Consequências de andar com o pneu furado Primeiramente, a estabilidade do carro é comprometida, tornando a condução mais difícil e arriscada. Assim como a tração do veículo também é afetada, podendo resultar em perda de controle durante curvas ou situações de emergência.
Não tente seguir viagem com o pneu furado pois quanto maior a distância percorrida maior será a instabilidade do carro e os riscos de acidente. Além disso, o pneu furado perde o ar e fica murcho, assim o contato da roda com o chão é inevitável.
A maioria dos pneus run flat normalmente rodará por pelo menos 80 quilômetros a uma velocidade razoável, certamente uma distância suficiente para organizar uma troca segura em quase todas as situações incomuns.
"Pneus com índice W, com limite de velocidade de até 270 km/h, podem ter a banda de rodagem reparada por perfurações com até três milímetros. Se os flancos forem atingidos esses pneus devem ser substituídos.
Como o comportamento do carro se torna instável, você pode até perder o controle e causar um grave acidente — especialmente em situações que exigem mudança rápida de direção ou uma frenagem de emergência.
Meu acidente! O pneu furou ! Caí na frente da carreta!!
O que acontece se andar com o pneu vazio?
Assim como a tração do veículo também é afetada, podendo resultar em perda de controle durante curvas ou situações de emergência. Outra consequência comum está relacionada ao desgaste irregular dos pneus, principalmente se o condutor continuar dirigindo por longas distâncias com o pneu danificado.
A dirigibilidade, frenagem e o desempenho do carro ficam comprometidos ao rodar com um pneu furado, e por isso a primeira coisa a se fazer é procurar um local seguro para parar. Caso não seja possível, ligue o pisca alerta e ande devagar, não passando dos 20 km/h.
A sensação de trepidação no veículo é um grande sinal de que o pneu pode estar furado. Quando o pneu esvazia, o peso do carro faz com que a roda comprima a borracha no asfalto lacerando a mesma e assim provocando ondulações.
Quanto tempo leva um pneu furado a esvaziar? Se tiver um prego pequeno no centro da banda de rodagem e não estiver muito quente, o pneu pode levar vários dias a esvaziar. Mas, se o caso for mais grave (por exemplo, se o pneu se rasgou), esvaziará em pouco tempo.
O que poderia acontecer se você dirigir em um pneu furado
Supondo que você conduz com um pneu furado por um longo período de tempo, é uma convicção de que você vai prejudicar algo como uma coisa no seu veículo. Isso pode ocorrer. Um pneu perfurado é apenas isso: um pneu perfurado. Isso não significa que esteja morto!
Nesse caso, o pneu não é reparável e precisa ser substituído. Se o corte não for profundo, pode não ser um perigo imediato, mas o dano pode aumentar e comprometer sua segurança.
Felizmente, é possível dirigir por mais cerca de 200 metros, mesmo nos piores casos. Dirigir com um pneu furado não é recomendável, pois pode causar danos permanentes às rodas, mas há situações onde não há como parar o carro.
De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), todos os tipos de pneus podem ser consertados desde que o furo não passe de 6 milímetros de diâmetro, caso passe disso, o pneu deve ser trocado.
Rodar vazio também pode danificar a roda, uma vez que gerar um esforço anormal sobre as bordas do aro, pode causar seu empenamento e danos permanentes. Outras partes do veículo também sofrem com a rodagem dos pneus sem ar, incluindo suspensão, componentes do sistema de freios, para-lamas, etc.
Segundo a fabricante de pneus, o indicado é o reparo tipo plug a frio. “Com ele há uma vedação completa da perfuração, evitando assim a infiltração de contaminações como água, ar, poeira e terra para dentro da estrutura do pneu”, diz o gerente de produtos Fábio Magliano.
A causa natural do esvaziamento de um pneu é a permeação, que consiste do processo de passagem de ar através da borracha. Normalmente isso libera de 1 até 3 libras de pressão (PSI) por mês, por isso é importante sempre ter atenção aos pneus e calibrá-los na frequência certa.
A legislação determina que um pneu deve ser trocado quando os sulcos da banda de rodagem (rasgos no pneu) tiverem menos de 1,6 mm de altura. Esse limite é indicado em seus pneus por indicadores de banda de rodagem, pequenas áreas em relevo entre os sulcos que medem essa altura com precisão.
Devido as constantes mudanças de temperatura como dias quentes, frios e chuvosos, o material que está em contato com o solo sofre algumas alterações fazendo com que as moléculas de ar escapem, isso faz com que a pressão de inflação diminua, portanto, é comum que os pneus acabem murchando.
Andar com o pneu murcho é perigoso tanto para o motorista, quanto para os passageiros do veículo. Isso porque a baixa pressão do pneu afeta a direção do automóvel, principalmente nas curvas e na frenagens. Em curvas, por exemplo, o carro entra de forma lenta e desalinhada, já que há falta de aderência ao solo.
Os furos geralmente são provocados por objetos pontiagudos como pregos, parafusos, pedras e vidros partidos. Até mesmo o fato de encostar o pneu no meio fio, dependendo do ângulo e da velocidade, pode ser suficiente para o pneu furar.
Na verdade há estatísticas em escala europeia que indicam que a média é entre 25.000 e 50.000 km para motoristas que geralmente dirigem de forma normal, com picos que podem alcançar 75.000 km no caso de uma condução mais relaxada, mas esse número pode cair para abaixo de 10.000 km se o motorista não abrir mão de tirar ...