O que o psicólogo pode falar com os pais?
O profissional só pode contar algo aos seus pais caso ele avalie que há risco à sua vida, considerando que quebrar o sigilo seja o menor prejuízo (pois sua vida é o mais importante). Ainda assim, é necessário que o psicólogo converse com você antes.Quando o psicólogo chama a família?
Um psicólogo não pode atender amigos e parentes pois o princípio da psicoterapia é a imparcialidade. O profissional deve manter seu olhar estrangeiro ,além disso, o fato de ser conhecido certamente interferirá no processo terapêutico, e é uma infração ética..Quando um psicólogo pode ser processado?
Porém em alguns casos específicos o psicólogo pode optar pela quebra de sigilo e compartilhar informações sem a autorização do por escrito do paciente. Essas são as situações que são permitidas a quebra de sigilo: -Quando há suspeita de risco à vida do paciente ou de terceiros.O que acontece se um psicólogo quebrar o sigilo?
No código penal, em seu artigo 154, é possível prever a responsabilização criminal de pessoas que utilizem a profissão para revelar informações sigilosas, justamente nos casos que não forem graves, sendo a pena de detenção de 3 meses a 1 ano ou multa.Wilhelm Wundt: Por que ele é o Pai da Psicologia Moderna?
O que o psicólogo observa no paciente?
O psicólogo analisa o paciente de forma individual e social, para auxiliar a pessoa da melhor forma. É importante deixar claro que o psicólogo jamais irá dizer ao seu paciente o que ele deve fazer, por qual caminho ele deve seguir em uma sessão de psicoterapia.O que não se pode dizer a um psicólogo?
Veja aqui algumas frases comuns que podem atrapalhar seu progresso terapêutico
- “Sinto que estou falando demais.” ...
- "Eu sou o pior. ...
- “Sinto muito por minhas emoções.” ...
- “Sempre falo de mim.” ...
- "Eu não posso acreditar que eu te disse isso!" ...
- “A terapia não vai funcionar para mim.” ...
- Outras coisas a evitar. ...
- Uma última dica.
Quando psicólogo pode denunciar?
Por exemplo, se o delito envolve violência, ainda mais contra crianças, idosos, mulheres, pessoas com deficiência, o psicólogo ou psiquiatra pode ter o dever legal e cívico de denunciar o caso às autoridades competentes.O que o psicólogo não pode fazer Código de Ética?
Art. 18 – O psicólogo não divulgará, ensinará, cederá, emprestará ou venderá a leigos instrumentos e técnicas psicológicas que permitam ou facilitem o exercício ilegal da profissão. Art.Quando o psicólogo não está bem?
Se você não se sente ouvido, se possui dificuldades em expressar sentimentos ou se a comunicação é difícil, é possível que o psicólogo não seja o mais adequado para você. Em segundo lugar, a falta de interesse do profissional em conhecer seus valores, experiências e crenças pessoais pode ser um sinal negativo.Como o psicólogo chama o paciente?
Se você tiver prestado atenção em conteúdos de Psicologia, já deve ter percebido que alguns utilizam a nomeclatura "paciente" para se referir às pessoas que atende, outros já preferem utilizar o nome "cliente" para a mesma função.Quando o psicólogo pode desiste do paciente?
Quando o psicólogo decide desistir do seu caso, é importante lembrar que isso não significa que você seja um mau paciente ou que o psicólogo não seja um bom profissional. Simplesmente significa que a terapia não está funcionando como esperado e é necessário buscar uma abordagem diferente.Qual o máximo de pacientes que um psicólogo pode ter?
Durante uma jornada de trabalho de seis (6) horas, a(o) psicóloga(o) deverá realizar um máximo de oito (8) atendimentos, reservando-se tempo para construção de projeto terapêutico, discussão de caso e reuniões de equipe, seguindo o princípio da Integralidade.O que o psicólogo não pode falar para o paciente?
Entre elas estão:
- se envolver em situações preconceituosas ou discriminar pacientes;
- tentar induzir o paciente, baseado em crenças próprias;
- expor informações sigilosas do paciente;
- praticar ou ser conivente com casos de violência;
- utilizar técnicas não regulamentadas pela profissão;
- estabelecer vínculos com o paciente.