A origem do termo Branding, vem do inglês, Brand (marca) que significa ''fazer'', ''transformar'', ou ''movimentar''. Esse termo, surgiu na idade média, quando as pessoas marcavam o gado para separar os rebanhos, para diferenciar o que pertencia a cada dono.
No início do século XX, o branding começou a se estabelecer como uma disciplina profissional, com a ascensão da publicidade em massa. Grandes empresas começaram a investir no desenvolvimento de identidades de marca distintivas e na criação de uma conexão emocional com os consumidores.
Como surgiu o conceito de marca? Antes mesmo de chegarmos no conceito contemporâneo designado para marca, vamos falar sobre como tudo começou. A palavra marca ou brand, em inglês, vem do termo nórdico “brandr” que significa queimar. E foi queimando o gado na Idade Média que começou a surgir o conceito de marca.
Brand, ou ainda em português Marca, é a representação simbólica de uma empresa ou entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.
No século XI, as marcas se tornaram obrigatórias no sentido comercial, representando um vínculo entre o fabricante e o comprador. De lá até aqui, podemos dizer que a construção das marcas no formato que conhecemos hoje começa com a questão básica de identificação e evolui para outros 3 pilares: Valor.
O QUE É BRANDING? (ENTENDENDA DE UMA VEZ POR TODAS) | JOTA JOTA PODCAST #42
O que é marca é como se origina?
“Uma marca é definida como um nome, termo, símbolo (ou combinação de símbolos) que identifica o vendedor do produto”. Bem simples, não? Nessa definição, podemos dizer que o foco é a associação direta de um item à empresa que o produz.
Marca é uma representação simbólica de determinada empresa, produto ou serviço, a partir da qual ela é identificada pelo público. As principais expressões da marca são o nome e o logotipo. Já o branding é, como mostramos antes, um processo de criação e gestão dessa marca e da identidade que ela busca transmitir.
Nesse contexto, podemos dizer que a marca é a essência da empresa, enquanto o branding é o conjunto de estratégias para criar essa identidade da companhia. Assim, apesar de serem fatores distintos, um depende do outro para levarem o seu negócio ao sucesso. Quer saber mais sobre as diferenças entre marca e branding?
Adolf Brand (Berlim, 14 de novembro de 1874 – Berlim, 2 de fevereiro de 1945) foi um escritor alemão, anarquista egoísta e activista pioneiro da aceitação da homossexualidade e bissexualidade masculina.
💡 David Aaker é conhecido como o pai do branding moderno. Possui mais de 100 artigos e 17 livros publicados, uma referência ao falarmos sobre gestão de marcas.
Sumário: Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do Branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
Branding é o processo de criação e gestão da identidade de uma marca e seus elementos visuais, como logotipos e design, além da definição e divulgação de forma criativa e eficiente dos seus valores, missão e propósito. Afinal, o ato de criar e consolidar uma identidade de marca está na essência do sucesso empresarial.
Isso inclui os principais elementos da identidade visual, como design, nome, símbolo de marca registrada, esquema de cores, ou até mesmo a música associada à sua marca. Uma marca de sucesso faz com que seu público-alvo sinta-se confortável ao comprar um produto ou serviço.
Segundo Philip Kotler, branding é o processo de criar um nome, símbolo ou design distintivo que identifica e diferencia um produto de outros produtos. Segundo ele, uma marca eficaz transcende o produto físico, criando uma imagem na mente dos consumidores que associam qualidade, credibilidade e satisfação a essa marca.
Resumo. A temática que norteia esta pesquisa está estruturada na relação Comunicação e Consumo e tem como corpus a Brand Shop (ou Loja Conceito), um canal utilizado pelas empresas para o estabelecimento de uma relação experiencial entre suas marcas e os consumidores.
O que é personal branding? Personal branding é uma estratégia usada para criar presença e autoridade, influenciando determinado grupo através da sua história, conhecimento e visão de mundo. Ou seja, o termo define a tomada de consciência sobre a marca pessoal de cada um, além da escolha por fazer a gestão dessa marca.
Também conhecido como brand awareness, o brand marketing da sua marca é composto por três pilares principais: a sua identidade, sua visibilidade e sua credibilidade. Esses três pontos são cruciais para você atuar de maneira muito mais assertiva diante do seu público e dos seus objetivos.
As primeiras marcas surgiram na pré-história com o intuito de identificar o fabricante de determinado artefato, o seu proprietário ou o fator que o tornava especial.
no Brasil, o primeiro registro de propriedade das invenções e das marcas de comércio aconteceu em 1822, quando o Imperador D. Pedro assinou a primeira patente de invenção para uma máquina de descascar café.
A força de uma marca é muito grande. Muitas pessoas valorizam mais a marca do que o conteúdo. Na Bíblia Sagrada encontramos a marca de Deus. O povo de Deus recebe a Sua marca (ou o Seu selo), mas existem muitos que usam uma marca falsificada.