Consideramos cura quando o valor do VDRL cai 4 vezes o valor inicial. Se isso aconteceu com vc, pode ser somente uma cicatriz sorológica, ou seja, o exame permanece positivo porém vc não tem mais a doença.
A sífilis, quando bem tratada, tem cura. Como é uma infecção bacteriana, o tratamento consiste em injeções do antibiótico Penicilina Benzatina, conhecido popularmente como Benzetacil.
Quanto tempo a sífilis fica no sangue depois do tratamento?
Por isso, é necessário esse tempo de espera de um ano após o tratamento para doar sangue, pois os anticorpos demoram um período para estabilizarem na corrente sanguínea.
Sim, a sífilis tem cura se for tratada com antibióticos apropriados, de preferência com penicilina benzatina (Benzetacil) nas doses indicadas acima. Quando tratada corretamente, a taxa de cura é maior que 95%. Após o início do tratamento as lesões começam a desaparecer já nos primeiros dias.
É possível transmitir sífilis depois do tratamento?
Tratamento de parceiros sexuais
Uma vez que as pessoas com sífilis primária, secundária e até mesmo sífilis latente prematura podem transmitir a infecção a outras, elas devem evitar o contato sexual até que elas ou seus parceiros sexuais tenham terminado o tratamento.
Os exames que testam a cura da sífilis são o exame de sangue VDRL e o exame do liquor, feito através da punção lombar. Saiba como é feita a unção lombar. A cura da sífilis é alcançada quando os exames de VDRL e do liquor são considerados normais, entre 6 e 12 meses após o início do tratamento.
Quanto tempo após tratamento de sífilis pode ter relação?
O controle do tratamento da sífilis deverá ser feito em 3 meses do final do tratamento com o VDRL. Não tenha relações sexuais até realizar este exame. A queda de 4 vezes do título do exame é sugestivo de cura. O seguimento deverá ser feito com 6, 9 e 12 meses do tratamento.
A persistência de resultados reagentes em testes não treponêmicos após o tratamento adequado e com queda prévia da titulação em pelo menos duas diluições, quando descartada nova exposição de risco durante o período analisado, é chamada de cicatriz sorológica.
Após o final do tratamento, o paciente deve repetir o exame de VDRL a cada 6 meses durante 2 anos. Se o tratamento tiver levado à cura da sífilis, os valores do VDRL cairão, no mínimo, 4 vezes (2 titulações) após os primeiros 6 meses, e continuarão caindo ao longo dos anos.
A Benzetacil demora em torno de 30 minutos para começar a fazer efeito. Este antibiótico é rapidamente absorvido pelo organismo após a aplicação intramuscular e algumas pessoas podem notar sinais de melhora já nas primeiras 24 horas.
A sífilis adquirida até dois anos é considerada recente. Nessa fase, a doença pode manifestar-se como sífilis primária, secundária ou latente recente. Já a infecção presente no indivíduo há mais de dois anos é chamada de sífilis tardia, e pode manifestar-se como latente tardia ou terciária.
Qual o estágio da sua sífilis? Na sífilis primária, você precisa de 2 doses da Benzetacil; na secundária e latente precoce, 4 doses, sendo 2 doses, por 2 semanas; na latente tardia e terciária, 6 doses, sendo 2 doses por 3 semanas. Essas doses tratam 98% dos casos de sífilis.
A sífilis, por ser uma doença causada por bactéria, é tratada com antibióticos. O tratamento, que varia entre 1 a 14 dias, dependendo da avaliação clínica e do estágio da doença, é feito à base de penicilina benzatina, sendo altamente eficiente, principalmente nas fases iniciais.
Quanto tempo leva para sumir os sintomas da sífilis?
Ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), denominada de “cancro”. Essa lesão é rica em bactérias do Treponema Palllidum. Esse estágio pode durar entre duas a seis semanas.
A única forma de saber da cura é APENAS vendo a queda dos valores de VDRL ou RPR pós tratamento: queda de 2 diluições em 3 meses ou 3 em 6 meses após o fina do tratamento.
Sífilis. Sim, a sífilis, que é uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível), pode ser transmitida pelo beijo se a outra pessoa estiver contaminada e com alguma ferida na boca! Entretanto, a forma mais comum de contágio é sexual.
Apesar de ser uma doença tratável e curável, ela não gera imunidade. Portanto, a pessoa pode se reinfectar caso tenha relações sexuais desprotegidas com pessoa infectada. A sífilis durante a gestação pode provocar aborto, prematuridade e sequelas neurológicas, e causar a morte do recém-nascido.
A quantificação do título de teste não treponêmico deve ser obtida no início do tratamento (idealmente, no primeiro dia de tratamento), uma vez que os títulos podem aumentar significativamente após alguns dias entre o diagnóstico de sífilis e o início do tratamento.
Quando os títulos estão baixos, geralmente menores que 1:8, pode indicar infecção recente, sífilis tardia, cicatriz sorológica ou falso-positivos. Um paciente é considerado com cicatriz sorológica quando apresenta registro do adequado tratamento e comprovação do controle pós tratamento, demonstrando queda dos títulos.
Mesmo assintomática, quando não há sinais visíveis, a pessoa continua transmitindo a bactéria causadora da infecção. O mais indicado é realizar o teste com frequência para diagnosticar a infecção ainda no início e não sofrer com os sintomas e consequências mais graves.
A cicatriz sorologica diz que você já entrou em contato com a sífilis. Não é grave e não significa que você ainda tem a doença. Se você realizou o tratamento correto inclusive com o tratamento do parceiro, você não tem a doença. Esse titulo do VDRL poderá ficar tão baixo quanto 1/2 ou 1/4.