“O primeiro registro da palavra 'marketing' é atribuído a um livro americano de 1922, que tratava da distribuição de alimentos”, afirma Marcelo Boschi, coordenador de marketing estratégico da ESPM Rio. O conceito dessa técnica/ciência é uma herança da Revolução Industrial (entre os séculos 18 e 19).
A origem do marketing não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J. Reilly.
O Marketing nasceu com a revolução industrial, quando a fabricação de produtos passou a ser feita em grande escala, aumentando as opções dos clientes. Isso deu origem a necessidade das empresas conquistarem melhor o seu público-alvo para convencê-los de que aquele produto era melhor que outro.
A origem do marketing como conceito não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J. Reilly.
O marketing no Brasil teve início na década de 1950. Esse momento histórico foi marcado pelo processo de industrialização e mudanças tecnológicas profundas durante o governo de Juscelino Kubistchek. A televisão chegou ao país promovendo uma verdadeira revolução.
A evolução do Marketing, segundo Philip Kotler, é dado na divisão em etapas: Marketing 1.0 no qual era totalmente voltado ao produto, Marketing 2.0 voltado ao consumidor, Marketing 3.0 centrado aos valores, Marketing 4.0 ao mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar humano.
Conhecida como a primeira era do Marketing, o Marketing 1.0 surgiu no começo da revolução industrial. Ele foi ganhando mais força com o decorrer do tempo e com a evolução dos sistemas de produção em massa e gestão, movimento conhecido como Fordismo.
As propagandas de massa eram um dos jeitos mais convencionais para realizar a divulgação de algum produto ou serviço, utilizando rádios e TV, duas mídias que tinham um grande alcance antigamente, sendo meios de comunicação que batiam picos de audiência e eram consumidos diariamente.
Esse momento do marketing também foi conhecido como Fordismo, onde havia a padronização de produtos para redução de custos, otimização de processos, gerando preços acessíveis e o aumento de vendas. A comunicação era em massa, os custos de produção eram elevados e o retorno acontecia a longo prazo.
Nascido em Chicago, Illinois, este renomado autor tem sido o titular da cadeira de Marketing Internacional na Northwestern University desde 1988, um dos mais importantes centros de estudo de negócios do mundo.
São muitas as alcunhas atribuídas a Philip Kotler quando o assunto é marketing. O professor estadunidense, PHD em economia pelo MIT e pós-doutorado em matemática por Harvard, é autor de uma verdadeira coleção de livros e artigos que revolucionaram a forma como o mercado é entendido.
Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. O marketing identifica necessidades e desejos não atendidos. Ele define, dimensiona e quantifica o tamanho do mercado identificado e do lucro potencial.
O marketing vem evoluindo conforme as necessidades das empresas e do mercado desde a era industrial. A primeira etapa do marketing moderno corresponde ao surgimento da publicidade comercial no século XIX. Assim, a publicidade surgiu com o objetivo de divulgar os produtos das empresas e atrair novos clientes.
Em poucas palavras, ele define que marketing é “suprir necessidades gerando lucro”. Essas definições não deixam escapar, também, o objetivo central das empresas: o lucro. Afinal, é isso que garante a sua sobrevivência e competitividade no mercado ― e esse é um dos motivos de existir do marketing.
O marketing é um conjunto de táticas de mercado que auxiliam no crescimento da empresa. O marketing tem como objetivo descobrir quem é o seu cliente, conhecer melhor o seu público-alvo e criar estratégias, a fim de chamar sua atenção e conquistá-lo.
Dessa forma, o termo Marketing Digital surgiu nos anos 90 juntamente com a invenção da internet. A princípio, o canal de comunicação era direto: O produtor de conteúdo (empresas) produzia material para o público por meio de canais de comunicação.
O marketing tradicional dependia das mídias impressas, dos anúncios televisivos e do rádio, enquanto que agora existe uma gama de novas ferramentas e plataformas digitais para alcançar audiências. Estas ferramentas incluem websites, meios de comunicação social, conteúdos de vídeo, plataformas de marketing e muito mais.
A internet teve o seu boom em 1990, com fins de cunho pessoal também. Estes foram os acontecimentos que culminaram para a evolução do Marketing para a era digital. Afinal, foram com os computadores e impressoras pessoais que os anúncios tornaram-se ainda mais importantes e com resultados mais robustos e visíveis.
marketing nasceu no Brasil, na década de cinqüenta, em um contexto de baixa oferta de mercadorias, mercado restrito e número pequeno de empresas. Os setores agrícola e comercial dominavam a economia. O setor industrial era ainda pouco desenvolvido e atendia basicamente às necessidades locais.
Vale falar que marketing é uma palavra do idioma inglês, sendo derivada de market (mercado). Por isso, o marketing é muito além de vender um produto ou serviço e engloba também outras atividades relacionadas ao mercado.
Em qual década começa a surgir a era do marketing?
Anos depois, essa invenção impulsionaria a produção dos primeiros anúncios impressos. Mas foi depois da primeira Revolução Industrial, nos séculos XVIII e XIX, que o conceito de marketing tal qual conhecemos hoje começa a tomar forma. Afinal, eram tempos de produção em massa como nunca visto antes.
Como era o marketing em 1970? Havia mais atenção para itens como preço e qualidade dos produtos. O marketing deixou de ser uma opção e passou a ser essencial para a sobrevivência. Nessa década surgiram definições de público-alvo e segmentação de mercado.
O marketing digital teve origem no surgimento da era da informação. Dessa forma, ele surge paralelamente ao nascimento da internet, estimada na década de 1960, e popularizando-se nas décadas de 1980 e 1990. Assim como nos dias atuais, essa estratégia digital era utilizada com intuito de alavancar um negócio.
O marketing é uma filosofia de gestão: baseada num foco nos mercados e na criação de valor. Uma filosofia de gestão tem que ser abrangente pois se só estiver focada em criar valor para a própria organização é uma gestão fechada em si mesma. Não tem uma visão do mundo, não tem uma visão de sociedade…
Vamos falar de 12 tipos de estratégia de marketing. São eles: Digital, de Conteúdo, Inbound, Outbound, de Relacionamento, de Produto, de Guerrilha, Viral, Endomarketing, Social, Pessoal e Humanizado. Como dissemos acima, eles não são isolados entre si.