Alguns índices são tomados como base para considerar o PSA em um nível “normal”, sendo avaliados de acordo com a idade do paciente. Até 49 anos, o nível pode ser de zero a 2.5 ng/mL, já de 50 a 59 anos é considerado 3.5 ng/mL, entre 60 a 69 anos 4.5 ng/mL e a partir de 70 anos de idade o nível pode ser de 6.5 ng/mL.
Ter um PSA baixo significa não ter câncer próstata.
Assim como um valor alto não significa necessariamente que um homem tenha a doença, um valor baixo não significa não ter a doença. Para ter um quadro mais completo da saúde da sua próstata, é necessário realizar: o PSA, o exame de toque retal e a biópsia da próstata.
O valor de PSA total considerado normal está em até 4,0 ng/mL. Pacientes que apresentam nível maior que 10 ng/mL, possuem alta probabilidade de serem encaminhados para biópsia retal diagnóstica, uma vez que pode significar câncer de próstata.
A maneira de expressar o PSA indetectável varia de acordo com o laboratório , mas de maneira geral toda vez que tivermos “0,0...” já significa que o mesmo é indetectável . Ou seja, 0,04 = 0,09 = 0,03= <0,04 e assim por diante. No momento, seu exame significa que você está, nem que seja temporariamente , curado!
É possível dizer que quando os índices do PSA estão entre 0 e 2,5 ng/ml o exame é considerado normal, mas outros fatores como idade, etnia, atividades estimuladoras da próstata e até uso de medicamentos poderão alterar essas métricas.
Qual o tamanho da próstata com maior risco de câncer? Quando o PSA é considerado muito alto?
O que significa PSA 0 65?
A quantidade de PSA no sangue é medida em nanogramas por mililitro de sangue (ng/ml). Sendo assim, um valor considerado normal pode variar de 0 a 4,0 ng/ml. Para cada faixa de idade, podemos aceitar um nível diferente, ou seja, um PSA normal para 60 ou 70 anos pode não ser o mesmo aos 50 anos.
Na maioria dos casos, quando mais elevado for o valor de PSA total maior é suspeita de câncer de próstata e, por isso, quando o valor é superior a 10 ng/ml as chances de estar desenvolvendo câncer de próstata é de 50%.
PSA total 0,48 ng/ml é considerado cancer de próstata em homens com 54 anos. Olá! Esse valor de PSA é normal para sua idade. Porém, além do PSA, é importante realizar o toque retal e avaliar se o paciente tem sintomas urinários.
O valor de referência de “normalidade” do PSA é de 4 ng/dl. No câncer de próstata, a produção desta substância é aumentada. De uma maneira geral, a chance de detectar câncer de próstata em um indivíduo com PSA acima de 4 ng/dl é em torno de 30%.
O valor de 4 nanogramas por ml é geralmente considerado o limite normal do PSA. Valores acima de 10 são preocupantes, e acima de 20, muito preocupantes. No entanto, esses números podem variar dependendo do tamanho da próstata do indivíduo.
Relação PSA livre/PSA total superior a 40%: A biópsia prostática é menos provável de ser recomendada, a menos que haja outros factores de risco significativos.
Em casos de cirurgias radicais ( retirada de toda a próstata) o PSA tende a zerar (ex. 0,001). Mas em casos em que o tratamento escolhido for a radioterapia, o valor do PSA oscila bastante, mas tende a cair a níveis inferiores a 1,0.
Existem remédios que diminuem o volume da próstata, um deles é a dutasterida ou finasterida e, reduzindo o tamanho da próstata, o PSA consequentemente acompanha e vai ser diminuído.
A maioria dos homens sem câncer de próstata tem níveis de PSA inferiores a 4 ng/ml de sangue. Ainda assim, um nível abaixo desse valor não é uma garantia de que um homem não tenha câncer. Homens com níveis de PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance de 25% de ter a doença.
Regra geral, é prescrito quando o valor total do PSA se situa entre os 4 e os 10 ng/ml. Quando esta relação é inferior a 15% (ou 0,15), considera-se que existe uma maior probabilidade de tumor. Por outro lado, se for superior a 20% ou 25%, o risco é menor.
O nível considerado normal em homens de meia idade é abaixo de 4 ng/ml. Mas quanto mais alto o valor do PSA, maior a chance de estarmos diante de problemas sérios na próstata, incluindo o câncer. O PSA elevado pode estar associado a infecções, traumas e procedimentos urológicos.
Os valores de PSA total até 2,5 ng/mL são considerados normais. Pacientes com níveis maiores que 10 ng/mL têm um risco elevado de câncer de próstata, tornando-se candidatos à biópsia retal diagnóstica.
O teste de PSA não é capaz de fornecer informações suficientes para o médico diagnosticar o câncer de próstata. Para avaliar mais precisamente o risco de se tratar de câncer de próstata, é necessário associar outros exames como toque retal, PCA3, PHI e ressonância multiparamétrica entre outros.
Metástases ganglionares ocorre em cerca de 20% dos pacientes com PSA >20 ng/ml e em 75% dos pacientes com PSA >50 ng/ml. Quanto mais alto o valor do PSA, maior a chance de doença localmente avançada ou disseminada.
O PSA livre só tem significado quando o resultado do PSA total estiver entre 4,0 e 10,0. Um PSA de 0,58 pode ser considerado alto num paciente que já foi operado de um câncer de próstata, pode ser considerado normal num adulto jovem ou muito baixo em um homem mais velho.
Os pesquisadores descobriram que homens que atingem essa idade com os níveis de PSA menores do que 3 ng/ml (nanogramas por mililitros) não correm risco de morrer de câncer de próstata. O estudo avaliou 849 homens (122 com e 727 sem câncer de próstata) que faziam teste de PSA regularmente.
1. Quando o PSA é preocupante? Quando o valor do PSA está acima de 4,0 ng/ml é um sinal de alerta, pois pode indicar a presença de um câncer de próstata ou de outra doença benigna, como a hiperplasia benigna. Nesses casos, devemos continuar a investigação para a identificação do diagnóstico.