As primeiras marcas surgiram na pré-história com o intuito de identificar o fabricante de determinado artefato, o seu proprietário ou o fator que o tornava especial.
No Império Romano, por serem pequenas e baratas, foram o primeiro item produzido em massa. Então, foi o berço da marca antiga. Eram elaboradas, por distintas fábricas como STROBILI, COMMUN, PHOETASPI, EUCARPI, e a mais famosa: FORTIS. Esses produtos tinham uma marca distintiva na parte inferior.
A palavra marca ou brand, em inglês, vem do termo nórdico “brandr” que significa queimar. E foi queimando o gado na Idade Média que começou a surgir o conceito de marca.
O registro de marcas é uma das principais formas de proteção da propriedade intelectual, garantindo a exclusividade da utilização de uma marca em um determinado mercado. O primeiro registro de marca conhecido foi concedido pelo rei Henrique III da Inglaterra, em 1266, para o vinho de uma determinada região do país.
HISTÓRIA DAS MARCAS #1 - HISTÓRIA DA MARCA NIKE E O SEU LOGO “SWOOSH”
Qual a primeira marca registrada no Brasil?
no Brasil, o primeiro registro de propriedade das invenções e das marcas de comércio aconteceu em 1822, quando o Imperador D. Pedro assinou a primeira patente de invenção para uma máquina de descascar café.
Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.
Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.
Kotler (2003) afirma que marca é qualquer rótulo que envolva significados e associações, e representa um contrato com o cliente quanto ao desempenho do produto ou serviço.
Localizada em Freising, na Baviera, Alemanha, a Weihenstephan tem a honra de ser reconhecida como a mais antiga do mundo em operação contínua, com uma história de mais de 1.000 anos. A Weihenstephan Brewery é um exemplo perfeito de como a tradição e a inovação podem andar lado a lado.
Quanto à sua natureza, as marcas são classificadas como de produto ou serviço, coletiva e de certificação. Marca de produto ou serviço é aquela usada para distinguir produto ou serviço de outros idênticos, semelhantes ou afins, de origem diversa (art. 123, inciso I, da Lei N.º 9279/96).
Embora existam várias marcas que disputam o feito de terem sido as primeiras a registrar um logo, por volta do século XIX, o caso mais paradigmático é o de Bass Brewery, uma popular marca inglesa de cervejas.
No Brasil, uma das marcas mais antigas do País é a Ypioca, que até hoje é uma das maiores produtoras de aguardente. Com sede em Marangape, no Ceará, a companhia foi criada em 1846 por Dario Telles de Menezes, português que fixou residência em terras brasileiras em 1843.
Marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa.
De acordo com a Lei nº 9.279/96, marca é o sinal distintivo visualmente perceptível que não está no rol das proibições expressamente prevista na referida legislação. Simplificando, marca é todo o sinal distintivo que serve para destacar, no mercado consumidor, produtos ou serviços a ela vinculados.
Além da qualidade dos produtos, a marca da empresa deve carregar o conjunto de atributos e benefícios que o negócio oferece para conquistar clientes. A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto.
Marcas precisam de valores, de um propósito que vai guiar todas suas ações, desde a concepção de um produto até como ele será promovido em qualquer canal de comunicação. Quando isso é bem feito, o consumidor sente e sua empresa vira líder de mercado, assim como o Itaú é hoje.
O conceito da marca é algo muito mais subjetivo e tem nele tudo que a representa e é representado por ela. Marcas com conceito bem definido não entregam apenas produtos ou serviços, entregam causas, emoções, sentimentos, ideais, ideias, propósito.
Uma boa marca sempre tem uma história. Seu significado deve incluir: atributos, benefícios, personalidade, cultura e valores. – Além da questão visual, o nome do produto ou da empresa pode sugerir excelência, qualidade, durabilidade e status.
Há fontes que dizem que a "Epopeia de Gilgamesh" é o texto literário mais antigo. Este poema épico da antiga Mesopotâmia, composto em doze cantos com cerca de 300 versos cada um, e datado de cerca de 2100 a.
A forma mais antiga de escrita já encontrada é uma pequena tábua de calcário com símbolos pictográficos que data de cerca de 3500 a.C. O artefato é conhecido como “tabuinha de Kish”, e foi encontrada em uma antiga cidade suméria com o mesmo nome, no atual Iraque.
Qual foi a primeira pessoa a ser registrada no mundo?
Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar.