Se os vetores não nulos u, v e w (o número de vetores não importa) possuem represen- tantes AB, CD e EF pertencentes a um mesmo plano 7 (Fig. 1.4-d), diz-se que eles são coplanares.
As retas não coplanares são denominadas de reversas. São retas que não possuem pontos de intersecção e por pertencerem a planos distintos, o produto misto da condição de coplanaridade não é nulo. Se então r e s são reversas.
Forças coplanares são forças que estão num plano. Então, um sistema de forças coplanares é um conjunto de forças que estão num mesmo plano, mas elas não são atuantes num mesmo ponto.
Duas retas distintas irão assumir as seguintes posições relativas no espaço: Retas paralelas: duas retas são paralelas se pertencerem ao mesmo plano (coplanares) e não possuírem ponto de intersecção ou ponto em comum. Retas coincidentes: pertencem ao mesmo plano e possuem todos os pontos em comum.
Retas COINCIDENTES são retas coplanares que possuem todos seus pontos em comum. Retas CONCORRENTES ou SECANTES são retas coplanares que possuem apenas um ponto em comum.
Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.
Pontos colineares: são pontos que pertencem a uma mesma reta. Na figura da esquerda, os pontos A, B e C são colineares, pois todos pertencem à mesma reta r.
Três pontos não colineares determinam um único plano que os contém. “Não colineares” é o mesmo que dizer que esses três pontos não podem pertencer a uma mesma reta. Os planos podem ser obtidos de quatro maneiras diferentes. Observe que todas elas baseiam-se no axioma de determinação.
Ao representar três pontos no plano cartesiano, conhecemos como pontos colineares os que estão alinhados, ou seja, são três pontos que pertencem a uma mesma reta. Os pontos F, G e H são colineares.
Pontos coplanares são quando dois ou mais pontos pertencem a um mesmo plano. Pontos colineares são quando dois ou mais pontos pertencem a uma mesma linha. Também podemos dizer que tais pontos estão alinhados.
Para verificarmos se os pontos estão alinhados, podemos utilizar a construção gráfica determinando os pontos de acordo com suas coordenadas posicionais. Outra forma de determinar o alinhamento dos pontos é através do cálculo do determinante pela regra de Sarrus envolvendo a matriz das coordenadas.
Se o produto misto entre os três vetores for nulo, significa que eles são vetores coplanares. Vamos ver então: Ou seja, deu zero mesmo, logo, o volume do paralelepípedo formado por esses três vetores seria nulo, o que significa que esses três vetores só podem estar no mesmo plano!
etas coplanares são aquelas que estão contidas em um mesmo plano. Podem ser paralelas ou concorrentes. Por exemplo, as linhas de uma folha de caderno. Retas reversas são aquelas que não podem estar contidas em um mesmo plano.
Duas retas são perpendiculares se se cruzam formando ângulos retos. Se essa é uma reta e uma reta perpendicular se parece com isso, então uma reta perpendicular vai interceptá-la; mas ela não vai ser só uma intersecção, mas as retas vão se cruzar formando ângulos retos, ou seja, formando 90 graus.
Se duas retas estiverem no mesmo plano, então seus vetores diretores e um terceiro vetor com origem numa das retas e extremidade na outra, serão coplanares.
Sabemos, além disso, que as retas são linhas que não fazem curvas e que são ilimitadas e infinitas. Desse modo, as retas possuem infinitos pontos e nenhum espaço entre eles.
Em geometria, podemos classificar as retas em paralelas, concorrentes, perpendiculares ou coincidentes de acordo com os pontos que elas possuem em comum. Neste vídeo você aprenderá a diferença entre essas classificações a partir de exemplos práticos e muito bem ilustrados.