5º – O volante não volta o centro depois de uma curva: Depois de uma curva o volante deve, naturalmente, voltar para sua posição central. Se o seu volante não faz isso, seu carro pode estar desalinhado.
O volante não volta facilmente após fazer uma curva ou o veículo puxa mais para um lado mesmo dirigindo em via reta? É sinal que o alinhamento das rodas precisa de um ajuste. 🔧 Se as rodas do seu carro não estiverem alinhadas corretamente, pode desgastar os seus pneus.
A trava do volante, chamada pelos fabricantes de perda de dirigibilidade, pode ser provocada por afrouxamento de parafusos, por encaixe incorreto de outras peças da caixa de direção, por mau contato elétrico, por falha do sistema eletrônico do automóvel ou por problemas na mangueira da direção hidráulica.
Quando se faz o alinhamento é normal que o volante fique desalinhado. Não é sempre, mas as vezes isso ocorre, dependendo dos ajustes do alinhamento. Para corrigir esse problema, as boas oficinas de alinhamento/balanceamento, fazem a correção do volante antes de devolver aos donos.
Se a sensação de “puxar” ocorrer a seguir à substituição dos pneus, o motivo pode estar relacionado com a conicidade dos mesmos. É considerado um problema de fabrico, sendo normalmente coberto pela garantia do fabricante, como acontece com os pneus da Continental.
Se, ao dirigir por uma rua plana e sem buracos, o volante estiver trepidando ou puxando para o lado, isso geralmente significa que chegou a hora de fazer o alinhamento ou o balanceamento automotivo.
Um desgaste irregular nos freios ou problemas nos componentes de frenagem podem fazer com que você fique com o carro puxando. Leva o carro a se deslocar lateralmente ao frear. Essa questão exige atenção para garantir a segurança e a estabilidade durante as frenagens.
O valor do alinhamento e balanceamento pode variar bastante de acordo com a oficina mecânica, região e modelo do veículo. No entanto, o serviço de alinhamento e balanceamento pode custar, em média, entre R$80 e R$250.
De forma geral, para identificar se seu veículo está alinhado é simples: quando você deixa a direção livre por alguns segundos, seu veículo continua circulando em linha reta? Se a sua reposta for sim, está tudo certo. Caso o veículo tenda para a direita ou para a esquerda, pode ser um sinal de que está desalinhado.
Um volante desalinhado pode ser sinal de problemas sérios na suspensão, direção ou até mesmo no chassi do seu caminhão. Desgaste irregular dos pneus, desajuste no alinhamento ou peças da direção comprometidas podem estar por trás disso. Fique atento e mantenha a manutenção em dia para garantir a segurança nas estradas.
O problema de folga no volante é mais comum em carros com direção hidráulica, podendo estar ligada diretamente com vazamentos de óleo ou mesmo por conta do desgaste de componentes do carro.
Quando o volante do carro endurece, o que pode ser?
Se ele deixa de funcionar como deveria, pode ser que esteja com o braço de direção desgastado. Outras causas incluem caixa de direção defeituosa e demais situações já citadas: pneus murchos ou desalinhados, correia ou polia danificada, mau funcionamento da bomba e presença de fluido grosso (com acúmulo de sujeira).
A causa mais comum de um volante duro é a falta de fluido de direção hidráulica no sistema. Isso pode ser causado por um vazamento no sistema ou o fluido está muito espesso e não circula adequadamente.
O volante costuma travar por conta de um pino em algum dos lados, portanto, se o procedimento anterior não der certo, coloque um pouco de pressão (sem utilizar movimentos bruscos) no volante e tente girar para um dos lados. Ao mesmo tempo gire a chave da ignição, o que deve destravar a direção.
O que acontece com o carro quando trava o volante?
Quando o volante está pesado, por algum problema mecânico, ainda é possível movimentá-lo. Estando com o volante travado, as rodas do veículo estarão impedidas de se movimentarem, ainda que você libere a direção na ignição.
O volante do carro é constantemente exposto a fatores como umidade, raios do sol, suor e oleosidade das mãos do motorista. Com o uso diário, ele começa a apresentar sinais de desgaste, como desbotamento, aparecimento de rachaduras e até o esfarelamento do material de revestimento.
Como saber se o carro está desalinhado e desbalanceado?
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
Como saber se a cambagem está ruim? Para saber se a cambagem está ruim – ou seja, se há algum desajuste -, não é preciso ir até uma oficina mecânica – o próprio condutor pode identificar se há algo anormal aparente e que prejudique o desempenho deste componente.
Quanto tempo demora para alinhar e balancear? O alinhamento e o balanceamento podem ser feitos a cada 10mil km rodados ou sempre que surgir algum problema relacionado à estabilidade do volante, desgaste irregular das rodas e trepidações que são percebidas no volante, painel e piso.
O sistema de suspensão inteiro, em perfeito estado de manutenção, tem essa mesma função. Quando esses suportes e sistemas não são bem cuidados, a vibração irá toda para o volante, para os parafusos, e consequentemente, o volante ficará torto, sendo necessário um realinhamento e reaperto dos parafusos.
É simples: 1) Caso seu veículo seja com direção hidráulica, é necessário dar uma volta e meia (1,5) no volante, para a esquerda ou para a direita. 2) Já se o veículo for sem a direção hidráulica, é necessário dar duas (2) voltas completas para a esquerda ou para a direita.
Como saber se o carro precisa de alinhamento e balanceamento?
Existem alguns fatores de como saber se o carro precisa de alinhamento. O tremor é um indicativo claro de que o carro precisa desse tipo de manutenção. A dificuldade de controle da direção também é um sinal, principalmente em situações em que ele realiza movimentos imprevistos, como se estivesse “puxando para o lado”.
Se o seu carro apresentar sinais de direção desalinhada, o melhor remédio é levá-lo para Full Pneus, onde nossos mecânicos de confiança possam fazer uma avaliação e correção do problema. Assim, existem duas principais soluções para corrigir a direção desalinhada: o alinhamento e o balanceamento dos pneus.
Um teste simples é acelerar o carro até 60 km/h em uma via com pouco movimento e frear até ele parar. Se o volante “puxar”, é hora de ir para a oficina. O teste também pode ser feito com uma velocidade de 20 km/h em uma rua vazia.
É bem simples, quando um veículo não está com o alinhamento devido e nem a cambagem, os pneus tendem a se desgastar de uma forma irregular. E com esse desgaste irregular, faz com que seja necessário a troca dos pneus antes do tempo, além de não apresentarem uma segurança para quem está dentro do veículo.