Pedaços de comida podem ser encontrados nas fezes, dependendo do tempo de trânsito intestinal que o paciente apresenta. Geralmente, elas indicam para um trânsito rápido e, eventualmente, para uma doença inflamatória. As fibras aparecem com relativa frequência.
💩 É normal que, em algum momento, se note fezes com alimentos não digeridos. Isso ocorre porque nosso organismo não consegue digerir alguns tipos de alimento, como é o caso do milho, da casca do feijão, de folhas verdes, cenoura e alguns tipos de nozes e castanhas.
As amostras de fezes são examinadas a olho nu ou através de um microscópico. Fragmentos de alimentos por digerir indicam que o alimento passa muito rapidamente pelo intestino.
É totalmente normal que alguns alimentos, como grãos e sementes, saiam inteiros ou em pedaços visíveis no cocô. Isso acontece porque o nosso corpo não produz uma enzima chamada celulase, que serviria para digerir a celulose presente em fibras vegetais.
O que acontece quando o intestino não digere a comida?
Perda de peso não intencional ou perda de apetite. Vômitos repetidos ou vômitos com sangue. Fezes pretas e alcatroadas. Dificuldade para engolir que piora progressivamente.
Bem, é normal que, em algum grau, se note fezes com alimentos não digeridos. Isso ocorre porque nosso organismo não consegue digerir alguns tipos de alimento, como é o caso do milho.
O que pode ser quando a comida sai inteira nas fezes?
O que é isso no meu cocô? Pedaços de comida podem ser encontrados nas fezes, dependendo do tempo de trânsito intestinal que o paciente apresenta. Geralmente, elas indicam para um trânsito rápido e, eventualmente, para uma doença inflamatória. As fibras aparecem com relativa frequência.
A gastroparesia, também chamada de retardo no esvaziamento gástrico, é um distúrbio que diminui ou pára o movimento do alimento do estômago para o intestino delgado. A gastroparesia pode ocorrer quando o nervo vago é danificado por doença ou lesão e os músculos do estômago param de trabalhar normalmente.
O que acontece quando os alimentos não são digeridos?
Os restos alimentares não digeridos chegam ao intestino grosso, onde continua ocorrendo a absorção de água, e são formadas as fezes pastosas que saem do corpo através do ânus.
Fezes com coloração esverdeada podem indicar que os alimentos estão passando muito rápido pelo intestino, sem tempo suficiente para serem totalmente digeridos. Isso pode ser causado por problemas como diarreia de diversas causas e doenças inflamatórias intestinais (como doença de Crohn e colite ulcerativa).
A pessoa tem dificuldade em absorver nutrientes se: O revestimento do intestino estiver lesionado, como é o caso da doença celíaca, do espru tropical ou da doença de Whipple. Parte do intestino foi removida, um quadro clínico denominado síndrome do intestino curto.
Como são as fezes de quem tem síndrome do intestino irritável?
Como regra, a dor ou desconforto abdominal devem estar associados a dois dos três seguintes sintomas: começarem com movimentos intestinais que ocorrem mais ou menos frequentemente do que o habitual; começarem com a presença de fezes menos consistentes e mais aquosas ou, pelo contrário, fezes mais duras do que o ...
O muco branco nas fezes, se combinado com dor abdominal, diarreia e intestino preso, pode ser um indicativo de que o paciente possui intolerância alimentar, como a intolerância à lactose, além de outras condições como a síndrome do intestino irritável, a gastroenterite e a doença de crohn, por exemplo.
Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta de que algo não está funcionando bem no intestino. Presença de sangue e perda de peso também devem ser motivo de atenção.
Presença de sangue, muco, ou vermes nas fezes pode indicar problemas sérios, como hemorroidas, síndrome do intestino irritável ou parasitoses, respectivamente; Melhorar a digestão pode ser alcançado através de hábitos saudáveis, como consumo adequado de fibras e água, exercícios regulares e gerenciamento de estresse.
Outros sinais de azia incluem o inchaço do estômago, o refluxo e um gosto amargo na boca, por exemplo. No caso da má digestão, a pessoa fica com aquela sensação de ter se alimentado em excesso, além de apresentar muita sonolência após a refeição, assim como os enjoos que podem resultar em vômito.
Os sintomas da má absorção são causados pela maior passagem de nutrientes não absorvidos pelo trato digestivo ou pelas deficiências nutricionais que resultam de uma absorção inadequada. Entre os sintomas mais comuns, estão variados tipos de diarreia, perda de peso e fezes volumosas e excepcionalmente fétidas.
Os pacientes com diarreia aparentando conter gordura, ou seja, com fezes fétidas (odor “rançoso”), que habitualmente “grudam” e boiam no vaso, podendo parecer espumosas, devem ser investigados para determinar a má absorção de gorduras e a presença de gordura nas fezes, ou seja, a esteatorreia.
O que pode ser quando o alimento sai inteiro nas fezes?
Síndrome do intestino irritável, colite ulcerativa, doença de Crohn, intolerâncias alimentares e outras doenças inflamatórias intestinais são algumas das condições que podem acelerar o reflexo gastrocólico.
A regurgitação consiste no refluxo de comida do esôfago ou do estômago, sem náuseas nem contrações violentas dos músculos do abdômen. A ruminação é a regurgitação sem causa física aparente. A regurgitação e a ruminação não causam náusea, dor ou dificuldade em engolir.
Em caso de má digestão, é recomendado que a pessoa tenha uma alimentação mais leve, evitando alimentos muito gordurosos e processados. Além disso, pode ser interessante consumir chás com propriedades digestivas, como o chá de boldo ou o chá de erva-doce, desde que indicados pelo médico, para aliviar os sintomas.
A síndrome da má absorção intestinal é uma condição em que os nutrientes dos alimentos (como vitaminas, gorduras, carboidratos, proteínas e minerais) não são absorvidos de forma adequada pelo intestino delgado2,3.
A deficiência de enzimas pode ser a causa de diversos sintomas gastrointestinais, como dor, distensão abdominal, diarreia e sensação de empachamento. Os restos dos alimentos presentes no intestino provenientes da má digestão podem ser metabolizados pela microbiota presente e desencadear desequilíbrios.