Quando posso entrar com recurso adesivo?

O recurso adesivo só é admitido caso cumpra todos os requisitos do Artigo 997. Além de ser necessária a existência de sucumbência recíproca, só poderá ser submetido caso haja recurso independente interposto pela parte contrária.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em peticionamais.com.br

Quando se usa o recurso adesivo?

Ao existir sucumbência recíproca a partir de uma decisão judicial, caso uma das partes recorra com uma apelação, a outra parte também poderá interpor apelação sobre a original, aderindo a segunda à primeira. Essa manobra jurídica é chamada, portanto, de recurso adesivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quais são os 2 requisitos para a interposição de recurso adesivo?

São dois os requisitos para a interposição do recurso adesivo: 1) que tenha havido sucumbência recíproca, ou seja, que nenhum dos litigantes tenha obtido no processo o melhor resultado possível; 2) que o adversário tenha interposto recurso. Tais requisitos podem ser observados no art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em idacursos.com.br

Quando se inicia o prazo do recurso adesivo?

Importante mencionar que o recurso adesivo e as contrarrazões podem ser protocolizados em momentos distintos dentro do prazo de 15 dias contados da intimação para resposta ao recurso principal [3].
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Quem pode entrar com recurso adesivo?

Considera-se que ao recurso independente ou principal, a parte contrária pode interpor recurso adesivo. Não se trata propriamente de uma espécie recursal, mas sim de uma forma de interposição de determinados recursos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

RECURSO ADESIVO - COMO E QUANDO UTILIZAR

O que pedir no recurso adesivo?

O recurso adesivo é interposto mediante petição dirigida ao juiz a quo contendo a identificação do processo em que a sentença foi prolatada, os fundamentos de fato e de direito e o pedido de nova decisão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em direitonet.com.br

São características do recurso adesivo?

Suas características essenciais são: i) interposição no prazo para resposta do recurso principal interposto pela outra parte; ii) subordinação ao recurso independente, de modo que, havendo desistência ou inadmissibilidade norecurso principal, o recurso adesivo automaticamente não será conhecido; iii) cabível apenas nos ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a vantagem do recurso adesivo?

Vantagens e limitações do recurso adesivo

Em primeiro lugar, a principal vantagem desse tipo de recurso é a de dar uma nova oportunidade para que as partes se manifestem, por meio de um dos três recursos possíveis, caso não tenham se manifestado no momento tempestivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que protocolar primeiro recurso adesivo ou contrarrazões?

Observa-se do comando legal que o recurso adesivo deve ser interposto dentro do prazo da parte para oferecer contrarrazões, sem condicionar a interposição anterior ou simultânea à apresentação de contrarrazões.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Tem contrarrazões ao recurso adesivo?

O recurso adesivo não está condicionado à apresentação de contrarrazões ao recurso principal, mas sim ao prazo para essa resposta, uma vez que são institutos de direito processual independentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível desistir do recurso e depois Interpô lo novamente?

Na atual redação do CPC, conforme dispõe o artigo 501, inexiste tal limitação: “O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Qual recurso abaixo propicia o recurso adesivo?

2 – Qual recurso abaixo propicia o recurso adesivo? A resposta certa é a letra a. Podem ensejar o recurso adesivo apenas quatro recursos: apelação, embargos infringentes, recurso especial e o recurso extraordinário (art. 500, II, do CPC).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em amplafusao1.wordpress.com

É possível recurso adesivo no Juizado Especial?

O Projeto de Lei 1223/22 prevê a possibilidade de recurso adesivo nos Juizados Especiais, mais conhecidos como “juizados de pequenas causas” dado o limite de até 20 salários mínimos para as demandas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

É possível agravo de petição adesivo?

E, a teor do artigo 997 , § 2º , II , do CPC/15 , a interposição de recurso adesivo está limitada às hipóteses de apelação, recurso extraordinário e recurso especial. Assim, não há como ser admitido o agravo interno interposto de forma adesiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é o juízo de admissibilidade?

O juízo de admissibilidade analisa se recurso atende os pressupostos formais exigidos pela lei. Nesta fase, caso o recurso esteja de acordo com as normas, diz-se que o recurso foi conhecido ou admitido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual é a diferença entre um recurso principal é um recurso adesivo?

O recurso adesivo possui o significado que sua própria denominação sugere, ou seja, é um recurso que subirá para análise do julgador “ad quem”. Isso na forma de adesivo a um recurso principal. Ou seja, não é uma espécie de recurso propriamente dita, mas sim uma forma especial de interposição do recurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em freelaw.work

O que acontece se a outra parte não apresentar contrarrazões?

E SE EU NÃO APRESENTAR AS CONTRARRAZÕES, O QUE ACONTECE? O único prejuízo é perder a oportunidade de contra argumentar os que foi alegado pela outra parte. Mas não há procedência direta ou perda de honorários sucumbenciais em caso de improcedência do recurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível admitir o recurso adesivo quando não conhecido o recurso principal?

O recurso adesivo é admissível exclusivamente na apelação, no recurso especial e no recurso extraordinário (art. 997 , § 2º , II , do CPC ), não sendo admissível em agravo interno. Ademais, uma vez não conhecido o recurso principal, o adesivo segue a mesma sorte, conforme dicção do art. 997 , § 2º , III , do CPC .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É inadmissível o recurso adesivo na hipótese de recurso especial?

Quando interposto pela parte recurso extraordinário e (ou) especial, caberá recurso adesivo no mesmo prazo estabelecido para as contrarrazões. No entanto, caso o recurso principal seja considerado como inadmissível, o recurso adesivo não será conhecido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando é cabível a ação rescisória?

A ação rescisória é cabível quando há prova nova relevante, violação de norma jurídica, decisão de juiz impedido ou suspeito, fraude processual ou erro de fato na decisão final.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que vem depois de conhecido o recurso e não provido?

Significa que o recurso foi analisado, mas o pedido contido nele foi negado, isto é, a sentença foi mantida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual o prazo para apelação adesiva?

Sendo assim, no caso da Apelação, haja vista seu prazo de 15 dias, determinado pelo art. 1003, § 5º do CPC, o prazo designado para interpor Apelação Adesiva também será de 15 dias úteis. “Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legalcloud.com.br

Precisa recolher custas no recurso adesivo?

O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em significados.com.br

Precisa recolher custas em recurso adesivo?

DESERÇÃO - Para a admissibilidade do recurso adesivo concorrem os mesmos pressupostos exigidos para o recurso ordinário, a teor do § 2º do art. 977 do novo CPC . O não recolhimento das custas e do depósito recursal, portanto, impedem o conhecimento do recurso adesivo, dada a flagrante deserção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Onde cabe o recurso adesivo?

O recurso adesivo não é uma espécie de recurso propriamente dita, mas sim uma forma especial de interposição de recurso. Ele pode se dar apenas em recurso especial, recurso extraordinário e recurso de apelação, conforme prevê o artigo 997, §2º, do Código de Processo Civil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjmt.jus.br