Quando se usa a crase exemplos?
Vamos à loja para comprar outros enfeites.
- Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
- Observe: Ela se mostrou favorável a + a medida = Ela se mostrou favorável à medida.
- Portanto:
- Atenção! ...
- Observe: Não me refiro a essa, mas a (aquela) da direita = Não me refiro a essa, mas àquela da direita.
- Resolução.
Quando a crase deve ser utilizada?
→ Dica 1: A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. Por se tratar da fusão da preposição “a” com o artigo definido “a”, a crase somente deverá aparecer antes de palavras femininas. Se ainda assim você ficar em dúvida, basta substituir a palavra feminina por uma masculina.Quando é obrigatório o uso da crase?
A crase é obrigatória:Na presença de locuções prepositivas, locuções adverbiais, conjuntivas – (à medida que, fique à vontade, à tarde, à noite, às pressas); Antes de palavras femininas (foram à festa, irei à farmácia, fomos à padaria);
Como saber se precisa de crase?
Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luís XV (à moda de Luís XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).QUANDO USAR A CRASE: SAIBA AS REGRAS | QUER QUE EU DESENHE?
Como saber se usa crase ou não?
5 dicas simples sobre o uso da crase
- Apenas antes de palavras femininas. ...
- Em expressões que indiquem hora. ...
- Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
- Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
- Casos em que a crase é opcional.
Onde a crase é proibida?
NÃO USAMOS A CRASE:Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.
Como aprender a usar a crase?
Ocorre crase nos pronomes demonstrativos “aquilo”, “aquela” e “aquele”, sempre que o termo anterior exigir preposição. Exemplo: O que tenho a dizer refere-se àquilo que aconteceu na reunião. Ocorre crase nos pronomes relativos “a qual” e “as quais”, sempre que o termo anterior exigir a preposição “a”.Foi a escola tem crase?
Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição 'a' com o artigo feminino a: Vou à escola. O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola. A ocorrência de crase é marcada com o acento grave (`).Foi pago a tem crase?
Erro: O pagamento foi feito a vista. Forma correta: O pagamento foi feito à vista. Explicação: Ocorre crase nas expressões formadas por palavras femininas. Exemplos: à noite, à tarde, à venda, às escondidas e à vista.Foi a casa tem crase?
Detalhe importante: Se a palavra “casa” vier determinada por adjunto adnominal,ou seja, caso esteja especificada, aceita-se a crase: Fui à casa de meus avós ou Voltei à casa de meus pais. Após viajarmos muito pelos mares, voltamos a terra. Porém, quando possuir o sentido de planeta, ocorrerá a crase.Foi a praia tem crase?
Amanhã vamos /a/ praia. Na escrita, adicionamos o acento indicador de crase, mas a pronúncia é de apenas um “a”. Amanhã vamos à praia.Faz bem à saúde tem crase?
Há contração entre preposição exigida por regência verbal e artigo definido feminino. É obrigatório o emprego da crase em locuções adverbiais como, por exemplo, “à saúde”. É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”.Foi a Paris tem crase?
Assim, antes de nomes de cidades, não há artigo; nessa situação, portanto, não ocorre crase: "Ir a São Paulo", "ir a Campinas", "ir a Fortaleza", "ir a Cuiabá", "ir a Paris", "ir a Nova York", "ir a Roma" etc. Observe-se, entretanto, que isso não ocorre com os nomes de Estados, regiões ou países.Foi às compras tem crase?
Primeira - Substitua a palavra antes da qual aparece o a ou as por um termo masculino. Se o a ou as se transformar em ao ou aos, existe crase; do contrário, não.Como usar crase em tempo?
Na indicação de horas, a crase geralmente é usada em expressões que indicam horário exato. Vale lembrar que a crase é usada quando há o encontro entre a preposição “a” e o artigo definido “a” ou “as”. Nesse sentido, expressões que indicam horário definido, em geral, costumam levar preposição.Onde é obrigatório o uso da crase?
Presença de um artigo seguido por uma palavra feminina; Locução adverbial que expresse tempo, modo ou lugar; Locução prepositiva seguida por “de”; Locuções conjuntivas “à medida que” e “à proporção que”.Quais são os casos de crase?
Quando posso usar crase?
- Sempre que houver a necessidade de unir a preposição “a” com: Artigo feminino “a” ou “as”; Inicial dos pronomes “aquele”, “aquela, aquilo; ...
- Em expressões de núcleo feminino: Locuções adverbiais “à tarde”, “às 20h”, “à toa”; Locuções prepositivas “à frente de” “às custas de”;
Tem crase em datas?
Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8. Sobre emprego da crase em numerais é isso.Como não errar no uso da crase?
Simplificando: só ocorre crase, se existe a + a.Se há duas vezes a mesma letra (a), vamos usar só uma e a outra será representada pelo acento grave. E se você não tem mais dúvidas na crase, também não fique em dúvida na hora de escolher a sua faculdade.