Resumo. Enquanto “vê” indica algo que está acontecendo naquele momento, assim como expressando uma ordem ou pedido ou conjugado em algumas conjugações verbais, usamos o “ver” nas locuções verbais, quando o verbo não tem sujeito e está no infinitivo impessoal.
O verbo “ver” é um dos verbos mais utilizados da língua portuguesa. Ele é conjugado no presente, pretérito e futuro e concorda com o sujeito simples ou composto. Além disso, ele é usado como sinônimo de “perceber”, “reparar em”, “examinar”, entre outros usos.
Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”. “Quando você vir Diogo, peça-lhe para que me ligue, pois preciso falar com ele.”
Respostas. Os verbos ver e vir são irregulares no futuro do subjuntivo, o que pode causar dúvidas quanto ao seu emprego correto. Na oração “Quando eu olhar a praia de Natal...”, o verbo ver deve ser conjugado no futuro do subjuntivo como "Quando eu vir a praia de Natal...".
pelo verbo enxergar. Já o verbo v com acento ele pode ser substituído, porém, enxerga. Observa a aplicação na frase, você enxergar tudo isso ou você enxerga tudo isso, você enxerga. logo é o verbo v com acento.
Vê ou ver: quando usar? Não se desespere, é muito fácil. Vamos, primeiro, diferenciar as duas palavras: ver é o verbo no infinitivo e vê é a forma verbal conjugada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.
Neste caso, o sentido é de ter algo a receber. Já a expressão “a ver” é usado para dizer se uma coisa tem relação com a outra – ou mesmo afinidade. Por exemplo: o salário era bom, mas a vaga não tinha nada a ver comigo”.
Em nossa Língua Portuguesa, admitimos enquanto forma correta a expressão pode vir. Pode vim, apesar de coloquialmente muito popular e utilizada, é termo incorreto, não devendo fazer parte do vocabulário de um bom falante da língua.
1) A referida expressão tem o significado de no meu conceito, na minha opinião, segundo penso. Ex.: "A proposta do diretor, a meu ver, não faz sentido". I) "Isso, a meu ver, é asneira" (Cândido de Figueiredo)1; II) "A meu ver, ele é honesto" (Antônio Houaiss).
“Tem a ver” e “tem haver” são expressões que causam dúvida na hora da escrita. Apesar disso, o correto é utilizar a expressão “tem a ver”, que significa “está relacionado(a)” ou “diz respeito”, uma vez que não existe a expressão “tem haver” na língua portuguesa.
Vê: como usar? Já o termo “vê”, é a forma verbal do verbo “ver” conjugada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo. Essa palavra é usada quando queremos designar algo que alguém, como ele e ela, fez. Além disso, tem significado de imposição, ordem ou conselho.
O que significa quando a pessoa fala que foi bom te ver?
A repetição do refrão 'Foi bom te ver' reforça a ideia de que o encontro casual com a ex-parceira serviu como uma confirmação de que ele tomou a decisão certa ao terminar o relacionamento. A música, portanto, explora temas de autossuficiência, superação e a importância de reconhecer o próprio valor após um término.
Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se. A confusão está no fato de que o futuro do subjuntivo de ver é vir, já que é um verbo irregular.
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?