A metonímia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra por outra, mantendo uma relação de proximidade com o referente da palavra substituída. No exemplo acima, a palavra “cabeças” representa o número de animais. Esse recurso que toma a parte pelo todo é conhecido como metonímia.
A metonímia é uma figura de linguagem e ocorre sempre que a frase ou expressão indica que uma parte de algo está sendo usada como referência a ela de forma completa.
É utilizada para dar sentido figurado à algumas expressões
Ou seja, o nome é modificado, mas a expressão continua transmitindo a mesma mensagem. Exemplo: Toda manhã eu tomo “maizena”. A palavra “amido de milho” foi substituída pela marca “maizena”.
Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.
Se na sinédoque se emprega o nome de uma coisa em lugar do nome de outra nela compreendida, na metonímia a palavra é empregada em lugar de outra que a sugere, ou seja, em vez de uma palavra emprega-se outra com a qual tenha qualquer relação por dependência de ideia: damasco = tecido de seda com flores ou espécie de ...
Comparação é uma analogia feita por meio de conjunção ou locução conjuntiva comparativa. Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, desde que haja algum tipo de associação entre elas.
A metonímia é uma figura de linguagem usada para substituir um termo por outro relacionado, geralmente quando o termo que remete a uma parte passa a ser empregado como o todo. Ouça o texto abaixo! Metonímia é a figura de linguagem utilizada para substituir um termo por outro, “emprestando” o seu sentido.
Assim como outras figuras de linguagem, a metonímia é um recurso usado para expressar uma ideia utilizando o sentido figurado. Isso quer dizer que essas sentenças são maneiras de falar algo sem utilizar uma palavra com o sentido exato, mas fazendo uma associação com outro termo para passar a mensagem.
Figura de linguagem muito utilizada na literatura e em letras de música, a metonímia ocorre quando um termo substitui outro, havendo entre eles uma relação de sentido.
Em que palavras do texto identificamos a presença da metonímia?
No texto fornecido, a metonímia pode ser identificada em "corações trocando rosas e socos", onde o termo "corações" refere-se às pessoas apaixonadas, usando a parte (coração) para representar o todo (as pessoas).
A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: cor berrante (visão + audição) perfume doce (olfato + paladar)
Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio .
Seria uma subversão da linguagem feita pelo sujeito, através de um processo metonímico e metafórico, já que o próprio sintoma é uma linguagem, como afirma Lacan (1953) em seu texto Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise.
A metonímia é uma figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra com a qual haja uma relação de sentido. Veja alguns exemplos: - Leio Machado de Assis há anos. - Vamos comer um McDonald's.
Personificação. Também chamada de prosopopeia, significa atribuir características de seres humanos a coisas e animais. É muito comum em fábulas, por exemplo: “A tartaruga disse para o coelho que venceria a corrida”.
Quais são as referências metonímicas presentes nesse texto bíblico?
As referências metonímicas no texto bíblico incluem "pão" e "suor do teu rosto". O "pão" representa o sustento e os frutos do trabalho, enquanto "suor do teu rosto" simboliza o esforço e o sacrifício necessários para obtê-lo.
Acontece metonímia quando há substituição lógica de uma palavra por outra semelhante, mas mantendo uma relação de proximidade entre o sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui.
143); “antonomásia, sinédoque que consiste em designar uma totalidade ou uma espécie pelo nome de um indivíduo considerado seu representante” (REBOUL, 2004, p. 122) ou “variedade de metonímia que consiste em substituir um nome próprio por um nome comum ou vice-versa” (GARCIA, 2006, p.
O termo "papa-defunto", em destaque no texto, é utilizado para se referir ao serviço do agente funerário. Nesse caso, ocorre a seguinte figura de linguagem: (A) perífrase.
A sinestesia ocorre quando se constrói uma expressão que mistura duas sensações diferentes entre aquelas percebidas pelos órgãos sensoriais. Tinha olhos bem pretos, quentes e doces. Na frase, temos a mistura da visão (“bem pretos”) com o tato (“quentes”) e o paladar (“doces”) para descrever os olhos de alguém.