Um deles, o oxigênio, na maioria das vezes apresentará NOX igual -2, a menos que esteja ligado ao flúor (OF2 e O2F2), em peróxidos ou superóxidos. Já o hidrogênio quase sempre terá a carga igual a +1, tendo carga igual a -1 em alguns compostos da classe dos hidretos (compostos binários de hidrogênio).
O Nox do elemento oxigênio [O], na maioria dos seus compostos, é -2. Ex.: CO, H2O, H2SO4, C6H12O6. Nos peróxidos (O2)-2, o Nox do oxigênio é -1: H2O2, Na2O2.
O NOX, ou Número de Oxidação, é um número com carga positiva ou negativa que indica se um determinado átomo está com deficiência ou maior quantidade de elétrons quando estabelece uma ligação química com outro átomo, igual ou diferente a ele, ou em uma reação química.
A depender do tipo de ligação química realizada pelo átomo, podemos saber se ele terá um nox positivo ou negativo. Por exemplo, na ligação iônica, que acontece entre um metal e um ametal, no caso hidreto de sódio (NaH), o sódio é que é um metal e perde elétron tem nox positivo, enquanto o hidrogênio tem nox negativo.
Equação para o nox total: Como a molécula é neutra, a soma dos números de oxidação deve ser igual a zero. Calcular o nox do enxofre: No S O 2 SO_2 SO2, há dois átomos de oxigênio. Assim, a contribuição total do oxigênio é 2 × ( − 2 ) = − 4 2 \times (-2) = -4 2×(−2)=−4.
NO2- tem o oxigênio com nox – 2, como são 2 elementos e ainda sobra uma carga negativa, o nox do N é +3. NO3- tem o oxigênio com nox -2, como são 3 elementos e ainda sobra uma carga negativa, o N precisa ter nox +5.
NOX fixo – os elementos da família 1ª possuem NOX fixo igual a + 1; enquanto metais alcalinos terrosos, igual a + 2; Prata, Zinco e Alumínio possuem NOX fixo +1, +2 e +3, respectivamente.
O NOX se forma no processo de combustão pela reação do nitrogênio do combustível com oxigênio. As maiores taxas de formação de NOX são encontradas em regiões da câmara de combustão onde o teor de oxigênio é elevado. A queima de combustíveis com maior teor de nitrogênio tende a formar mais NOX (Figura 1).
Para determinar o número de oxidação (nox) dos elementos em destaque na fórmula K2MnO4, devemos considerar algumas regras: - O número de oxidação do potássio (K) é sempre +1, pois é um metal alcalino.
Por fim, no caso de um elemento ou de substâncias simples, que são aquelas compostas de átomos de apenas um tipo de elemento, temos que o Nox é igual a zero. Alguns exemplos e substâncias assim são: O2, N2, H2, He, etc.
1ª regra: O Nox de cada átomo em uma substância simples é sempre zero. Neste caso, como os átomos apresentam a mesma eletronegatividade, numa eventual quebra da ligação, nenhum perde ou ganha elétrons . 2ª regra: O Nox de um íon monoatômico é sempre igual à sua própria carga.
Para calcularmos o nox dos elementos de uma substância devemos igualar a soma das cargas à 0. Caso seja um íon devemos igualar a soma dos nox a carga do íon. E em substâncias simples o nox é sempre igual a 0.
Dois dos óxidos de nitrogênio mais significativas são toxicologicamente óxido nítrico e dióxido de nitrogênio; O óxido nítrico é um gás de cheiro doce afiado à temperatura ambiente, ao passo que o dióxido de nitrogênio tem um odor forte, duro e é um líquido à temperatura ambiente, tornando-se um gás castanho- ...
No caso de um elemento ou de substâncias simples, que são aquelas compostas de átomos de apenas um tipo de elemento, temos que o NOX é igual a zero. Alguns exemplos de substâncias assim são: O2, N2, H2, He, etc.
Assim, o NOX (número de oxidação) do flúor é (-1), o qual expressa a sua tendência ao fazer apenas uma ligação química, em molécula orgânica ou inorgânica.
NaCl: por ser uma substância composta, a soma dos números de oxidação do Na e do Cl deve ser igual a 0. Como o NOX do Na é fixo e igual +1, o Cl deve apresentar um NOX igual a -1.
Portanto, o nox do fósforo (P) no íon PO3^3- é +3. d) No caso do composto H2SO4, podemos usar o mesmo raciocínio para determinar os números de oxidação dos elementos.
Potássio (K): apresenta NOX +1 porque pertence à família IA da tabela periódica. Oxigênio (O): apresenta NOX -2 quando acompanhado por um ametal ou pelo hidrogênio (desde que a quantidade de átomos de oxigênio não seja igual a 2, por exemplo, H2O2).