Quando é necessário intervenção médica Intervenção médica de urgência é fundamental em casos de sangramento intenso ou que persista mesmo após episódio de evacuação. Você deve procurar ajuda médica imediata ao notar sangue nas fezes associado a fraqueza, vômito com sangue ou dor abdominal.
Algumas vezes, o sangue se torna enegrecido após passar pelo processo de digestão no estômago ou no intestino. Também é necessário procurar atendimento caso você perceba uma mudança na frequência do hábito intestinal ou na consistência das fezes, tiver dor abdominal ou se sentir muito cansaço e fraqueza.
O que pode ser o sangue nas fezes? As fezes com sangue podem ser consequência de uma hemorroida, fissura anal, endometriose, má formação vascular, diverticulose, hemorragias, sangramento no estômago ou nos intestinos e também de doenças mais graves, como câncer retal.
O sangue nas fezes pode aparecer de várias formas, incluindo fezes com raias de sangue, fezes escuras e com odor fétido, sangramento retal volumoso ou até mesmo na forma de sangue oculto nas fezes (invisível ao olho nu).
Há várias complicações no tubo digestivo que podem originar sangue nas fezes como úlceras, erosões, doenças inflamatórias e até o cancro. Apesar da gravidade de cada uma destas doenças ser variável, o médico José Estevens recomenda a ida a uma consulta sempre que se deteta sangue nas fezes.
Fezes com Sangue | O que Pode Ser | Sangue Vivo nas Fezes
Como saber se o sangue é de hemorroida?
As hemorroidas internas frequentemente não causam um nódulo visível ou dor, mas podem sangrar. Sangramento de hemorroidas internas normalmente ocorre ao defecar, causando o aparecimento de sangue nas fezes ou no papel higiênico. O sangue pode deixar a água do vaso sanitário avermelhada.
A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.
Fezes longas e finas, em formato de lápis, indicam que algo está impedindo as fezes de ocuparem todo o diâmetro do órgão. Também causado pelo bloqueio do intestino, o acúmulo de fezes que não conseguem passar leva a inchaço, desconforto e dor abdominal.
Intervenção médica de urgência é fundamental em casos de sangramento intenso ou que persista mesmo após episódio de evacuação. Você deve procurar ajuda médica imediata ao notar sangue nas fezes associado a fraqueza, vômito com sangue ou dor abdominal.
Infecções pelas bactérias Salmonella, Campylobacter, Shigella ou E. coli podem provocar quadros de infecção intestinal grave, com febre, prostração e diarreia sanguinolenta. Infecções por amebas e vermes também podem causar quadro semelhante (Leia: Parasitoses – O que é, sintomas e exame parasitológico de fezes).
As hemorróidas são a causa mais comum de sangramento ao evacuar. Tratam-se de veias ao redor do ânus que se encontram dilatadas ou fora de sua posição habitual. As principais causas do desenvolvimento de doença hemorroidária são a constipação, gestações prévias e tendência genética.
Quando percebemos a presença de sangue nas fezes, o susto é normal. Isso pode indicar problemas simples e de fácil tratamento, como hemorroidas ou fissura anal, mas, caso o problema persista, é necessário averiguar.
O câncer no reto (parte final do intestino grosso, conectado ao cólon e ao ânus) é um dos principais tipos de tumores gastrointestinais. Como as demais neoplasias do grupo, ele costuma começar assintomático e, conforme avança, pode provocar alguns sintomas, como dores abdominais, sangue nas fezes, entre outros.
Quem tem câncer no intestino evacua todos os dias?
Em geral, um tumor de intestino, conforme aumenta de tamanho, ele vai obstruindo o intestino, consequentemente reduz a frequência das evacuações. Por exemplo, se o comum da pessoa é evacuar uma vez ao dia, ela passa a ir cada vez mais espaçadamente. Existem casos de pacientes que evacuam uma vez a cada 23 dias.
Quanto tempo o câncer de intestino demora para se manifestar?
Há duas maneiras do câncer colorretal se desenvolver. A primeira é quando surgem pólipos, crescimento anormal de células nas mucosas do intestino, mas que ainda não são consideradas câncer. O período de transformação dos pólipos em um tumor maligno demora, em média, 10 anos.
Quem tem câncer no intestino sente dor nas costas?
Mas conforme o tumor aumenta, pode provocar icterícia, dor abdominal (irradiada, ou não, para as costas), perda do apetite, perda de peso involuntária, fraqueza, diarreia, tontura e enjoos. Dor nas costas, que começa leve e vai aumentando de intensidade, é um sinal de tumor avançado.
Os sinais e sintomas do câncer de intestino costumam aparecer quando o tumor já está avançado. Nessa fase, a pessoa pode apresentar: Dor de estômago ou dores de gases frequentes. Mudança nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia)
É possível detectar o câncer pelo hemograma completo?
Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.
Hemorroidas: A dor é geralmente localizada ao redor do ânus e ocorre durante a evacuação ou ao sentar. Câncer de Cólon: A dor pode ser mais generalizada no abdômen e acompanhada de cólicas.
Qual o formato das fezes de quem tem câncer no intestino?
Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.
As chances de cura são significativamente altas, com taxas superiores a 90% quando o tumor é identificado em suas fases iniciais. O diagnóstico precoce permite tratamentos menos invasivos e mais eficazes, como a remoção cirúrgica dos pólipos antes que se tornem malignos.