trabalho?
O empregador deve pagar ao empregado o salário que foi combinado, ainda que a empresa não tenha dado lucro naquele mês. Não pode, portanto, sair descontando valores somente porque o resultado não foi como esperava. No entanto, algumas situações permitem o desconto, como é o caso das faltas não justificadas.O que a empresa não pode descontar do funcionário?
Segundo Constituição Federal, no Artigo 462, da Consolidação das Leis do Trabalho, "ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo".POSSO DESCONTAR QUANDO O EMPREGADO ERRA
Quem responde pelo erro do funcionário?
Instruções: Utilizar em sentenças de responsabilidade civil onde não houver a aplicação da figura do bystander, para fundamentar o dever do empregador (responsabilidade objetiva) de responder pelo ato praticado pelo seu empregado (responsabilidade subjetiva).Quanto tempo a empresa tem para corrigir pagamento errado?
Após a identificação do pagamento errado, a empresa tem até o 5º dia útil do mês seguinte para regularizar a situação, de acordo com o Artigo 459, parágrafo 1º, da CLT. Lembrando que, para efeitos de pagamento, o sábado é considerado dia útil sem expediente bancário.Pode descontar material quebrado de funcionário?
Se o empregado quebra um material de trabalho ou estraga um aparelho, por exemplo, sem ter tido a intenção de causar o dano, esse desconto só pode ser feito se tiver a previsão no contrato, ou então, com autorização posterior dele.Quando quebra algo no trabalho?
Em caso de dano causado pelo empregado, somente é lícito o desconto salarial, quando caracterizada a sua culpa ou dolo, bem como na hipótese em que esta possibilidade tenha sido acordada previamente. Aplicação do art. 462, § 1º, da CLT. Espécie em que não há prova de que o empregado tenha dado causa ao dano.Quando falta dinheiro no caixa pode descontar do funcionário?
Assim, se houver de fato uma quebra de caixa, é possível o desconto justamente porque existe o recebimento dessa parcela. Contudo, se não houver quebra de caixa, o valor é destinado integralmente ao trabalhador e é bom lembrar que tem natureza salarial.Qual o valor máximo que a empresa pode descontar do funcionário?
Isso, contudo, corresponde ao limite de cada uma das parcelas. Ao todo elas não podem ultrapassar 70% do valor do salário do trabalhador. Ou seja, ele tem o direito de receber ao menos 30% da remuneração, independentemente do número de descontos que recaiam.Qual o valor máximo que pode ser descontado na rescisão?
O valor máximo a ser descontado na rescisão trabalhista é equivalente ao salário da pessoa que está de saída da empresa. É fundamental ter atenção a esse limite porque, com uma lista de possíveis descontos tão grande como a que acabamos de ver, os descontos podem consumir boa parte das verbas rescisórias.O que é dolo do empregado?
Conduta dolosa é aquela em que a pessoa age intencionalmente para alcançar um resultado. Ela se diferencia da conduta culposa, que é aquela em que não se tem a intenção de se chegar ao resultado, mas isso decorre de um comportamento negligente, imprudente ou não feito com a habilidade apropriada.O que é obrigatório descontar do salário?
Quais os descontos salariais previstos por lei? Os descontos obrigatórios previstos em lei que incidem sobre o salário bruto e também sobre outros vencimentos, como gratificação por função e hora extra, são dois, sendo eles o INSS e o IRRF.Pode descontar juros do funcionário?
O artigo 462 da CLT autoriza o desconto de danos causados pelo empregado, desde que isso tenha sido estipulado no contrato de trabalho assinado pelo funcionário. Mas é importante saber que todo instrumento de trabalho deve ser fornecido pela empresa e que o desconto deve ser sempre igual ao valor de custo.Pode ou não pode descontar do salário do empregado o pagamento do conserto do veículo da empresa?
Primeiro, de acordo com a Lei da CLT — Consolidação das Leis do Trabalho, quando o dano for causado pelo empregado, o desconto será permitido, desde que haja previsão preestabelecida em contrato. Entretanto, na falta de previsão, o desconto será legal apenas se houver comprovação da intenção do empregado.Sou obrigado a usar o celular corporativo?
Embora não exista uma lei específica que regule o uso do telefone particular para o trabalho, decisões trabalhistas têm reconhecido o direito dos trabalhadores à indenização quando usam seus celulares pessoais para fins profissionais.O que acontece se eu quebrar o notebook da empresa?
Na prática, o empregador só pode descontar do salário do funcionário algum aparelho ou objeto danificado se o profissional o tiver quebrado intencionalmente. No caso dos computadores, por exemplo, “se o aparelho quebrar durante o expediente, não pode haver o desconto”, explica o advogado Luiz Fernando Alouche.Quanto tempo eu tenho para colocar a empresa na justiça?
Prazo para a abertura de processo trabalhistaA gente explica primeiro o de dois anos. Esse é o tempo que um empregado tem para ingressar com uma ação contra a sua ex-empresa. É a chamada prescrição bienal. Depois de dois anos da saída do funcionário, a justiça passa a entender que qualquer débito já prescreveu .
O que acontece se eu não assinar a rescisão?
Quando o empregado não comparece para a assinatura da rescisão do contrato de trabalho ou se recusa em receber as verbas rescisórias, o empregador deverá efetuar o pagamento das verbas rescisórias, no prazo de até 10 dias, contados a partir do término do contrato, mediante depósito bancário ou depósito judicial em ação ...O que acontece se eu não concordar com a rescisão?
Havendo a recusa do empregado em receber as verbas rescisórias ou se este não comparece para a homologação da rescisão, cabe ao empregador efetuar o pagamento do valor líquido das verbas rescisórias no prazo estipulado, pois se o empregador não efetuar o pagamento somente sob a alegação de que o empregado se recusou a ...O que fazer quando um funcionário comete um erro?
Aprenda como superar um erro no trabalho
- Evite entrar em pânico. A primeira ação, ao perceber que errou, é não se desesperar. ...
- Reconheça seu erro e o assuma. Também é fundamental reconhecer e assumir. ...
- Fale com o gestor. ...
- Apresente soluções. ...
- Aprenda com o erro. ...
- Compartilhe seu aprendizado.
Como corrigir um erro do funcionário?
Foco na solução e não apenas em erros no trabalho
- Esclareça as verdadeiras prioridades atuais da empresa.
- Não foque no problema, foque na solução.
- Tome atitudes de cabeça fria, baseadas em reflexão e estratégia.
- Avalie o histórico do colaborador antes de pensar em puní-lo.
- Converse com o colaborador em particular.
Como lidar com erros de funcionários?
Como lidar com o erro no trabalho e o que fazer nesses casos?
- Admita o erro. O primeiro passo para eliminar futuros problemas com os líderes é admitir os erros cometidos. ...
- Não entre em pânico. ...
- Foque na solução. ...
- Seja otimista. ...
- Converse com o seu gestor. ...
- Peça desculpas. ...
- Compartilhe o seu aprendizado.