Certifique-se de que antes de medir o óleo, o carro esteja na horizontal, com o motor parado e frio. Se você verificar o nível do óleo com o motor quente, uma margem de erro pode aparecer na medição do nível, fazendo com que ele marque mais do que realmente existe, devido à expansão dos materiais.
A primeira razão é o consumo por evaporação, devido ao fato de o lubrificante trabalhar aquecido. Outra fonte do consumo é por diluição de combustível não queimado, o qual diminui sua viscosidade, permitindo que uma pequena parcela passe para a câmara de combustão e seja queimada.
Ou seja, na partida do motor, óleo frio, viscosidade alta; e, motor funcionando, alta temperatura, viscosidade baixa. Mas será que à medida que o motor vai esquentando, todo óleo diminui sua viscosidade na mesma medida e do mesmo jeito? Não, pois vai depender do índice de viscosidade.
Quais são os sintomas de falha de pressão de óleo?
Uma das luzes de alerta mais importante no painel do carro é aquela que mostra a falta de pressão de óleo no sistema de lubrificação do motor. É uma luz, em geral, vermelha, que mostra uma almotolia, aquele instrumento que injeta óleo, que parece um bule de café.
Por que andar com óleo abaixo do nível mínimo prejudica o carro? Quando isso acontece, o motor começa a ter pouca lubrificação, gerando desgaste mais rápido dos componentes. Outro problema é um possível superaquecimento, levando-o a fundir.
Quanto tempo devo esperar para medir o óleo do motor?
Para verificar o nível do óleo de motor, primeiro estacione o carro num lugar plano. Aguarde pelo menos 10 minutos, para que o óleo drene do motor para o cárter.
Como identificar sinais de que o motor está queimando óleo?
Mas existem dois sinais que podem ajudar. O primeiro é quando a fumaça que sai do escapamento começa a ficar azulada. Isso indica que o óleo está sendo queimado, mas ainda em pequenas proporções. O segundo sinal é que o motor começa a ficar fraco, perdendo a força.
Quanto ele pode baixar na vareta? Não existe uma regra, mas há um consenso na indústria automobilística de ser razoável o óleo do motor baixar cerca de um litro a cada 5.000 km em um carro pouco rodado. Se sua quilometragem for elevada, perto de 100 mil km, admite-se um consumo de até um litro por mil quilômetros.
Adicionar mais óleo do que o necessário sobrecarrega o motor, que vai ter de fazer mais força e consumir mais combustível para funcionar. Além de comprometer a eficiência, o excesso de óleo pode levar a quebra de componentes, vazamentos e até mesmo fundir o propulsor.
Deve haver duas pequenas marcas na ponta da vareta, uma correspondente ao nível máximo de óleo, e a outra, ao nível mínimo. A marcação do nível mínimo é a mais próxima da ponta. Em um carro com a quantidade correta de óleo, cujo motor está frio, o nível na vareta deve estar na metade da distância entre as duas marcas.
Dentro dos limites que o fabricante estabelece, é normal haver uma variação no nível do óleo e ser preciso completa-lo. O ideal é utilizar a mesma marca e as mesmas especificações do lubrificante que está no motor.
Em média, o motor do carro leva de 30 a 45 minutos para esfriar por completo. Porém, para garantir a sua segurança, é importante não abrir o capô do carro imediatamente após desligar o motor, pois o líquido de arrefecimento ainda estará quente e pode causar queimaduras.
O motor deve estar quente na troca de óleo e frio na verificação do nível. Há muita dúvida sobre isso, mas é preciso enfatizar que não se trata de um mito. É extremamente aconselhável que você troque o óleo com o motor aquecido, mas que verifique o seu nível apenas quando ele estiver frio.
Até o óleo descer para o cárter, onde a vareta faz a medição, demora alguns minutos depois que o carro é desligado. Assim, essa checagem é feita de forma errada. Para medir corretamente o nível de óleo do motor é preciso que o carro esteja em repouso por pelo menos 30 minutos.
Se o óleo leva 2,8 segundos para alcançar o último ponto de lubrificação do motor em baixas temperaturas no caso dos óleos 0W-XX, no caso dos óleos 15W-XX esse tempo sobe para 48 segundos. Este fator tem uma influência decisiva na vida útil de um motor.
Frequência recomendada para verificar o óleo de motor. Você só precisa de um minuto para verificá-lo, uma vez por semana, o que pode evitar que o motor tenha problemas graves.
Se o nível de óleo do motor do veículo for baixo, podem ocorrer vários sintomas, como uma luz de aviso no painel de instrumentos, sons do motor mais fortes ou ruidosos que o normal, uma perda de potência do motor ou um aumento do consumo de combustível.
Qual é o barulho de um motor fundido? Em seu estágio inicial, é possível ouvir leves ruídos vindos do motor. Esses ruídos indicam que está havendo atrito entre as peças metálicas A próxima fase é de barulhos estridentes.
Em condições normais de uso, o óleo deve ser trocado entre 10 e 15 mil quilômetros rodados, ou por tempo, a cada seis meses. Mas esse valor pode ser inferior caso seu cliente tenha o costume de usar o veículo em terrenos irregulares, ou tenha que enfrentar muitos engarrafamentos.
Primeiramente, cabe destacar que o nível de óleo do motor pode baixar um pouco entre os procedimentos de troca. Isso é perfeitamente normal, desde que a variação seja pequena.
Como saber se a bomba de óleo não está funcionando?
Embora possa parecer um tanto óbvio ou simples, uma maneira muito útil de encontrar falhas em nossa bomba de óleo é ouvir ruídos . Graças ao óleo distribuído pela bomba, as peças movem-se suavemente sem produzir ruídos altos. Quando a bomba de óleo falha e a lubrificação é fraca, ocorre o efeito oposto.
A baixa viscosidade pode ser o resultado de vários fatores, como diluição por combustível, seleção incorreta da viscosidade do lubrificante ou temperaturas excessivas devido a sobrecarga ou falha do sistema de arrefecimento.