Segundo a própria Microsoft: Em 8 de outubro de 2024, Windows 11, versão 21H2 (edições Enterprise, Education e IoT Enterprise) e Windows 11, versão 22H2 (edições Home e Pro) chegarão ao fim da manutenção.
A nova data de término é 24 de junho de 2025 para Windows 11, versão 22H2 Enterprise, Education, IoT Enterprise e edições de várias sessões da Enterprise. As edições Home, Pro, Pro Education e Pro for Workstations da versão 22H2 receberão atualizações de versão prévia sem segurança até 26 de junho de 2024.
A licença do Windows 11 é vitalicia. Não há garantia em relação a receber o upgrade gratuito caso seja lançado um novo Windows, mas essa é uma política que a Microsoft vem adotando nos últimos lançamentos do Windows. Qualquer dúvida ou necessitando de mais informações, estou à disposição.
Se você tem um PC atual: Windows 11, na verdade não tem diferença de desempenho, mas o Windows 11 tem mais recursos. Se tem um PC mais antigo (+5 anos), menos de 8gb de ram ou não usa SSD: Windows 10.
O Windows 11 está ganhando espaço no mercado, e conquistou um novo recorde de market share em julho de 2024, segundo dados coletados pelo Statcounter. Pela primeira vez desde seu lançamento em 2021, o software está instalado em cerca de 3 em cada 10 dispositivos que executam algum sistema operacional da Microsoft.
Data de lançamento. Se a Microsoft manter o ciclo de vida atual dos seus sistemas operacionais, o Windows 12 deve chegar em 2024 -- quatro anos após o lançamento da versão 11. Especialistas apontam que isso deva acontecer no outono do hemisfério norte, entre setembro e novembro de 2024.
Meu PC Windows 10 deixará de funcionar? Não. Seu PC continuará funcionando, mas o suporte para Windows 10 será descontinuado. Após 14 de outubro de 2025, seu PC Windows 10 não receberá mais atualizações de segurança e a Microsoft não estará mais disponível para fornecer suporte técnico ao Windows 10.
O Windows 10 chegará ao fim do suporte em 14 de outubro de 2025. A versão atual, 22H2, será a versão final do Windows 10 e todas as edições permanecerão em suporte com versões mensais de atualização de segurança até essa data.
A maior desvantagem do Windows 11 é a rigorosa exigência do sistema para fazer o update. Dessa forma, a Microsoft excluiu uma quantidade significativa de usuários antigos que não suportam o sistema, obrigando a compra de hardwares melhores ou, até mesmo, um novo computador portátil.
Os produtos a seguir serão transferidos do Suporte Base para o Estendido em 2024. O Suporte Estendido inclui atualizações de segurança sem custo e atualizações e suporte de não segurança pagos.
O Windows 11 é a atual versão principal da família de sistemas operacionais Windows NT, anunciada em 24 de junho de 2021, e desenvolvida pela Microsoft. Com o lançamento em 5 de outubro de 2021, é o sucessor do Windows 10, lançado seis anos antes.
IMPORTANTE As edições Home e Pro do Windows 11, versão 22H2, chegarão ao fim de serviço a 8 de outubro de 2024. Até lá, estas edições só receberão atualizações de segurança. Não receberão atualizações de pré-visualização não relacionadas com segurança.
É dito que a desenvolvedora do Windows tem como plano atual lançar uma nova versão do sistema operacional a cada 3 anos. Caso a Microsoft realmente siga o cronograma mencionado acima, teremos o Windows 13 em 2027 e o Windows 14 em 2030.
Descubra por que o Windows 11 é considerado o melhor Windows de todos os tempos. Tido como o melhor windows de todos os tempos, o Windows 11 possui a navegação intuitiva, é facilmente organizado e possui rápido desempenho, além de oferecer recursos que liberam a sua produtividade e criatividade.
O suporte ao Windows 7 terminou em janeiro de 2020, significando que a Microsoft não fornecerá mais ISO's, atualizações de segurança, correções de bugs ou suporte técnico para esse sistema operacional.
Para uso doméstico, a versão mais completa é a Windows 7 Home Premium. Para uso profissional sugiro Windows 7 Professional. Ou, caso queira a versão Windows 7 Ultimate, tem o melhor dos dois mundos!
Melhor escolha: Windows 11 Pro. As funcionalidades adicionais de segurança, como BitLocker e Windows Information Protection, juntamente com o suporte a máquinas virtuais através do Hyper-V, tornam o Pro a escolha ideal para João.
Segundo o que foi mostrado no vídeo da Microsoft, o Windows 11 é capaz de reduzir o uso de memória RAM em 32%, além de 37% menos de processamento do CPU fazendo esse gerenciamento das abas.