O forecast ajuda a mitigar o risco e a incerteza quando combinada com o planejamento de cenários. Seu principal objetivo é apoiar a análise de resultados da empresa e mantê-la no caminho determinado.
Como vimos acima, forecast significa previsão e é um indicativo sobre o presente e o futuro da empresa em relação aos resultados. Logo, ele usa o que está acontecendo agora com a organização para prever o que será necessário realizar para controlar os recursos financeiros da empresa, dentro de cada setor.
Assim, chegamos a conclusão de que a diferença entre budget e forecast está no fato de que o primeiro é o orçamento definido para um projeto, setor ou período. Logo, o budget funciona como um plano orçamentário para a empresa. Já o forecast é o ajuste necessário realizado sobre o budget inicialmente definido.
O que é forecast? O processo de construção de um orçamento nada mais é do que uma série de expectativas e tomadas de decisões futuras visualizadas em números.
Budget significa um orçamento estático, que quer dizer o planejamento de metas, despesas, custos e gastos em um período de exercício específico. Já forecast é a o ajuste deste orçamento sempre que necessário. Esses termos começaram a serem usados no Brasil a partir da presença cada vez maior das multinacionais.
Seu principal objetivo é apoiar a análise de resultados da empresa e mantê-la no caminho determinado. Quando feito de forma adequada, baseando-se em dados corretos, o forecast possibilita que a empresa ajuste suas estratégias e planeje com antecedência onde o orçamento será alocado.
Na guia Dados, vá para o grupo Previsão e clique em Planilha de Previsão. Na caixa Criar Planilha de Previsão, escolha um gráfico de linha ou um gráfico de coluna para a representação visual da previsão. Na caixa Fim da Previsão, escolha uma data de término e clique em Criar.
O forecasting fornece uma base importante para que a empresa consiga se planejar e tomar decisões de modo mais assertivo. Isso, é claro, depende de quão precisas são as previsões feitas. A partir delas, é possível preparar estratégias para moldar um futuro mais promissor para o seu negócio.
Os conceitos de pipeline (funil de vendas) e forecast (previsão de vendas) são fundamentais para as empresas planejarem suas ações de vendas. A junção dessas duas estratégias, quando bem gerenciadas, auxiliam na tomada de decisão sobre o quanto investir e como programar o futuro do negócio.
O forecast ajuda não apenas na percepção sobre a projeção de vendas, mas também sobre os motivos que levam os clientes a fechar negócio. Após uma reunião com a equipe de vendas, é possível encontrar um padrão em todas as oportunidades que ajudará na compreensão das intenções de cada cliente.
O forecast na logística, também conhecido como previsão de demanda na logística, refere-se à prática de prever as necessidades futuras de uma cadeia de suprimentos ou operações logísticas.
Forecast de vendas é uma previsão de quanto uma empresa poderá faturar em um período futuro. Normalmente, para calcular essa previsão, é feita uma reunião entre os vendedores e os gestores.
Pipeline de vendas é um mapa que serve para organizar visualmente os negócios em andamento na área comercial de uma empresa. Nele, é possível visualizar as etapas das negociações, como proposta, negociação e fechamento, além de saber em qual estágio cada potencial cliente se encontra.
O que é o orçamento ajustado? O orçamento ajustado também é conhecido como forecast ou orçamento revisado, é utilizado para analisar e revisar o orçamento empresarial original quando o cenário base sofreu alguma mudança significativa e não está mais adequado ao momento atual da empresa.
O forecast nada mais é do que o orçamento ajustado, ou seja: são os ajustes feitos no orçamento para evitar gastos ou antecipar imprevistos financeiros, sem ultrapassar o que foi definido como budget.
O que é budget? O termo budget pode ser traduzido como “orçamento”, mas representa não apenas o valor em si, mas o planejamento financeiro estratégico para determinado período, geralmente anual. Na definição do budget deve ser realizado o planejamento de metas, despesas, custos e gastos do período fiscal estabelecido.
Quais os 4 pontos importantes de um orçamento? Receitas e vendas; despesas e custos; investimentos e capital de giro e lucratividade e metas estratégicas são os 4 pontos essenciais de um orçamento empresarial.
O orçamento é um plano que ajuda a estimar despesas, ganhos e oportunidades de investimento em um período determinado de tempo. A partir da sua definição, é possível estabelecer objetivos, que vão permitir que os resultados sejam acompanhados de perto e medidos.