O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça).
No Brasil dos anos 50, vivíamos um período de grande aceleração econômica e industrial. E é a partir dessa década que começo uma linha do tempo com as principais características do marketing para cada fase da história.
Em qual década começa a surgir a era do marketing?
Anos 50. Década que marca o começo do marketing no Brasil. Era um período de industrialização e de grandes mudanças tecnológicas marcadas pelo governo de Juscelino Kubistchek.
Era da publicidade tradicional: Nos anos 1950 e 1960, a publicidade tradicional era a principal forma de fazer marketing. As empresas investiam em anúncios em jornais, rádios, TVs e outdoors para promover seus produtos e serviços.
Esta abordagem surgiu nos Estados Unidos na década de 1950 e define-se pelo conjunto de ações que buscam entender o mercado onde o profissional atua, detectando as necessidades e possibilidades para criar um posicionamento, estimulando o mercado escolher como a melhor opção.
O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça). Então, é possível entender como surgiu o Marketing!
O marketing direto se iniciou há muitos anos, por volta de 1872. Segundo consta, um dos pioneiros do marketing direto, Aaron Montgomery, produziu o primeiro catálogo e o enviou por correspondência diretamente a seus clientes. Porém o termo, marketing direto só foi cunhado quase 100 anos depois por Lester Wunderman.
A Evolução do Marketing são as etapas que o marketing passou devido às mudanças constantes do mercado e do comportamento dos consumidores. Com as fases da Evolução do Marketing foi possível maximizar nossas estratégias, aumentar o lucro e adequar a produção de ofertas ou serviços de acordo com as necessidades.
Antes do surgimento da era digital, a mala direta e o telemarketing eram estratégias populares para alcançar clientes em potencial. As marcas enviavam cartas, catálogos e outros materiais promocionais diretamente para as casas das pessoas, na esperança de despertar interesse e gerar vendas.
As fases da evolução do marketing são representações dessas mudanças. Analisá-las se torna fundamental para quem deseja aplicar a melhor estratégia para o seu negócio, tornando a campanha ainda mais assertiva. Atualmente, contamos com 5 fases do marketing: o marketing 1.0, 2.0, 3.0, 4.0 e 5.0.
O Quinta Retrô especial Se Joga, relembra a importância nome da Tribo dos Inovadores: Philip Kotler, o pai do marketing. Natural de Chicago, Philip Kotler nasceu em 27 de maio de 1931, na cidade de Illinois.
Nos anos 90, com o crescimento da internet, surgiram as primeiras iniciativas de marketing digital, como os banners e os e-mails marketing. As empresas começaram a perceber o potencial da internet como um canal de comunicação e começaram a investir em estratégias de marketing digital.
Como o marketing se orientava anteriormente para o lançamento de produtos?
Anteriormente, o marketing se orientava de forma diferente para o lançamento de produtos, com abordagens mais tradicionais e menos foco nas necessidades e desejos do público-alvo.
A origem do marketing não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J. Reilly.
Conheça Philip Kotler e saiba como ele revolucionou o mundo do marketing. Um nome extremamente importante para o marketing é Philip Kotler. Ele é conhecido como o maior especialista na área, devido à sua trajetória e trabalhos com grandes empresas, tendo os seus ideais presentes até os dias atuais.
Diferente do que muitos pensam, marketing de influência surgiu muito antes da internet e dos Influenciadores que existem hoje. Sua primeira fase foi no século XIX quando Nancy Green, uma ex-escrava se tornou estampa da embalagem de massa para panquecas da Aunt Jemima.
Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.
O marketing no Brasil teve início na década de 1950. Esse momento histórico foi marcado pelo processo de industrialização e mudanças tecnológicas profundas durante o governo de Juscelino Kubistchek. A televisão chegou ao país promovendo uma verdadeira revolução.
Podemos dizer que hoje vivemos na era descrita como Marketing 4.0. Por mais que a teoria do Marketing 1.0, 2.0 e 3.0 seja extremamente atual, Philip Kotler foi além e lançou o Marketing 4.0.