As aspas são um sinal de pontuação empregado para destacar palavras ou expressões, como citações, títulos de obra, palavras incomuns do idioma, expressões irônicas, entre outros casos. Elas abrem e fecham os termos, de modo a indicar o início e o fim da expressão destacada. As aspas podem ser duplas ou simples.
Elas podem ser usadas em citações, estrangeirismos, neologismos e gírias. Também podem ser usadas para destacar uma ironia e outras expressões. Títulos de filmes e de livros podem ser escritos entre aspas ou em itálico. Utilizamos aspas antes do ponto-final para encerrar um período iniciado sem aspas.
Se a citação inicia e encerra a frase, o ponto final é colocado antes das aspas. Ex.: "Navegar é preciso, viver não é preciso." Quando a citação não inicia, mas encerra a frase, o ponto final fica depois das aspas. Ex.: Segundo Fernando Pessoa, "viver não é necessário, o necessário é criar".
As aspas simples são usadas quando as aspas duplas já foram empregadas na frase. “Giovanni estava muito tenso no seminário, ele abordou a 'Nova Tese' sobre a redução da maioridade penal.” O uso das aspas duplas é feito nos discursos diretos para destacar algo do texto ou citar o nome de alguma obra.
Aspas está morando em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde a brasileira LOUD disputa o VCT Américas 2023. Os dois campeonatos internacionais da temporada serão o Valorant Masters Tokyo e o Valorant Champions.
Ao se reproduzir uma citação, é comum que os dois-pontos apareçam após o verbo que indica a ação declarativa. A citação aparece na mesma linha, entre aspas, ou na linha seguinte, após um travessão. Veja os exemplos: Ela pediu: “Quero o relatório na minha mesa até amanhã.”
Aspas Simples (''): Comumente usadas para citar uma declaração ou enfatizar uma palavra específica dentro de um texto. Aspas Duplas (""): Amplamente empregadas para destacar títulos de obras, citações diretas ou ironias. Em alguns contextos, são preferidas às aspas simples.
As instruções oficiais rezam que se coloca o sinal de pontuação depois das aspas quando estas “encerram apenas uma parte da proposição”, mas que o ponto vem antes das aspas quando elas “abrangem todo o período, sentença, frase ou expressão”, ou seja, quando a citação é integral.
→ Resumindo: O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (–) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou enfatizar trechos intercalados de textos, substituindo o papel da vírgula.
Deve ser utilizado em títulos de livros, periódicos, peças, filmes, óperas, músicas, pinturas, esculturas, entre outros citados no texto. Nomes científicos de espécies; palavras e locuções em outros idiomas e palavras ou expressões latinas citados no texto aos quais se queira dar ênfase também podem vir em itálico.
Os parênteses servem para isolar expressões de caráter explicativo ou não. Em alguns casos, eles podem substituir as vírgulas e também os travessões. Há duas formas de se referir a esses sinais gráficos: “parênteses” ou “parêntesis”. De forma geral, parênteses, chaves e colchetes apresentam a mesma utilidade.
O travessão, assim como as aspas, é utilizado para marcar a fala de personagens em textos narrativos. Veja o exemplo abaixo: Pedro chegou ao trabalho e perguntou ao colega: - João, você fez o relatório trimestral?
A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.
Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Leia mais em Clube do Português, parceiro do Metrópoles. Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo!
As aspas na palavra "problema" indicam que a palavra estava em seu sentido conotativo, e não no denotativo. As aspas permitem que o leitor identifique isso e não se confunda com a mensagem.
No dia 15 de junho de 2003, uma estrela nasceu: Erick “aspas” Santos, o primeiro colocado na lista do VALORANT Zone de melhores jogadores de 2022 . O VZone entrou em contato com a LOUD a fim de realizar uma entrevista com aspas para contemplar o primeiro lugar.
Quando utilizamos a palavra "amigo" entre aspas, estamos indicando que o termo está sendo usado de forma não literal. Nesse contexto, as aspas funcionam como um recurso de destaque, enfatizando que o significado atribuído à palavra não é o usual ou convencional.
Aspas expandem variáveis e entendem caracteres de escape. Apóstrofo interpreta tudo como string. Backtick (`) executa comandos shell, cuidado. Quando não precisar de expansão de variáveis ou caracteres de escape, use apóstrofo.
Qual a função das aspas na frase não seja careta rapaz?
Explicação: As aspas são frequentemente usadas para indicar que uma palavra ou expressão é nova, pouco conhecida ou incomum. No caso da frase "Não seja 'careta', rapaz", as aspas são usadas para destacar a palavra "careta", possivelmente uma expressão pouco comum em alguns contextos ou regiões.
Ao se incluir no texto uma citação de uma frase célebre, de amplo conhecimento e sem a atribuição de autoria no início do parágrafo, é obrigatório que o trecho citado seja marcado por aspas no início e no fim.