O conceito de transversalidade surgiu no contexto dos movimentos de renovação pedagógica, quando os teóricos conceberam que é necessário redefinir o que se entende por aprendizagem e repensar também os conteúdos que se ensinam aos alunos.
Os temas transversais, no contexto educacional brasileiro, surgiram em caráter oficial no ano de 1997, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, juntamente com a renovação do sistema de ensino, no qual a ética e a cidadania eram eixos norteadores da Educação.
O termo transdisciplinaridade foi citado inicialmente por Jean Piaget no I Seminário Internacional sobre Pluri e Interdisciplinaridade, realizado na Universidade de Nice (França), em 1970, ao propor a reflexão a respeito do tema.
O princípio da transversalidade vem justamente propor o desafio do diálogo entre as fronteiras do saber e poder, de uma permanente e cooperativa reinvenção das linhas dessas fronteiras, em que se criem novos modos de se produzir saúde e, portanto, da produção de novos sujeitos.
A transversalidade consiste em contextualizar os conteúdos e resgatar a memória dos acontecimentos, interessando-se por suas origens, causas, consequências e significações, ampliando as possibilidades do aluno de se tornar um cidadão leitor.
Os temas transversais contribuem para formação humanística, compreensão das relações sociais, através de situações de aprendizagens que envolvem a experiência do/a estudante, temas da atualidade, assim como, conteúdos tradicionais, criando eixos geradores de saberes.
As competências transversais, também conhecidas como habilidades socioemocionais, são um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que vão além do conhecimento técnico e específico de uma determinada área.
Quem fez o primeiro uso da palavra transdisciplinaridade?
Para o autor, teria sido Niels Bohr, em um artigo de 1955, sobre a unidade do conhecimento, o primeiro a empregar a expressão ou a idéia da expressão transdisciplinaridade.
encarar sua relação, ou identificá-las por redução da realidade mais complexa à realidade menos complexa” (MORIN, 2007, p. 55). Nessa perspectiva, uma metodologia transdisciplinar busca uma organização do conhecimento de uma maneira mais complexa, a qual permite a separação ou a disjunção, mas sem fazer a redução.
Para sondar o conhecimento dos docentes referente aos PCNs, buscamos verificar se os mesmos sabiam quais são os temas transversais contidos nos PCNs, e 95% dos sujeitos respondeu de maneira correta a questão que continha: Ética, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural, Saúde, Trabalho e Consumo.
De acordo com o MEC, “os temas transversais na educação estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social, dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva, e com a afirmação do princípio da participação política.
As Disciplinas Transversais representam um Projeto Institucional, criado em 2017, cuja ideia central foi ofertar aos alunos da pós-graduação stricto sensu um conjunto de disciplinas comuns a vários cursos.
Que diz respeito ou se aplica a muitos (ex.: a educação ambiental será tema transversal; esta preocupação atravessa de forma transversal a sociedade; problema transversal a vária áreas).
Já o transversal pode ser definido como aquilo que atravessa. Portanto, TCTs, no contexto educacional, são aqueles assuntos que não pertencem a uma área do conhecimento em particular, mas que atravessam todas elas, pois delas fazem parte e a trazem para a realidade do estudante.
Competências transversais ou soft skills são atitudes comportamentais inatas ou aperfeiçoadas por cada pessoa e estão relacionadas com a inteligência emocional, com as habilidades mentais de cada ser humano e determinam a capacidade de gestão e de relacionamento interpessoal, diferenciando de forma positiva um ...
A transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real e de sua transformação (aprender na realidade e da realidade).
Quais são os quatro pilares dos temas transversais?
Convém ressaltar que a diversidade cultural, a ética, o meio ambiente e a cidadania são temas que devem ser inseridos em todas as disciplinas, de maneira interdisciplinar e transdisciplinar contribuindo para a qualidade da construção de saberes e valores cognitivos, afetivos e sociais.
A transversalidade permite que a educação seja interdisciplinar, mas o que percebemos são professores temerosos por invadir assuntos referentes à outra área. Falta uma educação crítica direcionada ao aluno, na qual a curiosidade seja o ponto de partida e a participação, a chegada.
A transversalidade reconhece que em todas as áreas deve ser permitida a conversa com os usuários, ouvindo-os, deixando sua vivência fazer parte do processo, isto é, o profissional de saúde deve considerar os relatos de vida do usuário, e não somente fazer uso do seu conhecimento técnico-científico.
O estudo transversal é um tipo de estudo observacional que utiliza análise e avaliação por meio da observação, sem a interação direta da pessoa pesquisadora com a população amostral. Essa variável é usada ao longo de toda a pesquisa, permitindo captar as opiniões e dados de um grupo em um momento específico.